O que é e como funciona a reputação como vendedor

A reputação é o lugar que você ocupa dentro do ranking de vendedores. Ela é representada por uma cor:

“termómetro”

Você pode ver a sua cor atual em Reputação.

O que levamos em consideração para calcular a sua reputação

Calculamos a sua reputação com base na experiência que você oferecer aos seus compradores. Por isso, quando alcançar as suas primeiras 10 vendas, estas serão as variáveis que vamos considerar para calculá-la:

Vendas com reclamações do comprador

  • Se você é vendedor verde, suas vendas com reclamações não poderão exceder 3% do total de vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, suas vendas com reclamações não poderão exceder 7% do total de vendas.
  • Se você é vendedor laranja, suas vendas com reclamações não poderão exceder 12% do total de vendas.

Tempo para postar os produtos nos Correios ou entregar à transportadora

Ao usar o Mercado Envios, compararemos o seu tempo com o dos vendedores de cada categoria.

  • Se você é vendedor verde, seu tempo de envio não poderá exceder 15% do total de vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, seu tempo de envio não poderá exceder 20% do total de vendas.
  • Se você é vendedor laranja, seu tempo de envio não poderá exceder 30% do total de vendas.

Revise seus horários indicados para enviar, caso use mais de uma forma de envio ou vamos indicar quando enviar seu produto ao receber uma venda.

Vendas canceladas pelo vendedor

Para calcular esta variável, vamos considerar todas as vendas que você cancelar e que não tenham recebido nenhuma reclamação.

  • Se você é MercadoLíder, você não pode cancelar mais de 2% das suas vendas.
  • Se você é vendedor verde, você não pode cancelar mais de 3% das suas vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, você não pode cancelar mais de 7% das suas vendas.
  • Se você é vendedor laranja, você não pode cancelar mais de 10% das suas vendas. 

O que acontece com as vendas que o meu comprador cancela?

Caso uma venda tenha recebido uma reclamação e depois um cancelamento pelo comprador, isso impactará sua reputação apenas como uma reclamação e você o verá na classificação de Qualidade do seu atendimento. Se a venda for cancelada diretamente pelo seu comprador, isso nunca afetará esta métrica.

Se você tem um bom desempenho nessas variáveis, a sua cor como vendedor será verde. E se tiver 3 ou mais vendas nos últimos 3 meses, será verde escuro.

  • Se vende veículos, cada reserva de sucesso também contribui para a sua reputação

A partir da sua quinta entrega bem-sucedida, você começará a exibir uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, a sua reputação não será afetada. Caso você cancele, isso poderá afetar o seu status.

Qual é o prazo de referência para calcular a sua reputação

Levamos em consideração o total de vendas realizadas nos últimos 60 dias.

- Se nesse período atingir ou ultrapassar 60 vendas, iremos medir a sua reputação a contar 60 dias.

- Se suas vendas forem inferiores a 60 nesse período, mediremos sua reputação em 365 dias.

Lembre-se de que o tempo passa diariamente e você não terá mais grandes mudanças a cada início do mês.

Algumas exceções…

Reclamações

Não vamos considerar as reclamações que forem iniciadas quando:

  • O comprador se arrepender da compra.
  • O comprador quiser trocar o produto de Calçados, Roupas e Bolsas por outro tamanho, cor ou modelo.

Prazo para postar os seus produtos nos Correios ou entregar à transportadora

Não levaremos em consideração as vendas da categoria arte e artesanato: Gravuras, Esculturas, Alianças, Outras Quantidades e Outros.

Total de vendas

Não contaremos as vendas que foram canceladas porque o comprador se arrependeu.

Quer estar entre os melhores vendedores?

Conheça os requisitos para ser MercadoLíder.

¡
As categorias Imóveis e Serviços não participam do sistema de reputação.

As informações foram úteis?