Como calcular o custo de envio
O custo de envio de cada pacote é calculado de acordo com o peso físico ou volumétrico do pacote, ou seja, da embalagem final de envio com o produto dentro, e não apenas do produto. Confira cada um:
- O peso físico é o valor mostrado na balança do produto com a embalagem final de envio.
- O peso volumétrico deve ser calculado assim: multiplique as medidas da embalagem final de envio (altura x largura x comprimento) e divida esse número por 6.000.
Já sei o peso físico e o volumétrico. Qual deles será usado para calcular o custo de envio?
- Se o peso volumétrico for menor ou igual a 2 kg, usamos o peso físico do seu pacote.
- Se o peso volumétrico for maior do que 2 kg, usamos o que for maior (físico ou volumétrico).
Exemplo 1:
Peso físico = 3 kg
Peso volumétrico = (46 cm X 35 cm X 20 cm) / 6.000 = 5,36 kg
Neste caso, o peso volumétrico é maior do que 2 kg, por isso calcularemos o custo de envio usando o peso de 5,36 kg.
Exemplo 2:
Peso físico = 2,5 kg
Peso volumétrico = (35 cm X 25 cm X 10 cm) / 6.000 = 1,45 kg
Neste caso, o peso volumétrico é menor do que 2 kg, por isso calcularemos o custo de envio usando o peso físico de 2,5 kg.
Quanto maior ou mais pesado for o pacote, mais caro será o envio. Por isso, é importante que a embalagem final seja adequada para proteger o produto, mas sem exceder suas dimensões.
Custo de envio de mais de uma venda enviada na mesma embalagem
Se você tiver mais de uma venda do mesmo anúncio ou de outro e for despachar os itens na mesma embalagem final de envio, deve considerar o custo de envio de cada anúncio e multiplicar pela quantidade de vendas. Ou seja, o envio sempre será cobrado por número de vendas, e não por número de embalagens.
O custo estimado nem sempre é o custo final
Ao anunciar um produto, você vai ver o custo estimado de envio, que é calculado com medidas e peso aproximados da embalagem final de envio.
Depois que você tiver despachado o pacote, nós vamos medi-lo e pesá-lo para obtermos as dimensões exatas. Isso pode afetar o custo de envio para as próximas vendas, mas não para a venda que você acabou de fazer.