Como tirar boas fotos dos seus produtos

Os anúncios com fotos melhores geram mais visitas e evitam perguntas desnecessárias ou devoluções. Confira as melhores dicas para alcançar seu objetivo e aumentar suas chances de venda. 

Escolha fotos que sejam de sua propriedade ou que você tenha autorização para usar

  • Se você selecionar fotos da Internet, certifique-se de que elas sejam de uso livre e não infrinjam direitos autorais.
  • Mostre o produto de diferentes ângulos, em contexto e com a embalagem somente a partir da segunda foto, para que os compradores possam ver exatamente o que você está oferecendo. 

Exemplo

Mostre apenas fotos do produto à venda

  • Adicione somente fotos que correspondam ao produto que você está oferecendo e certifique-se de não incluir informações sobre sua empresa ou formas de envio.
  • Use fotos apenas do produto anunciado e não mostre vários deles juntos. Se quiser oferecer outras cores ou modelos no seu anúncio tradicional, você deve criar variações.

Exemplo

Use apenas fundo branco digitalizado

  • Suas fotos devem ter um fundo totalmente branco, criado digitalmente com um editor de fotos - dê destaque ao seu produto!

Exemplo

 Não sabe como editar suas fotos? Você pode melhorá-las com nosso editor. Para isso, clique no lápis na foto que quiser alterar. No momento, só está disponível no seu computador.

Certifique-se de centralizar seu produto na foto e que ela tenha boa resolução

  • As fotos devem ter pelo menos 500 x 500 pixels. No entanto, para que os compradores possam ampliá-las, recomendamos imagens de 1.200 x 1.200 pixels.
  • Certifique-se de que suas fotos estejam bem focadas, devidamente iluminadas e não estejam tremidas.
  • Procure centralizar o produto, para que ocupe 95% de toda a imagem e evite incluir margens. Observe que em produtos muito finos (ex.: lápis), é necessário ter resolução mínima de 250 pixels na parte inferior.
  • Certifique-se de que a largura e a altura das fotos sejam iguais. O ideal são imagens quadradas ou com uma proporção semelhante.

Exemplo

Não adicione etiquetas ou atributos do Mercado Livre

Evite adicionar etiquetas ou indicações que apenas o Mercado Livre pode atribuir, por exemplo: 

  • Atributos, como “Mais vendido".
  • Formas de envio, como "Full".
  • Reputação, como “MercadoLíder".
  • Banners promocionais, como “Oferta relâmpago".
  • Informações sobre seu produto, como "cores e modelos diferentes".

Exemplo

Não adicione marcas d'água

  • Uma marca d'água é um logotipo, texto ou assinatura que é sobreposto em uma imagem, que adiciona transparência à foto. Isso pode impedir que seu produto seja mostrado adequadamente, desviando a atenção dos compradores.
  • Observe que, para proteger as imagens das quais você é o detentor de direitos, é possível participar do Programa de Proteção de Propriedade Intelectual.

Exemplo

Evite adicionar elementos extras às suas fotos, como:

  • Logotipos da sua empresa.
  • Instruções de compra ou entrega.
  • Códigos QR.
  • Textos.
  • Bordas.
  • Dados de contato. Por exemplo, e-mails, números de telefone, links para redes sociais etc.

Exemplo

Observe que algumas categorias, como “Moda” e "Casa e Móveis", podem ter critérios diferentes ou mais específicos.

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