Mecanismos de segurança na plataforma do MercadoLivre

Válido desde: 1/dez/2003.

O MercadoLivre possui a mais avançada tecnologia em segurança.

Como empresa líder no comércio eletrônico em toda a América Latina, o MercadoLivre preza por proteger o volume de informações que recebe, transmite e armazena. Por essa razão, o MercadoLivre não poupa esforços para dispor da mais avançada tecnologia em matéria de segurança: DIGITAL ID e SECURE SERVER ID. Esses são os sistemas que permitem garantir transações seguras, mediante uma autenticação digital. Isso quer dizer que a comunicação com nossos usuários é realizada dentro de um canal de absoluta privacidade.

Saiba mais sobre segurança no MercadoLivre e no MercadoPago.


Certificado Digital (Digital ID)

A maior exigência dos usuários da Internet ao fazerem transações on-line é a confiança para realizá-las com segurança. Uma das formas para proporcionar essa confiança é através da identificação digital (Digital ID), baseada em medidas tecnológicas de segurança. Estes certificados digitais demonstram que a informação enviada ao MercadoLivre foi realizada por um canal praticamente inviolável, já que é criptografada.

Por isso, os sites que usam este mecanismo de segurança na rede como MercadoLivre estão dentro da elite de empresas de Internet que garantem ao usuário muita tranqüilidade.


Autoridade Certificadora (Verisign)

MercadoLivre contratou os serviços de autenticação digital de uma das empresas líderes de mercado no ramo de segurança na Internet: Verisign, a pioneira em certificações de segurança.

Ela proporciona os meios necessários para que a informação transmitida pelos Usuários e armazenada pelo MercadoLivre esteja criptografada, sendo praticamente impossível para um estranho ter acesso a estes dados. Toda essa segurança se verifica pelo selo com que Verisign brinda o MercadoLivre.

Para consultar o Certificado Digital do MercadoLivre, basta clicar sobre o ícone da Verisign, na parte inferior de nossa Página Principal.


Linguagens ou protocolos da comunicação

O MercadoLivre utiliza a linguagem denominada SSL (Secure Socket Layer). É utilizada a criptografia da informação com uma capa protetora composta por duas senhas: uma pública que todos os usuários podem ver e uma senha privada e única guardada em espaços restritos.

Como funciona o Certificado Digital?

A identificação digital e a autenticação na Internet pelo Digital ID têm as seguintes funções:

O Certificado Digital serve para comparar a assinatura digital do usuário que possui o certificado de maneira que toda emissão de mensagens e toda transação realizada por ela sejam impossíveis de plágio ou cópia.

O Digital ID é um arquivo binário, ou seja, uma combinação dos algarismos 1 e 0 que representam as seguintes informações: o nome da pessoa que possui o certificado e outros dados adicionais que complementam sua identificação; a senha pública; o nome da Autoridade Certificadora; e o período de validade do documento.

O site seguro para seus negócios: a tecnologia, o serviço e os valores agregados que o MercadoLivre oferece, fazem com que ele seja o site ideal e mais seguro para realização de negócios com sucesso.


Cadastro Bloqueado - Resolução de pendências com compradores

Os departamentos de Políticas & Regras e Investigação e Segurança têm como missão proporcionar segurança e confiança nas negociações realizadas no MercadoLivre.com.

Essas equipes trabalham com a intenção de prever eventuais problemas transacionais, garantindo o cumprimento das regras e políticas do MercadoLivre.com.

As Equipes de Investigação e Segurança e Políticas & Regras tentarão resolver casos de transações de comportamento inapropriados, (usuários que agem de má fé) ou que descumprem regras impostas pelo MercadoLivre.com.

O MercadoLivre.com irá considerar as circunstâncias de alegação de ofensas e negociações registradas (qualificações) de usuários antes de dar procedência a elas. Ações disciplinares podem servir de aviso formal, para o bloqueio do cadastro de um usuário. No entanto, se nós não pudermos comprovar sua reclamação, não tomaremos as providências.