Sistema de opiniões em produtos

Última atualização: 21/set/2015

Este documento é parte integrante dos Termos e condições gerais de uso do MercadoLivre. Mediante a aceitação dos Termos e condições no momento do seu registro o usuário declara a sua aceitação às políticas aqui contidas.

Características gerais

O sistema de opiniões de produtos do Mercado Livre permite aos usuários compartilhar as suas experiências por meio de comentários e avaliar o produto adquirido com uma pontuação variável entre uma a cinco estrelas. Para poder opinar sobre um produto, os usuários devem tê-lo comprado previamente no Mercado Livre e ter feito login com a sua conta.

Antes de publicar a opinião, o Mercado Livre submete os comentários a um sistema de moderação, no qual não verifica a veracidade ou exatidão de tais comentários.

Restrições

Os usuários suspensos temporária ou permanentemente no MercadoLivre, não poderão dar opiniões.

É proibido fazer comentários ou expressar opiniões de caráter privado ou pessoal, que não tenham relação com o produto.

Está proibido deixar opiniões referidas a anúncios, serviços de envio ou ao vendedor. A informação das opiniões sobre o produto não está vinculadas a um anúncio específico, mas sim composta pelas opiniões de todos os produtos iguais oferecidos no site.

Auto-opinião

Não poderá auto-opinar ou interferir de qualquer maneira no próprio sistema de opiniões, seja mediante a utilização de qualquer mecanismo para desvirtuar ou alterar o sistema de opiniões de produtos do MercadoLivre.

O descumprimento de qualquer dessas proibições poderá implicar em sanções previstas nos Termos e condições gerais de uso do MercadoLivre.

Responsabilidade pelas opiniões

O usuário reconhece e aceita ser o único e exclusivo responsável pelos comentários que realizar dentro do sistema de opiniões de produtos do MercadoLivre. É importante que, quem utilize o sistema, o faça de maneira objetiva e respeitosa, já que o vendedor poderá responder pelas ações que possam prejudicar outros usuários que considerarem que tiveram seus direitos lesados ou que houve infração a alguma lei.

Rejeição de opiniões

O Mercado Livre poderá rejeitar a publicação de opiniões e comentários realizados sobre um produto, por determinação judicial , policial ou administrativa; ou a disposição de uma autoridade competente que sustente determinada solicitação; ou quando o Mercado Livre considerar que a mesma se resulta infundada.

Além disso, o Mercado Livre poderá rejeitar a publicação de opiniões nos seguintes casos:

  • Se contém dados de contato e pessoais ou links para sites fora do Mercado Livre ou a outros anúncios no site.
  • Quando promover outro produto ou serviço.
  • Quando fizer uso de linguagem vulgar ou ofensiva ao expressar o comentário.
  • Quando a opinião ou o comentário não estejam relacionados com o produto adquirido no Mercado Livre e essa circunstância seja evidente.

Se a opinião ou o comentário violarem qualquer regra sobre o sistema de opinião aqui descritas. Igualmente, se for contrário às normas ou princípios contidos nos Termos e condições gerais de uso do MercadoLivre.

Esclarece-se que a enumeração mencionada acima é meramente ilustrativa, uma vez que o Mercado Livre poderá rejeitar a publicação de opiniões por outras razões distintas.

Responsabilidade do MercadoLivre

O Mercado Livre não tem obrigação de verificar a veracidade ou a exatidão das opiniões e não se responsabiliza por tais opiniões expressadas de qualquer usuário.

O Mercado Livre se reserva o direito de eliminar os comentários que sejam considerados inadequados ou ofensivos.

O Mercado Livre mantém o direito de excluir os usuários que expressarem opiniões ofensivas.

A informação foi útil?