Tudo o que você precisa saber sobre o Mercado Livre
Conheça a história, o propósito, as realizações e descubra como funciona o ecossistema completo do Mercado Livre
Conheça a história, o propósito, as realizações e descubra como funciona o ecossistema completo do Mercado Livre
Somos uma empresa de tecnologia que tem como objetivo democratizar o comércio eletrônico oferecendo a melhor plataforma e os serviços necessários para que pessoas e empresas possam comprar, pagar, vender, enviar, anunciar e gerir seus negócios na Internet.
Nascemos em 1999, na Argentina, e atualmente, operamos em 18 países. Nosso marketplace – MercadoLivre.com – é o maior da América Latina, reunindo milhões de vendedores e compradores a partir de mais de 60 milhões de ofertas de produtos, automóveis e serviços em tempo real.
O site registra também seis mil buscas e nove vendas por segundo, sendo que 90% dos produtos vendidos são novos. Esses números impactam diretamente a economia brasileira, onde mais de 111 mil pessoas vivem de renda única ou principal, proveniente do Mercado Livre. No país temos 15.480 vendedores com faturamento que permite sustentar 98.648 postos de trabalho. Esses números representam uma fatia de 0,12% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.
Provemos um ecossistema de serviços para o comércio, tendo como o principal deles o Marketplace (nosso enorme shopping online, onde milhões de vendedores e lojistas anunciam produtos, veículos, imóveis e serviços a milhões de compradores); e
Mercado Pago;
Mercado Envios;
Mercado Shopse
Mercado Livre Publicidade. Oferecemos soluções para que pessoas e empresas possam comprar, vender, anunciar, enviar e pagar.
Para orientar empreendedores que fazem parte do nosso marketplace, contamos com o
Centro de Vendedores, com dicas e conteúdos que ajudam a desenvolver e otimizar seus negócios.
Em 2017, superamos a marca de 211 milhões de usuários registrados na América Latina e obtivemos uma receita líquida de 1,4 bilhões de dólares graças à consolidação do ecossistema nos países onde atuamos. Contamos com 10 milhões de vendedores e 34 milhões de compradores ativos.
No marketplace, em 2017, registramos 6.000 buscas por segundo e nove compras por segundo. E fechamos o ano com mais de 3.000 lojas oficiais de marcas de categorias das mais diversas.
Somente no Brasil, o MercadoLivre.com é o 5º site mais acessado da Internet, com 52 milhões de visitantes únicos por mês. É o maior site de comércio eletrônico do Brasil e ocupa posição de destaque no ranking dos 10 sites de maior audiência no país, segundo estudo da ComScore de janeiro de 2018.
Colocamos nossas ações na Nasdaq (NASDAQ: MELI) desde 2007 e, em 2017, nos tornamos a primeira startup argentina a superar os US$ 10 bilhões em capitalização na bolsa, entrando para o índice NASDAQ 100, a lista das empresas mais valiosas da bolsa de valores de tecnologia. Hoje, a empresa vale cerca de US$ 15 bilhões.
Nesse mesmo ano, também superamos importantes recordes, como atingir a marca de 1 milhão de itens vendidos em um dia, e 1 milhão de transações no Mercado Pago em 24 horas.
Assumimos o desafio de ser protagonistas e dar o máximo para criar e aproveitar as melhores oportunidades. Nossa cultura e princípios são a base de tudo o que fazemos e refletem este espírito:
Criamos valor para os nossos usuários;
Empreendemos assumindo riscos;
Executamos com excelência;
Estamos em β contínuo;
Competimos em equipe para ganhar;
Damos o máximo e nos divertimos.
Esses são os princípios que orientam os pensamentos e ações de toda a nossa equipe de colaboradores. O resultado disso? Estamos entre as Melhores Empresas para se Trabalhar no Brasil desde 2013, segundo o ranking organizado pela revista Você S.A., e também somos a empresa eleita da categoria “Varejo” como a “Empresa Mais Amada pelos Colaboradores” do ranking Love Mondays 2016.
