Como receber com cada meio de pagamento

Receba com o Mercado Pago, a nossa plataforma oficial de pagamentos!

Todos os anúncios oferecem o Mercado Pago de forma grátis… Sempre! Isso significa que quando os seus compradores acessam os seus anúncios, podem escolher pagar com cartões de crédito, à vista com boleto bancário ou usar o saldo em conta do MercadoPago.

Esta é a forma mais segura de receber pagamentos. E quer saber o melhor? Você pode vender parcelado e receber tudo de uma vez e ainda, retirar o dinheiro para uma conta bancária ao preço fixo de R$ 3.

Se vende produtos novos ou veículos, você só receberá pagamentos com o Mercado Pago. Ou seja, você sempre terá a certeza de que o comprador já pagou pelo produto.

Como sei se me pagaram

Nunca confirmaremos um pagamento por telefone, nunca! Quando o dinheiro for aprovado na sua conta, avisaremos por e-mail. Por isso, antes de entregar o produto sempre confirme se o valor está aprovado na sua conta do MercadoPago, a partir de Recebimentos.

O dinheiro estará na sua conta, mas, por segurança, você não poderá usá-lo até o comprador confirmar que recebeu o produto. Esses são os prazos para liberação:

Vendas com Mercado Envios

  • Se tiver reputação como vendedor e o produto for novo, seu dinheiro estará disponível 2 dias após a entrega do produto.
  • Se não tiver reputação como vendedor ou o produto for usado, seu dinheiro estará disponível 6 dias após a entrega do produto. Consulte sua reputação.

Envios por conta própria

  • Se você é MercadoLíder, poderá usar o dinheiro 11 dias após nos avisar que o produto foi enviado. Se o comprador nos avisar que está tudo bem, o dinheiro ficará disponível imediatamente.
  • Se você não é MercadoLíder, e nos avisar que já entregou o pacote, terá o dinheiro em 28 dias. Mesmo assim, se o comprador nos avisar que recebeu o pacote, você terá o dinheiro em 5 dias.

Observe que se seu anúncio tem prazo de fabricação, o tempo para liberação do seu dinheiro começará a contar após o término do prazo definido ou quando você indicar que você já tem o produto.

Por exemplo: imagine que dia 1 de julho você entrega a encomenda para uma empresa transportadora e marca Entreguei o produto. Se o comprador receber dia 7 de julho, você terá o dinheiro disponível dia 18 desse mesmo mês.

  • Se você se esquecer de marcar que entregou o produto, possuir pouca reputação e assiduidade na plataforma, você terá o dinheiro após 28 dias da data da aprovação do pagamento. Além disso, há validações automáticas que são realizadas para garantir a segurança da negociação e em alguns casos isso pode afetar o prazo de disponibilidade para o máximo (28 dias). 

Reservas de veículo

Se reservarem um veículo, você terá o dinheiro disponível 2 dias após o comprador confirmar que já está com ele. Se o comprador não responder, você o terá 7 dias após avisar que já o entregou.

Receber pagamentos por conta própria

Se o comprador preferir pagar à vista em dinheiro ou por outros meios que você oferecer, sempre tome medidas de segurança antes de entregar o produto:

  • Conte todo o dinheiro e verifique se é verdadeiro.

  • Confirme se o cheque tem fundos.

  • Confirme com o banco se a transferência ou depósito bancário foi identificado.

A informação foi útil?