Como a devolução da minha venda funciona?

Quando uma pessoa faz uma compra e se arrepende ou não recebe o que esperava, ela pode solicitar a devolução sem custo e obter o reembolso do seu dinheiro, como parte do programa de Compra Garantida do Mercado Livre.

Onde posso ver se querem me devolver um produto?

Quando o comprador faz uma devolução, ela aparecerá na lista de vendas. Lá, é possível acompanhar as devoluções e o status do envio.
Se o comprador fizer uma devolução agilizada, ele não precisa entrar em contato e vamos te avisar quando o produto estiver em processo de devolução para você.

O que acontece com o dinheiro da venda?

O dinheiro ficará retido na sua conta Mercado Pago e será descontado quando a devolução estiver a caminho.

Em alguns casos, dependendo do comportamento do comprador, o dinheiro será descontado três dias após o recebimento do produto de volta.

Se sua conta Mercado Pago não tiver saldo, uma dívida será gerada e será quitada ao adicionar ou receber dinheiro.

Qual o prazo que o comprador tem para devolver um produto?

O comprador poderá devolver o produto em até 30 dias após o recebimento se for um produto novo ou em até 7 dias se for usado. Há produtos que não podem ser devolvidos, a menos que o comprador tenha algum problema.

Devo pagar pelo envio da devolução?

As devoluções são grátis para você, exceto se o comprador pedir para devolver o produto porque não estava em perfeitas condições ou não estava de acordo com o combinado.

Se o envio for de sua responsabilidade, vamos descontar o valor da sua conta Mercado Pago quando a devolução estiver a caminho.

As devoluções afetam minha reputação como vendedor?

As devoluções não impactam sua reputação, exceto se você tiver enviado um produto diferente do que o solicitado pelo seu comprador, se o produto não funcionar ou estiver incompleto. Nesses casos, será considerada como uma reclamação.

Para alcançar ou manter a cor verde, você deve ter menos de 3% de reclamações em suas vendas.

 

O que acontece se a devolução não chegar nas condições esperadas?

Nós podemos te ajudar caso o produto devolvido não chegue conforme o esperado ou se você receber outro item no lugar. 

Em 3 dias úteis após o recebimento, ao acessar sua venda, você pode nos avisar que conferiu o produto e reportar o problema. Vamos pedir que você nos conte o que aconteceu e anexe fotos do produto e da embalagem para que possamos entender melhor o problema e solucioná-lo.


Em quais casos minha devolução não poderá ser coberta?

Há situações nas quais não é possível oferecer cobertura e vamos reembolsar o dinheiro ao comprador.

Não será possível te ajudar se você iniciar uma reclamação por estes motivos:

  • O comprador não entrou em contato com você antes de devolver o produto.
  • O produto tem os mesmos problemas ou itens em falta já reportados pelo comprador.
  • O produto chegou em perfeitas condições, mas com a caixa ou embalagem original aberta, estava danificado ou sem a embalagem original.

Além disso, não será possível oferecer cobertura se você:

  • Não incluir a documentação adequada na reclamação, como fotos que comprovem o dano no produto, mesmo relacionado a outros itens. 
  • Confirmar o recebimento da devolução e logo em seguida reportar que não a recebeu.
  • Descumprir de qualquer forma nossos Termos e condições. Dependendo do caso, você poderá sofrer sanções como suspensão ou desativação da sua conta. 

As informações foram úteis?