Entramos para o ranking GPTW 2017 nas categorias: “Nacional – Grandes Empresas”; “Melhores empresas de Barueri e Região” e conquistamos o quinto lugar no ranking das 100 empresas GPTW do setor de Tecnologia no mesmo ano.
Também recebemos, no mesmo ano, o Prêmio Top of Mind Datafolha na categoria Site de Compras; e fomos a melhor empresa na categoria Inovação e Qualidade do ranking “As Melhores da Dinheiro 2017”.
Além desses prêmios nacionais, o Mercado Livre figura como o 26º colocado no ranking das 50 empresas mais inteligentes do mundo, segundo a MIT Technology Review.
Oferecemos um conjunto de soluções para potencializar a capacidade de comprar e vender pela Internet, aumentar a diversidade de produtos disponibilizados e impulsionar o desenvolvimento de uma comunidade empreendedora. Tudo isso vai muito além do marketplace.
Nos antecipamos às necessidades dos usuários latino americanos com uma proposta de seis soluções de comércio eletrônico complementares, embasadas em análises de experiência de uso do nosso conjunto de serviços e busca de inovação constante.
O mercadolivre.com é o maior e mais completo marketplace da América Latina, com 211 milhões de usuários e mais de 10 milhões de vendedores, incluindo grandes marcas. A cada segundo, nove vendas são realizadas na plataforma.
A unidade de negócios abriga os marketplaces de produtos – onde toda a jornada de compra acontece dentro da plataforma -, e de veículos, imóveis e serviços – área de Classificados, onde não há cobrança de comissão pelas vendas, que acontecem fora da plataforma. Na área de Classificados de Veículos, o Mercado Livre é o único marketplace a permitir que o comprador faça uma reserva de seu carro ou moto a partir de um pagamento de sinal (serviço chamado Reserva Online), facilitando ainda mais a negociação para quem compra e vende dentro da plataforma.
O Mercado Pago oferece soluções de pagamentos que garantem segurança às transações realizadas no Mercado Livre e também em diversos sites, além de estar presente também no mundo físico, com as máquinas de cartão (Mercado Point). Mercado Pago permite aos lojistas oferecer todas as opções de cartões de crédito e boletos para pagamentos. Além disso, permite a qualquer usuário o pagamento de contas com códigos de barras; pagamento de produtos ou serviços a partir do código QR Code; recarga de celular e diversos outras soluções. Mercado Pago pode ser utilizado por aplicativo via celular ou tablet; tela de pagamento no aplicativo nativo de diversas lojas online; e nas maquininhas Mercado Pago Point.
Mercado Envios é a tecnologia de gestão de logística do Mercado Livre. Oferece solução de cálculo de frete nos anúncios do marketplace e permite a impressão de etiquetas pré-pagas para facilitar o envio dos produtos com operadoras de logística parceiras.
Além disso, oferece o serviço de Coletas, que disponibiliza embalagens próprias aos vendedores, retira os produtos em seus endereços, consolida a carga e entrega aos compradores com uma das transportadoras que prestam serviço para a empresa. Esse procedimento traz mais comodidade ao vendedor, promove entregas mais rápidas e permite agendamentos programados. Em média, por mês, são enviados 7 milhões de produtos via Mercado Envios.
Em 2017 iniciou suas operações de fulfillment para vendedores que atuam em seu marketplace no Brasil. Oferecido e desenvolvido pela unidade de negócios de logística Mercado Envios, o fulfillment é um modelo de serviço que realiza a gestão do armazenamento, da embalagem e entrega de produtos de diversos vendedores a partir de um centro de distribuição (CD), incluindo também o serviço de pós-venda e atendimento ao cliente.
