Novo

Antiga Rara Máscara Batcham - República Dos Camarões

Este produto está indisponível no momento.

Características do produto

Características principais

Marca
Batcham
Modelo
Tsesah

Descrição

DESMANCHANDO A COLEÇÃO !!!

Máscara Tsesah do grupo étnico BATCHAM também conhecida como elmo ou capacete Bakom - Camarões

Material: madeira
Dimensões: 32x22x17cm

O livro "A History of Art in Africa" refere-se a ela como “talvez a mais famosa de todas as máscaras do Grassland (região das pradarias dos Camarões). Seu “design”abstrato é tão formalmente atraente que muitos estudiosos a consideram uma das obras-primas da arte africana.

Embora máscaras assemelhadas tenham sido encontradas em vários reinos da região de pastagens conhecida como Grassand, o centro histórico de sua produção parece ter sido a aldeia de Bandjoun. Lá as máscaras, chamadas de Tsesah, eram instrumentos de um associação secreta conhecida como Msop. Elas eram usadas na entronização de um rei ou para em cerimônia de luto de grandes personagens. Eles também eram usadas nas danças Tso, no palácio real, acompanhadas por flautas rituais. A dança Tso, que simbolizava a soberania do reino, acontecia no funeral de um rei ou de uma rainha, em rituais agrícolas anuais que marcavam o fim da colheita e também no ano novo, em rituais especiais que tinham a ver com poder transcendente”.

A morfologia geral da máscara Tsesah é construída em dois eixos: um eixo vertical simétrico com sulcos cinzelados, olhos estilizados, lábios, narinas, boca e dentes; um eixo horizontal apresentando bochechas inchadas, uma boca ovular apresentando vários dentes e orelhas triangulares apoiadas em uma base cilíndrica oca. Essas máscaras retratam um hipopótamo emergindo das profundezas aquáticas, transmitindo o poder da natureza conferido à realeza entronizada.

Se tiver perguntas, dentro das minhas possibilidades, terei prazer em responder.