Tudo o que você precisa saber sobre códigos universais de produto

Aprenda o que são e como completá-los para potencializar as suas vendas.

O que é o código universal?

Da mesma forma que cada pessoa tem um documento, os produtos também têm um código de identificação. Esse número é único e só é válido para um produto.

619659123680

Ajudamos você a identificá-lo

Costuma estar junto do código de barras, na caixa do produto ou na embalagem.

  • É numérico e tem entre 8 e 14 dígitos.

  • Não tem letras, exceto se você vende acessórios para veículos.

  • Está registrado em GS1 para comercializar o produto internacionalmente.

  • Costuma ser EAN, UPC ou outro GTIN.

  • Não é um código interno como o SKU.

  • Também não é o código de distribuição, porque esses não estão registrados.

  • Se você precisa de ajuda, verifique com o fabricante ou distribuidor do produto.

ABC123
  • É numérico e tem entre 8 e 14 dígitos.

  • Não tem letras, exceto se você vende acessórios para veículos.

  • Está registrado em GS1 para comercializar o produto internacionalmente.

  • Costuma ser EAN, UPC ou outro GTIN.

  • Não é um código interno como o SKU.

  • Também não é o código de distribuição, porque esses não estão registrados.

ABC123

Se você precisa de ajuda, verifique com o fabricante ou distribuidor do produto.

Sabemos que cada produto é diferente

É possível que você encontre vários códigos, um ou até mesmo nenhum.

Se o seu produto tem o código universal visível, complete-o e pronto!

Se você oferece o seu produto em várias cores, materiais etc., adicione um código para cada variação.

Se são produtos artesanais, indique que o código não se aplica.

Se o seu produto tem o código universal visível, complete-o e pronto!

Se são produtos artesanais, indique que o código não se aplica.

Se você oferece o seu produto em várias cores, materiais etc., adicione um código para cada variação.

Neste vídeo, te ajudamos com mais exemplos

Por que é importante completá-lo?

Hoje, te dá mais exposiçao nas listas! No futuro, nos ajudará a desenvolver novas funcionalidades para que você tenha:

  • Fichas técnicas mais completas

    Adicionaremos dados técnicos ao seu anúncio sem que você precise completá-los.

  • Melhores recomendações sobre os seus produtos

    Os seus compradores terão uma melhor experiência na hora de escolher vários dos seus produtos.

  • Custos de envios mais precisos

    Saberemos a dimensão e o peso de cada produto e poderemos calcular melhor os custos.

  • Uma forma de anunciar mais rápido

    Reconheceremos o produto que está anunciando e poderemos te pedir menos informações.

Adicione os seus códigos agora mesmo, não perca tempo!

Perguntas frequentes

Como posso ter certeza de que o código é válido?
Estruturamos uma seção em que você pode verificar se o código do seu produto é o que te pedimos. Considere que, se você vende acessórios para veículos, não poderemos validá-lo.
O que acontece se o produto que eu vendo não tem código universal?
Não se preocupe! Você pode indicar que não se aplica e isso não afetará a sua exposição.
Qual é a diferença entre SKU e o código universal?
O SKU é um código interno, que não está registrado universalmente e, por isso, não é necessário completá-lo. O código universal por sua vez, é o número com o qual estão registrados os produtos e completá-lo te dará mais exposição.
Preciso completar o código para ter mais exposição?
Sim! Completá-lo não só te dará mais exposição, como também, no futuro, nos ajudará a criar novas funcionalidades que te dará mais benefícios. Se o seu produto não tem código, você não estará em desvantagem.
Preciso comprar um código de produto?
Não! Se o seu produto não tem código, porque não vem de fábrica ou porque você o produz de forma artesanal, não é necessário comprar um para vender no Mercado Livre. Se quiser, você pode comprar para comercializar os seus produtos em outros países.
O que acontece se o meu produto não tem código, mas o do meu concorrente tem?
Se o seu concorrente vende exatamente o mesmo produto, o seu anúncio terá menos exposição nas listas. Agora, se você vende, por exemplo, cadernos artesanais e o seu concorrente vende cadernos de marca que têm código universal, não se preocupe! Indique que o código não se aplica que você não estará em desvantagem.