O Mercado Livre Publicidade é responsável pela comercialização de publicidade dentro da plataforma do marketplace. A área vende e gerencia campanhas de links patrocinados, banners, Native Ads, Product Ads, Vídeo Banner, projetos de branding e performance. O serviço é realizado em parceria com a Rubicon e o Google, através de páginas especiais que reúnem conteúdo e mídia programática para vendedores do Mercado Livre, microempresas e grandes anunciantes em todos os segmentos do mercado brasileiro.
Com esta ferramenta, qualquer pessoa ou empresa pode criar uma loja online com domínio próprio, layout personalizado e sistema de pagamentos (Mercado Pago) em minutos. Mercado Shops é uma das principais áreas da companhia que aceleram o empreendedorismo digital. Quem utiliza Mercado Shops conta também com ferramentas de marketing, funcionalidades de gestão de estoque e vendas.
Nossa história começa na Universidade de Stanford, em 1999, quando Marcos Galperin, aluno do MBA da Universidade, se uniu a uma equipe de empreendedores, entre eles Stelleo Tolda, em busca do sonho de revolucionar o e-commerce na América Latina.
Com mais paixão do que recursos, o grupo trabalhou para colocar em marcha o plano do empresário: criar um site de comércio eletrônico que permitiria a qualquer pessoa anunciar e comprar produtos.
Galperin montou o Mercado Livre em agosto daquele ano, em Buenos Aires, Argentina, e, dois meses depois, Stelleo Tolda, passou a liderar a operação da empresa no Brasil.
“A cultura empreendedora está em nosso DNA e seu efeito multiplicador escreve a história do nosso crescimento e de todo o comércio eletrônico latino americano”, reforça Galperin, destacando os pilares de uma empresa que preserva sua essência em cada uma de suas conquistas.
Naquela época, Stelleo seguia uma carreira promissora no setor financeiro, em Nova York. Mas sua decisão de voltar ao Brasil foi mais do que acertada: deixou o banco Lehman Brothers para montar a filial que, em pouco tempo, se tornou a maior operação do Mercado Livre na América Latina. Hoje, Marcos Galperin é o CEO (Chief Executive Officer) da companhia e Stelleo Tolda é o COO (Chief Operating Officer).
“No Mercado Livre buscamos democratizar o comércio eletrônico na América Latina, permitindo que milhões de pessoas, de qualquer lugar em seus países, possam adquirir produtos a preços justos e que todos os vendedores, especialmente as PMEs, contem com uma plataforma de comercialização digital efetiva para realizar negócios. Ao longo desse processo contínuo, fomos entendendo que o sistema de pagamento e o acesso ao crédito são vitais para o desenvolvimento de todo o empreendedor”, afirma Galperin.
A nova sede do Mercado Livre no Brasil foi apelidada pelos funcionários de Melicidade: uma combinação do apelido MeLi com a palavra cidade, remetendo também à Felicidade.
Sediada em Osasco, São Paulo, o escritório representa um dos mais modernos conceitos da arquitetura corporativa e foi projetada visando três principais objetivos:
Encantar talentos;
Aproximar parceiros e clientes;
Promover sustentabilidade.
A Melicidade é composta por três grandes blocos:
Construída com o aproveitamento do térreo e a criação de um mezanino. Possui um extenso corredor onde há cafeteria, biblioteca e uma arquibancada com capacidade para 100 pessoas, que permite reuniões grandes ou formatos diferenciados de eventos para os colaboradores. Neste bloco também há dezenas de salas de reuniões, além de áreas informais para relacionamento e trabalho, com móveis de estilos variados.
Os postos de trabalho são, em sua maioria, compartilhados. Aliás, flexibilidade e mobilidade são pontos fortes do projeto, já que as pessoas podem trabalhar até mesmo nas áreas externas, que contam com wi-fi e mobiliário adequados.
O bloco também dispõe de um auditório com 200 lugares e uma sala de treinamentos para colaboradores e clientes com 100 lugares.
