Anúncios de catálogo

Última actualização: 13/04/2022

Catálogo

O Catálogo é uma ferramenta do Mercado Livre que permite que os anúncios de um mesmo produto compitam entre si para ser destacado como a melhor oferta desse produto nos primeiros resultados de busca do Marketplace.

 

Requisitos

Podem concorrer no Catálogo todos os anúncios que cumprirem os seguintes requisitos:

  • Ofereçam produtos novos do catálogo definido pelo Mercado Livre
  • Tenham estoque disponível; 
  • Para a categoria de “Celulares e Telefones”, os produtos devem estar desbloqueados.

O Catálogo não está disponível para todas as categorias nem produtos anunciados no Marketplace.

 

Concorrência

Os Vendedores poderão visualizar em suas contas se seus anúncios estão ou não ganhando no Catálogo.

Os Vendedores cujos anúncios não ganham no Catálogo receberão mensagens com as condições que devem melhorar do seu anúncio para aumentar suas chances de ganhar no Catálogo, permitindo-lhes acionar na hora.

 

Ganhador

Ganhará aquele anúncio que ofereça a melhor experiência de compra. Para isso, o Mercado Livre considera certos parâmetros objetivos, como:

  • Preço
  • Parcelamento sem juros
  • Condições de envio
  • Reputação do Vendedor
  • Estoque

O anúncio ganhador será destacado como a melhor oferta desse produto nos primeiros resultados de busca do Marketplace.

Em alguns casos, o anúncio ganhador alterna essa posição de destaque com outros anúncios que ofereçam condições de venda idênticas ou semelhantes.

Em todos os casos, o anúncio que ocupa a posição de destaque depende das condições particulares do Comprador que esteja visitando o anúncio, como sua localização e seu nível do Mercado Pontos.

O destaque do anúncio ganhador não está relacionado aos espaços de publicidade que terceiros venham a contratar no Mercado Livre.

Regras adicionais

  • Os anúncios que tenham estoque diferido não poderão ganhar se outro anúncio tiver estoque disponível.
  • Os anúncios de Vendedores com reputação laranja ou vermelha podem participar do Catálogo mas não ganhar, pois devem ocupar somente uma posição na seção "Outras opções de compra".

A eleição do anúncio ganhador não implica garantia ou aprovação do Mercado Livre sobre as condições de venda nem sobre as características do produto oferecido.

 

Selo “Recomendado”

Os anúncios que estiverem no primeiro lugar no Catálogo poderão ter destaque com o selo "Recomendados pelo Mercado Livre", desde que cumpram os requisitos necessários. Esse selo se aplicará aos produtos mais populares entre os Compradores e que ofereçam os preços mais competitivos. O Mercado Livre poderá solicitar ao Vendedor que melhore seu preço ainda mais, a fim de aplicar um subsídio sobre a diferença.

O selo é um benefício dinâmico, de forma que não gera direitos ou garantias ao Vendedor, podendo ser retirado do seu anúncio sempre que as condições de sua concessão mudarem.

Os anúncios com o selo “Recomendado pelo Mercado Livre” estão sujeitos às mesmas regras válidas para os demais anúncios, dispostas nestes Termos e Condições.

Os produtos com esse selo não são inspecionados nem controlados pelo Mercado Livre. O Vendedor é o único responsável pelo anúncio destacado.

Anúncios 

Os anúncios do Catálogo são criados exclusivamente por cada Vendedor ao definir o preço, a modalidade de envio e as demais condições de venda.

O Mercado Livre poderá colocar à disposição dos Vendedores determinado conteúdo para criar esses anúncios. Caso os Vendedores criem anúncios do Catálogo usando conteúdos próprios, como imagens, ficha técnica e outros dados do produto, os criarão com base nos termos da cláusula 1 (b)  dos Termos e condições do Marketplace.

Para oferecer uma melhor experiência de compra, o Mercado Livre pode solicitar que os Vendedores anunciem seus produtos através do Catálogo, seja de forma simultânea ou exclusiva ao anúncio tradicional.

As informações foram úteis?