¿Carro automático ou manual?

Conheça as vantagens e desvantagens de cada tipo de câmbio e esteja certo na hora de escolher entre um carro automático ou manual.

Decidir entre o conforto do câmbio automático ou o controle do câmbio manual é uma tarefa que, na prática, deve englobar outros fatores. Entre eles, estão os gastos com manutenção, consumo de combustível, pé esquerdo “sem função” e valor final do veículo. Por isso, veja a lista de vantagens e desvantagens de cada modelo antes de se decidir entre o carro automático ou manual.

Diferença entre o carro automático e manual na prática

  • Marchas: a nomenclatura das marchas é diferente. No carro manual, as marchas são de 1ª a 5ª e, é claro, “R” para a marcha ré. Já nas opções automáticas, geralmente, vemos as opções D, P, N e R. Essas siglas podem mudar dependendo do modelo. Por isso, consulte sempre o manual de proprietário do seu veículo.
  • Pé esquerdo: nos carros manuais, o pé esquerdo é peça fundamental na hora de dirigir, afinal, ele é responsável por pisar na embreagem (3º pedal) e assim fazer com que o veículo mude de marcha (aumentando ou reduzindo a capacidade do motor). Nos veículos automáticos, o 3º pedal não existe, portanto, o pé esquerdo não tem função. Não use o pé esquerdo para frear. A sensibilidade e a coordenação motora dos pés são diferentes, usá-lo sem domínio pode causar acidentes devido à parada brusca.
  • Reboque: pode parecer estranho citar o reboque do carro, mas todos estão sujeitos a problemas, falhas ou acidentes e por isso é importante saber que, para os carros automáticos, o recomendado é o reboque em guinchos de plataforma, aqueles em que o automóvel fica com as quatro rodas paradas sobre o caminhão, pois as rodas desse tipo de veículo não podem trafegar longas distâncias com o motor desligado, já que existe o risco de quebrar a caixa automática.

Vantagens e desvantagens do carro manual

O carro que conta com 

transmissão manual

 é o modelo que possui três pedais: freio, acelerador e a embreagem. A grande diferenciação dos modelos automáticos é o pedal da embreagem que é responsável por ajudar a neutralizar a força do motor sobre o veículo.

Essa é uma das maneiras mais eficientes de garantir a troca de marchas de forma leve e sem aqueles “trancos” que são muito inconvenientes. Além disso, nos veículos com câmbio manual, a troca de marchas é realizada pelo condutor.

Vantagens

  • Controle do veículo: as pessoas que realmente gostam de guiar preferem o câmbio mecânico, já que a sensação esportiva de mudar o câmbio, sentir a diferença de velocidades e ter mais controle do seu carro é muito melhor com a marcha manual.
  • Manutenção mais barata: normalmente conta com reparos mais rápidos, peças mais baratas e mão de obra mais acessível.
  • Menor custo: por ser um veículo mais comum, as opções de carros com câmbio manual são mais em conta do que as opções automáticas.
  • Melhor aproveitamento do torque: esse ponto não é uma regra geral, mas, se usado corretamente, existe um melhor aproveitamento da força motriz produzida pelo motor.

Desvantagens

  • Maior habilidade do motorista: é importante que você tenha habilidade e conhecimento para dirigir esse tipo de carro. Trocas bruscas, fora de tempo e sem pisar completamente na embreagem danificam e diminuem a vida útil do seu carro.
  • Pouco conforto: a  troca de marchas pode gerar um desconforto, cansaço na perna e no pé esquerdo do motorista.
  • Tempo de vida útil menor: essa questão está relacionada à habilidade do motorista.
  • Consumo de combustível: quando a troca de marcha não acontece adequadamente o consumo de combustível é maior.
rich-text-image

Vantagens e desvantagens do carro automático

Os carros com 

câmbio automático

 não possuem embreagem, mas sim um conversor de torque. Na prática, essa automação funciona da assim: à medida que a rotação do motor aumenta, o conversor de torque promove uma pressão maior que é absorvida pelo fluido que fica no interior do dispositivo e, então, transmitida à outra parte do conversor (a transmissão). Com o motor em baixa rotação, uma leve pressionada no freio faz com que o carro fique parado.

O bom é que com os avanços da indústria automotiva, hoje é possível encontrar carros populares automáticos. Dessa forma, se você está buscando um modelo mais barato uma boa opção é um carro automático popular.

Vantagens

  • Maior conforto ao dirigir: a troca automática é excelente para cidades mais populosas, com grandes picos de congestionamento.
  • Trocas de marchas sem trancos: a troca acontece de forma suave, devido ao sistema automático que “não perde a passada da marcha”.
  • Fácil operação: a maioria das autoescolas não tem veículos automáticos na sua frota, a operação dos carros com esse câmbio é mais fácil. Mesmo assim, a leitura do manual de instruções é muito importante, já que cada modelo conta com suas particularidades.

Desvantagens

  • Manutenção especializada: a manutenção das caixas de câmbio automático deve ser feita por profissional especializado. Isso encarece e dificulta esse processo.
  • Custo elevado: o custo de fabricação é mais elevado e é repassado para o consumidor. Outro ponto é o valor de peças para manutenção e a facilidade para encontrá-las que também são um ponto de desvantagem desse tipo de veículo. Para compensar esse valor, você pode buscar carros automáticos econômicos para reduzir os custos com gasolina.
rich-text-image

Melhores carros automáticos

Os melhores carros automáticos vão variar muito de acordo com a sua necessidade. Vamos listar alguns modelos que estão entre os veículos com mais destaque nesse sentido, em relação à economia, e a estilo, como os carros compactos automáticos e os modelo sedã também.

rich-text-image
rich-text-image
rich-text-image
rich-text-image
rich-text-image

Depois de ver a lista de vantagens e desvantagens e analisar as diferenças entre os modelos de carro automático e manual, basta selecionar o veículo que melhor combina com você e cair na estrada!