O que é e como funciona a reputação como vendedor

A reputação é o lugar que você ocupa dentro do ranking de vendedores. Ela é representada por uma cor:

“termómetro”

Você pode ver a sua cor atual em Reputação.

O que levamos em consideração para calcular a sua reputação

Calculamos a sua reputação com base na experiência que você oferecer aos seus compradores. Por isso, quando alcançar as suas primeiras 10 vendas, estas serão as variáveis que vamos considerar para calculá-la:

Vendas com reclamações do comprador

  • Se você é vendedor verde, suas vendas com reclamações não poderão exceder 3% do total de vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, suas vendas com reclamações não poderão exceder 7% do total de vendas.
  • Se você é vendedor laranja, suas vendas com reclamações não poderão exceder 12% do total de vendas.

Tempo para postar os produtos nos Correios ou entregar à transportadora

Ao usar o Mercado Envios, compararemos o seu tempo com o dos vendedores de cada categoria.

  • Se você é vendedor verde, seu tempo de envio não poderá exceder 15% do total de vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, seu tempo de envio não poderá exceder 20% do total de vendas.
  • Se você é vendedor laranja, seu tempo de envio não poderá exceder 30% do total de vendas.

Vendas canceladas pelo vendedor

Para calcular esta variável, vamos considerar todas as vendas que você cancelar e que não tenham recebido nenhuma reclamação.

  • Se você é MercadoLíder, você não pode cancelar mais de 2% das suas vendas.
  • Se você é vendedor verde, você não pode cancelar mais de 3% das suas vendas.
  • Se você é vendedor amarelo, você não pode cancelar mais de 7% das suas vendas.
  • Se você é vendedor laranja, você não pode cancelar mais de 10% das suas vendas.

Lembre-se de que se você cancelar 2,5% das suas vendas ou mais, poderíamos suspender sua conta temporariamente. 

O que acontece com as vendas que o meu comprador cancela?

Caso uma venda tenha recebido uma reclamação e depois um cancelamento pelo comprador, isso impactará sua reputação apenas como uma reclamação e você o verá na classificação de Qualidade do seu atendimento. Se a venda for cancelada diretamente pelo seu comprador, isso nunca afetará esta métrica.

Se você tem um bom desempenho nessas variáveis, a sua cor como vendedor será verde. E se tiver 3 ou mais vendas nos últimos 3 meses, será verde escuro.

  • Se vende veículos, cada reserva de sucesso também contribui para a sua reputação

A partir da sua quinta entrega bem-sucedida, você começará a exibir uma reputação. Se um comprador cancelar a reserva, a sua reputação não será afetada. Caso você cancele, isso poderá afetar o seu status.

Qual é o prazo de referência para calcular a sua reputação

Levamos em consideração o total de vendas realizadas nos últimos 60 dias.

- Se nesse período atingir ou ultrapassar 60 vendas, iremos medir a sua reputação a contar 60 dias.

- Se suas vendas forem inferiores a 60 nesse período, mediremos sua reputação em 365 dias.

Lembre-se de que o tempo passa diariamente e você não terá mais grandes mudanças a cada início do mês.

 

Algumas exceções…

Reclamações

Não vamos considerar as reclamações que forem iniciadas quando:

  • O comprador se arrepender da compra.
  • O comprador quiser trocar o produto de Calçados, Roupas e Bolsas por outro tamanho, cor ou modelo.

Prazo para postar os seus produtos nos Correios ou entregar à transportadora

Não levaremos em consideração as vendas da categoria arte e artesanato: Gravuras, Esculturas, Alianças, Outras Quantidades e Outros.

Total de vendas

Não contaremos as vendas que foram canceladas porque o comprador se arrependeu.

Quer estar entre os melhores vendedores?

Conheça os requisitos para ser MercadoLíder.

 As categorias Imóveis e Serviços não participam do sistema de reputação.

A informação foi útil?