Como tirar boas fotos dos seus produtos

Ter boas fotos é essencial para destacar seu produto. Confira as melhores dicas para alcançar seu objetivo e aumentar suas chances de venda. 

Escolha fotos que sejam de sua propriedade ou que você tenha autorização para usar

  • Se você selecionar fotos da Internet, certifique-se de que elas sejam de uso livre e não infrinjam direitos autorais.
  • Mostre o produto de diferentes ângulos, em contexto e com a embalagem somente a partir da segunda foto, para que os compradores possam ver exatamente o que você está oferecendo. 

Exemplo

Mostre apenas fotos do produto à venda

  • Adicione somente fotos que correspondam ao produto que você está oferecendo e certifique-se de não incluir informações sobre sua empresa ou formas de envio.
  • Use fotos apenas do produto anunciado e não mostre vários deles juntos. Se quiser oferecer outras cores ou modelos no seu anúncio tradicional, você deve criar variações.

Exemplo

Use apenas fundo branco digitalizado

  • Suas fotos devem ter um fundo totalmente branco, criado digitalmente com um editor de fotos - dê destaque ao seu produto!

Exemplo

 Não sabe como editar suas fotos? Há várias ferramentas para fazer isso na Internet, por exemplo, Remove.bg, que permite criar um fundo totalmente branco em apenas alguns passos.

Certifique-se de centralizar seu produto na foto e que ela tenha boa resolução

  • As fotos devem ter pelo menos 500 x 500 pixels. No entanto, para que os compradores possam ampliá-las, recomendamos imagens de 1.200 x 1.200 pixels.
  • Certifique-se de que suas fotos estejam bem focadas, devidamente iluminadas e não estejam tremidas.
  • Procure centralizar o produto, para que ocupe 95% de toda a imagem e evite incluir margens. Observe que em produtos muito finos (ex.: lápis), é necessário ter resolução mínima de 250 pixels na parte inferior.

Exemplo

Não adicione etiquetas ou atributos do Mercado Livre

Evite adicionar etiquetas ou indicações que apenas o Mercado Livre pode atribuir, por exemplo: 

  • Atributos, como “Mais vendido".
  • Formas de envio, como "Full".
  • Reputação, como “MercadoLíder".
  • Banners promocionais, como “Oferta relâmpago".
  • Informações sobre seu produto, como "cores e modelos diferentes".

Exemplo

Não adicione marcas d'água

  • Uma marca d'água é um logotipo, texto ou assinatura que é sobreposto em uma imagem, que adiciona transparência à foto. Isso pode impedir que seu produto seja mostrado adequadamente, desviando a atenção dos compradores.
  • Observe que, para proteger as imagens das quais você é o detentor de direitos, é possível participar do Programa de Proteção de Propriedade Intelectual.

Exemplo

Evite adicionar elementos extras às suas fotos, como:

  • Logotipos da sua empresa.
  • Instruções de compra ou entrega.
  • Códigos QR.
  • Textos.
  • Bordas.
  • Dados de contato. Por exemplo, e-mails, números de telefone, links para redes sociais etc.

Exemplo

As informações foram úteis?