Agosto de 2019 - O
Mercado Livre Experience (MeliXP), um dos maiores eventos de e-commerce da América Latina, reuniu nesta quinta-feira, 29, mais de 10 mil pessoas entre compradores e vendedores da plataforma, executivos de empresas como Visa, Facebook, Google, Grupo Globo, PayPal, Twitter, Microsoft, Forrester Research e Publicis, para debater sobre tecnologia e inovação, e trocar experiências sobre o futuro do mercado de negócios digitais e vendas online. Ao longo do dia, os visitantes acompanharam mais de 60 palestras, painéis, workshops e treinamentos comandados por executivos da casa e com experts de empresas-chave do setor.
Especialistas do Mercado Livre compartilharam com integrantes do seu ecossistema (compradores, vendedores, desenvolvedores e parceiros) informações e orientações práticas para, de um lado, melhorar a experiência dos consumidores; do outro, aprimorar a profissionalização dos vendedores. O objetivo é alimentar este sistema de colaboração que, cada vez mais, flui de uma forma natural e que se retroalimenta de uma maneira saudável.
O dia foi aberto com um bate-papo entre Marcos Galperin, CEO e fundador do Mercado Livre, e co-fundador e sócio, Stelleo Tolda, que contaram a história de 20 anos de empreendedorismo da empresa e as perspectivas de negócios para o futuro. “Seguimos com a mesma paixão dos primeiros dias e continuamos sempre assumindo riscos porque sabemos que o melhor está chegando”, disse Tolda. Na sequência, os dois se juntaram a outros executivos do Mercado Livre para revelar novidades como a ampliação da malha logística, parceria com a Azul Cargo Express e a ofertas de crédito ao consumidor via Mercado Pago.
Destaques das plenárias
Um dos destaques do MeliXP foi a conversa de Stelleo Tolda com Roberto Marinho Netto, Head de Esportes do Grupo Globo. Marinho falou sobre o case de sucesso da empresa que vem em constante transformação para atingir milhões de espectadores ao redor do mundo. “Muito além da revolução digital, é importante as empresas olharem para os dados e se importarem com a intuição humana para promover a melhor experiência para o cliente”, resumiu Tolda.
O cenário do e-commerce no mundo e todo o crescimento do mercado digital foi tema de palestra da diretora de Marketplace do Mercado Livre Cristina Farjallat. A executiva também debateu em um painel com as lideranças do Twitter, Uber, Microsoft, PayPal sobre o mercado diferenciado que é o Brasil e como cada uma, à frente destas grandes empresas, têm diariamente que usar da criatividade para se adaptar ao mercado. “Concordamos que é possível transformar o mundo com a tecnologia sem perder o olhar atento ao indivíduo”, finalizou Farjallat.
Tulio Oliveira, vice-presidente de Fintech Services do Mercado Pago, falou em palestra sobre o futuro do dinheiro e como o mundo está caminhando para um tempo em que poderemos deixar os algoritmos trabalharem para nós. “Quando falamos de serviços financeiros, a forma de contratar produtos ou de investir será muito mais fluida e assertiva, sobrando mais tempo para ao que importa”, falou o executivo.
“Por que as marcas só querem falar com os millennials? Há um mundo de possibilidades e necessidades de um segmento que é pouco considerado no mercado de consumo”, questionou Layla Vallias, fundadora do Hype60+. Em sua palestra, Vallias jogou luz sobre o potencial trilionário de compra da Geração 60+, que tem uma gama de necessidades de vestuário, alimentos, viagem, alimentação que não são enxergadas pelo mercado.
Meli Pitch
Aconteceu também o MELI Pitch, no qual 20 startups (de 300 inscritas) em estágio operacional puderam “vender seu peixe”, em uma roda gigante, a aceleradoras como se fosse uma rodada de negócios. As oito melhores subiram ao palco no evento e expuseram seus projetos para o público e para avaliadores de quatro dos principais fundos de investimentos do país: MELI Fund (fundo de investimento do Mercado Livre), Canary, Monashees e Redpoint Eventures. O MELI Pitch é uma iniciativa do Meli Fund e tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de startups dos mais diversos setores de atuação.
Casa MELI
O Mercado Livre Experience também abrigou espaços próprios de cada uma das unidades de negócios da empresa. como a Casa MELI, com cômodos de uma residência como quarto, sala, biblioteca, escritório, academia de ginástica e até jardim, montados com produtos que estão à venda no Marketplace. Já o espaço do Mercado Pago teve um game virtual onde os visitantes puderam responder perguntas sobre as funcionalidades do aplicativo, e uma feira onde os parceiros da unidade de negócios venderam seus produtos direto ao público participante no local. O Mercado Livre Classificados teve em seu estande um game inspirado no famoso “The Wall”, para apresentar as categorias Veículos e Imóveis. Os participantes que deixavam a bola cair do paredão de cada categoria ganhavam uma chave “do seu próximo carro” ou “da sua próxima casa”. As chaves davam acesso a diversos brindes, inclusive a uma experiência com um carro da Jaguar promovida em parceria com Mercado Livre Publicidade e Localiza.