Como tirar boas fotos dos seus produtos

Ter boas fotos é essencial para destacar seu produto. Confira as melhores dicas para alcançar seu objetivo e aumentar suas chances de venda. 

Escolha fotos que sejam de sua propriedade ou que você tenha autorização para usar

  • Se você selecionar fotos da Internet, certifique-se de que elas sejam de uso livre e não infrinjam direitos autorais.
  • Mostre o produto de diferentes ângulos, em contexto e com a embalagem somente a partir da segunda foto, para que os compradores possam ver exatamente o que você está oferecendo. 

Mostre apenas fotos do produto à venda

  • Adicione somente fotos que correspondam ao produto que você está oferecendo e certifique-se de não incluir informações sobre sua empresa ou formas de envio.
  • Use fotos apenas do produto anunciado e não mostre vários deles juntos. Se quiser oferecer outras cores ou modelos no seu anúncio tradicional, você deve criar variações.

Use apenas fundo branco digitalizado

  • Suas fotos devem ter um fundo totalmente branco, criado digitalmente com um editor de fotos - dê destaque ao seu produto!

 Não sabe como editar suas fotos? Há várias ferramentas para fazer isso na Internet, por exemplo, Remove.bg, que permite criar um fundo totalmente branco em apenas alguns passos.

Certifique-se de que as imagens tenham o tamanho mínimo e uma boa definição

  • As fotos devem ter pelo menos 500 pixels em um dos lados. No entanto, para que os compradores possam ampliá-las, recomendamos imagens de 1.200 x 1.200 pixels.
  • Certifique-se de que suas fotos estejam bem focadas, devidamente iluminadas e não estejam tremidas.

Não adicione etiquetas ou atributos do Mercado Livre

Evite adicionar etiquetas ou indicações que apenas o Mercado Livre pode atribuir, por exemplo:

  • Atributos, como “Mais vendido".
  • Formas de envio, como "Full".
  • Reputação, como “MercadoLíder". 
  • Banners promocionais, como “Oferta relâmpago". 
  • Informações sobre seu produto, como "cores e modelos diferentes".

Não adicione marcas d'água

  • Uma marca d'água é um logotipo, texto ou assinatura que é sobreposto em uma imagem, que adiciona transparência à foto. Isso pode impedir que seu produto seja mostrado adequadamente, desviando a atenção dos compradores.
  • Observe que, para proteger as imagens das quais você é o detentor de direitos, é possível participar do Programa de Proteção de Propriedade Intelectual.

Evite adicionar elementos extras às suas fotos, como:

  • Logotipos da sua empresa.
  • Instruções de compra ou entrega.
  • Códigos QR.
  • Textos não relacionados ao produto.
  • Bordas.
  • Dados de contato. Por exemplo, e-mails, números de telefone, links para redes sociais etc.

As informações foram úteis?