Conselho de Administração e Governança Corporativa: o desafio de agregar valor de forma sustentável

Somos muito claros e transparentes na definição de regras, princípios e procedimentos que regulam a estrutura e o funcionamento da nossa empresa, a fim de multiplicar o impacto positivo das nossas ações.

As boas práticas de governança corporativa estão profundamente relacionadas com nossos valores. O Conselho de Administração do Mercado Libre Inc estabelece altos padrões para seus funcionários, executivos e diretores.

O cumprimento da lei é a base dos nossos padrões éticos. É responsabilidade do Conselho de Administração supervisionar a gestão do negócio da companhia e atuar como um fiduciário criterioso dos acionistas.

Para cumprir essas responsabilidades, o Conselho de Administração segue os procedimentos e princípios estabelecidos nestas diretrizes. Tais diretrizes estão sujeitas a alterações de tempos em tempos, quando o Conselho de Administração considerar apropriado, quando for requerido por leis e regulamentos aplicáveis, ou no melhor interesse da Companhia.

Nossa maneira de atuar

Atuamos com integridade e transparência e esperamos que todas as pessoas que fazem parte da nossa equipe realizem suas atividades de acordo com os mais elevados padrões éticos e de conduta.

Também procuramos garantir que aqueles que se relacionam com a companhia, como fornecedores, clientes ou parceiros comerciais, sigam esses padrões. Buscamos que em todas as nossas relações sejam priorizados os valores de honestidade, equidade, respeito e integridade.

O cumprimento da lei é a base dos nossos padrões éticos.

Nosso Código de Ética estabelece os padrões, valores e comportamentos esperados. Todas as pessoas que escolhem trabalhar no Mercado Livre devem assumir o compromisso de alinhar seu comportamento a essas diretrizes, devendo, assim, assinar o documento ao ingressar na empresa. O Código é publicado no site de Relações com Investidores e seu conteúdo é divulgado periodicamente e em treinamentos específicos.

Estrutura da Governança Corporativa

A Governança Corporativa do Mercado Livre está estruturada em um Conselho de Administração e um Comitê Executivo.

O Conselho de Administração atua de forma independente do Comitê Executivo. É composto por oito membros, seis dos quais são independentes. Seus integrantes são propostos pelo Comitê de Nomeação e Governança Corporativa e depois aprovados pela Assembleia de Acionistas.

Os membros que não são colaboradores recebem uma remuneração anual, que pode consistir em uma retenção, outorga de ações, outorga de opções de compra de ações ou honorários por comparecimento a qualquer reunião do Conselho. Essa compensação é definida pelo Comitê de Remuneração.

No nível executivo, as responsabilidades sobre os aspectos econômicos, ambientais e sociais recaem sobre o Chief Financial Officer (CFO). Quatro vezes por ano, os responsáveis ​​de cada unidade de negócios lhe informam os resultados econômicos, o contexto social das operações e o andamento da estratégia do negócio.

Suas funções incluem:

- Estabelecer os princípios de comportamento esperados para todas as pessoas que fazem parte da organização, em todos os níveis.

- Supervisionar a administração do negócio e atuar como um fiduciário dos acionistas.

- Revisar e aprovar os objetivos financeiros, planos operacionais e atividades, mantendo-se informado sobre os negócios da empresa e supervisionando os procedimentos de controle e reporte.

- Monitorar e controlar a identificação e a avaliação dos riscos, bem como a eficácia dos processos para a sua gestão.

O órgão máximo de governança realiza uma reunião anual da qual participam todos os níveis de gerência da organização, incluindo as subsidiárias. Nesses espaços é discutido o desempenho geral da empresa.

Para saber mais sobre Governança Corporativa, os perfis profissionais do Conselho de Administração e do Comitê Executivo, bem como dos comitês, consulte o nosso site de

Relações com Investidores

, desenvolvido de acordo com as exigências da Securities and Exchange Commission (SEC).