Alterações nos custos de devolução
Se você tem uma venda no Mercado Livre, pode chegar a receber a devolução de um produto através de uma reclamação, mediação ou de uma devolução agilizada.
Quanto custa a devolução?
O mesmo que a etiqueta inicial do envio, e a chamamos de “custo pela devolução”.
Lembre-se também que, se você oferece frete grátis, não devolveremos o custo da etiqueta pago ao vender.
Quando começarei a pagar esses custos?
A partir de quarta-feira, 1 de maio de 2019. Os custos valerão para todas as devoluções iniciadas a partir desta data.
Em quais casos eu pagarei a devolução?
Sempre que o comprador pedir para devolver o produto por não estar em perfeitas condições ou conforme combinado.
Há algum caso onde eu não pago?
Claro! Se o comprador se arrepender da compra ou se o produto tiver algum problema que não seja de responsabilidade sua, a devolução será gratuita para você.
Como eu pago a devolução?
Da mesma forma que agora! Assim que nos certificarmos de que o comprador enviou o seu produto, debitaremos o valor da etiqueta de devolução da sua conta do Mercado Pago. Você o verá nas transações da sua conta como “Custo pela devolução”.
Caso não haja dinheiro em sua conta, faremos o débito quando houver saldo disponível.
É obrigatório aceitar uma devolução?
Conforme os nossos Termos e condições gerais, você deve aceitar qualquer troca ou devolução que pedirem dentro do prazo estipulado. O comprador tem até 30 dias como máximo para pedir a troca ou devolução de uma compra.
Se preferir, durante as reclamações, você pode acordar com o comprador para devolver o dinheiro sem enviar o produto de volta.
O que eu posso fazer para não ter devoluções?
A melhor maneira de evitar devoluções é proporcionando uma boa experiência aos seus compradores, por isso, siga estas prácticas antes de enviar o produto:
-
Certifique-se de que tenha todas as suas partes e acessórios.
-
Garanta que funciona perfeitamente.
-
Certifique-se de que seja tal como o comprador pediu a você no momento da compra.
-
Garanta que uma boa embalagem proteja o produto.
O que acontece se a devolução não é concretizada?
Se o comprador mudar de ideia e não enviar o produto de volta, não cobraremos nada.
Caso o comprador faça o envio, mas o produto não chegue, vamos intervir para que você não perca o valor do produto.