Quais são as regras de exclusão de reclamações

Quando você pode solicitar a exclusão

Você pode solicitá-la quando o comprador informar nas mensagens da venda que:

  • Iniciou a reclamação ou devolução por engano.
  • Não reconhece a compra.
  • Se arrependeu da compra, mas o produto estava em perfeitas condições.

Você também pode solicitar a exclusão se:

  • O seu comprador iniciou uma reclamação por atraso nos Correios/transportadora ou por problemas com o Mercado Envios, mas você enviou no prazo.
  • O seu comprador não recebeu o produto, mas o produto aparece como "entregue".
  • A reclamação se deve a algum problema na nossa plataforma.
  • O comprador efetuou a reclamação antes de você responder as mensagens da venda, mas ainda não se passaram 24 horas úteis desde que você recebeu a mensagem.
  • O comprador usou a reclamação ou devolução como meio de contato.

Quando você não pode solicitar a exclusão

Você não pode solicitar a exclusão da sua reclamação quando:

  • A reclamação tem uma mediação aberta com o Mercado Livre.
  • A reclamação já foi analisada e a exclusão foi recusada pelo Mercado Livre.
  • O produto apresentar defeito.
  • O produto for diferente do que o comprador esperava.
  • O comprador recebeu menos produtos do que comprou.
  • O comprador não tiver recebido o produto porque você o enviou fora do prazo ou não o enviou.
  • Você não tiver respondido pelo sistema de Mensagem em 24 horas úteis desde o recebimento da mensagem.
  • O comprador apresenta conformidade com a solução, mas o vendedor pediu ou compartilhou o telefone de contato.
  • A venda foi cancelada por você. Se o comprador se arrepender, isso não te afetará.
  • Você não incluiu os veículos compatíveis com o produto oferecido no seu anúncio.
  • Algum veículo que você adicionou no anúncio não é compatível com seu produto.
  • Houver indícios suficientes que comprovem o uso inadequado da ferramenta de pedidos de exclusão ou que a sua conduta descumpre os Termos e condições do Mercado Livre.

Como solicitar uma exclusão

Caso você tenha lido a lista, mas mesmo assim acha que a reclamação não deveria te afetar, siga estes passos para pedir revisão:

  • Acesse “Métricas” e, em seguida, "Atendimento aos seus compradores".
  • No gráfico de reclamações, cancelamentos e devoluções, selecione o botão "Revisar todos" para conferir o detalhe de problemas nas suas vendas.
  • Lá, acesse a lista de “Vendas com problemas”. Na coluna de exclusão, é possível identificar se o seu caso se aplica para ser analisado por um representante e solicitar a exclusão.

As informações foram úteis?