Lojas Oficiais

Para solicitar a abertura de uma Loja Oficial no Marketplace (“Lojas Oficiais”), o Vendedor que cumprir os requisitos estabelecidos neste Anexo deverá validar a sua marca completando as etapas indicadas e anexar a documentação de registro de marca no Órgão competente solicitada pelo Mercado Livre.

A customização das Lojas Oficiais é realizada por meio da ferramenta Minha Página. Confira aqui o custo mensal para manutenção das ferramentas e da Loja Oficial. Ser uma Loja Oficial não acarretará custos adicionais além da mensalidade.

Para solicitar a abertura da “Minha Página”, o Vendedor deverá atender aos seguintes requisitos:

Não ter dívidas com o Mercado Livre;

Ter pelo menos um novo produto publicado no Marketplace.

Quem opera uma loja oficial no Marketplace (“Lojas Oficiais”) declara e garante que é titular da propriedade intelectual envolvida (marcas, direitos autorais, etc.) ou tem a devida autorização de seu titular para usá-la a fim de oferecer produtos e/ou serviços, apresentando-se como Loja Oficial.

A Loja Oficial pode ser solicitada por:

(i) Fabricante: É o titular do registro de marca com a qual um produto ou serviço é identificado, sendo concedido pelo órgão/autoridade de marca do país onde é solicitada a abertura da Loja Oficial.

(ii) Varejista/Multimarca: Você pode ser proprietário de uma marca que identifica uma loja (física ou virtual) que vende produtos ou serviços próprios ou de marcas de terceiros. O Varejista/Multimarca se inscreverá com a sua marca própria, aquela registrada em seu nome no órgão/autoridade de marca do país onde for solicitada a abertura da Loja Oficial  que a identificará.

Caso o Fabricante ou Varejista/Multimarca solicite a abertura de uma Loja Oficial sem ser o titular do registro da marca com a qual pretende identificá-la, deverá comprovar ao Mercado Livre por meio de documentos específicos, que está autorizado pelo titular do respectivo registro da marca a abrir e operar uma Loja Oficial em seu nome e representação. Além disso, deverá fornecer, a título de declaração juramentada, as informações e documentação que o Mercado Livre considerar relevantes para comprovar tal situação. O Mercado Livre poderá exigir a atualização da documentação sempre que julgar pertinente.

Tanto o Fabricante quanto o Varejista/Multimarca poderão operar eles próprios a Loja Oficial ou designar Vendedores terceiros (desde que o titular permita), sendo os únicos responsáveis ​​pela sua designação. Os Vendedores que operem simultaneamente uma Loja Oficial serão responsáveis ​​pelo cumprimento individual dos Termos e Condições.

A ativação da Loja Oficial não implica que quem a opera tenha exclusividade para oferecer os produtos ou serviços contidos nela. O titular da Loja Oficial ou da marca associada poderá, sob sua exclusiva responsabilidade, incorporar novos Vendedores na Loja Oficial ou substituí-los.

O Mercado Livre poderá cancelar a operação de qualquer Vendedor em caso de reclamação iniciada por terceiro com melhores direitos e/ou cancelar uma Loja Oficial, sem que isso gere qualquer expectativa de ressarcimento ou direito a indenização.

Os Vendedores que operem simultaneamente determinada Loja Oficial serão responsáveis por cumprir individualmente os Termos e Condições. 

O Mercado Livre poderá, a qualquer momento, alterar os critérios de elegibilidade das Lojas Oficiais ou suspender esse benefício na plataforma. Neste caso, os vendedores que forem afetados por essa mudança serão previamente notificados.

As informações foram úteis?