Restaurante com capacidade para 450 pessoas. Foi montado um deck de madeira com cadeiras de sol para que os colaboradores aproveitem a área verde localizada na frente do restaurante. No jardim, espreguiçadeiras permitem o descanso dos colaboradores.
Neste bloco tem academia, salão de jogos, serviços de manicure, massagem e sala de médico. A Melicidade também possui uma quadra poliesportiva.
O campus é cercado por arte por todos os lados. Painéis criados pelo artista argentino Timoteo Lacroze e sua equipe conferem alegria e leveza ao ambiente de trabalho. As obras do artista estão em todos os lugares do complexo: desde a recepção até o estacionamento.
A Melicidade tem várias soluções para otimizar o uso dos recursos naturais. Metade da energia consumida é obtida a partir de 1.800 painéis solares localizados no telhado do complexo. A iluminação é 100% automatizada e usa lâmpadas de LED, reduzindo o consumo de energia em 75%. Como todos os nossos escritórios, o complexo possui grandes janelas, as quais privilegiam a entrada de luz natural nos espaços de trabalho. Foram adicionados tanques de água, os quais se abastecem de água da chuva, para reduzir seu uso na irrigação e abastecimento sanitário.
Reutilização e reciclagem também estão presentes na Melicidade. O complexo possui contêineres para coleta de resíduos recicláveis e uma usina de compostagem para resíduos orgânicos.
A mobilidade dos nossos funcionários foi um dos grandes desafios que foi preciso enfrentar, por conta da distância entre o complexo e o centro da cidade. Para reduzir a pegada dos deslocamentos, incentivamos a cultura da carona entre os funcionários.
Queremos co-criar um futuro melhor, impulsionados por aquilo que levamos em nosso DNA: empreender.
Nossa principal contribuição ao desenvolvimento econômico da América Latina é a democratização do comércio eletrônico e do acesso ao dinheiro: nossas ferramentas viabilizam o desenvolvimento de novos negócios, gerando renda e novas oportunidades de inserção no mercado.
Nossa estratégia de Sustentabilidade coloca o empreendedor no centro e está organizada em três eixos de atuação: minimizar o nosso impacto no meio ambiente; contribuir para as comunidades em que atuamos, por meio do fortalecimento de organizações sociais; e, principalmente, fomentar o empreendedorismo na base da pirâmide.
Como em anos anteriores, publicamos nosso Relatório de Sustentabilidade 2016, compartilhando com o mundo as informações sobre nossa trajetória e as estratégias que permitem um efeito multiplicador que gera valor para os indivíduos, as empresas, a comunidade e o planeta.
Contamos com mais de 5.000 colaboradores em toda a América Latina, mais de 1.900 deles somente no Brasil. Temos o objetivo de multiplicar a equipe em três anos: o que significa atingir a marca de 10.000 funcionários mantendo o espírito de startup e reforçando nossos valores.
As pessoas são nosso principal capital para termos êxito. Por isso, cuidamos e motivamos nossos times com programas de benefícios, serviços e atividades orientadas para promover o seu bem-estar e o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.
Através do nosso fundo de capital de risco Meli Fund, investimos em empreendimentos que consideramos importantes para o ecossistema, com potencial de crescimento e para os quais ter o Mercado Livre como investidor seja um valor agregado. Se surgem boas chances, sem dúvida vamos apoiá-las através do Meli Fund.
Tanto é que buscamos continuamente oportunidades nos principais países latino americanos em que operamos e nosso objetivo, a curto prazo, é investir 10 milhões de dólares na região.
Nossa intervenção não é exclusivamente financeira, mas também estratégica. As empresas que recebem aportes do Meli Fund participam de um programa especial de mentorias que desenhamos junto com a Endeavor e que lhes garante a oportunidade de contar com o apoio de especialistas da indústria e do Mercado Livre em suas decisões.