Quais são as regras de exclusão de reclamações
Quando solicitar a exclusão de uma reclamação para que ela não me afete
Se você achar que uma reclamação não deveria te afetar, você pode solicitar que analisemos a possibilidade de excluí-la da sua reputação.
Observe que não é necessário solicitar uma exclusão se:
- Seu comprador encerrar a reclamação e nos informar que você resolveu o problema.
- Você resolver a reclamação de um produto entregue dentro dos dias úteis a partir do início da reclamação, oferecendo a devolução do produto ou reembolsando o dinheiro.
- A reclamação estiver fora do prazo no qual analisamos a sua reputação.
Em qualquer um desses casos, sua reputação deixará de ser afetada automaticamente.
Quando você pode solicitar a exclusão
Você pode solicitá-la quando o comprador informar nas mensagens da venda que:
- Iniciou a reclamação ou devolução por engano.
- Não reconhece a compra.
- Se arrependeu da compra, mas o produto está em perfeitas condições.
Você também pode solicitar a exclusão se:
- O seu comprador iniciou uma reclamação por atraso nos Correios/transportadora ou por problemas com o Mercado Envios, mas você enviou no prazo.
- O seu comprador não recebeu o produto, mas o produto aparece como "entregue".
- A reclamação se deve a algum problema na nossa plataforma.
- O comprador efetuou a reclamação antes de você responder as mensagens da venda, mas ainda não se passaram 24 horas úteis desde que você recebeu a mensagem.
- O comprador usou a reclamação ou devolução como meio de contato.
Quando você não pode solicitar a exclusão
Você não pode solicitar a exclusão da sua reclamação quando:
- A reclamação estiver aberta.
- O produto apresentar defeito.
- O produto for diferente do que o comprador esperava.
- O comprador recebeu menos produtos do que comprou.
- O comprador não tiver recebido o produto porque você o enviou fora do prazo ou não o enviou.
- Você não tiver respondido pelo sistema de Mensagem em 24 horas úteis desde o recebimento da mensagem.
- O comprador apresenta conformidade com a solução, mas o vendedor pediu ou compartilhou o telefone de contato.
- A venda foi cancelada por você. Se o comprador se arrepender, isso não te afetará.
Como solicitar uma exclusão
Para solicitar a exclusão de uma reclamação, você deve acessar a lista das suas vendas e, em cada uma delas, pode pedir que a reclamação seja excluída da sua reputação.