Como as devoluções funcionam

Quando uma pessoa faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode solicitar a devolução sem custo e obter o reembolso do seu dinheiro, como parte do programa de Compra Garantida do Mercado Livre.

Onde posso ver se querem me devolver um produto?

Quando o comprador solicitar uma devolução, você a verá refletida na lista de vendas. Lá, você poderá acompanhar as devoluções e o status do envio do produto.

O que acontece com o dinheiro da venda?

O dinheiro ficará retido na sua conta Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho.

Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.

Se sua conta Mercado Pago não tiver saldo, uma dívida será gerada e será quitada ao adicionar ou receber dinheiro.

Quanto tempo o comprador tem para me devolver um produto?

O tempo que o comprador tem para solicitar a devolução, a partir do recebimento da compra, varia conforme o produto:

 

Categoria

Prazo para iniciar a devolução

Câmeras e Acessórios
Games
Eletrônicos, Áudio e Vídeo
Celulares e Telefones
Informática
TV

Inclusive softwares, acessórios e componentes relacionados.

7 dias

Demais produtos

30 dias

 

produtos que não podem ser devolvidos, a menos que o comprador tenha algum problema.

Devo pagar pelo envio da devolução?

As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir para devolver o produto porque não estava em perfeitas condições ou não estava de acordo com o combinado.

Se o envio for de sua responsabilidade, vamos descontar o valor da sua conta Mercado Pago quando a devolução estiver a caminho.

As devoluções afetam minha reputação como vendedor?

As devoluções não impactam sua reputação, exceto se você tiver enviado um produto diferente do que o solicitado pelo seu comprador, se o produto não funcionar ou estiver incompleto. Nesses casos, será considerada como uma reclamação.

 

 Para alcançar ou manter a cor verde, você deve ter menos de 3% de reclamações em suas vendas.

As informações foram úteis?