Novidades sobre acessibilidade digital

Accesibilidade digital Novidades, artigos e imprensa

Melhorias em acessibilidade no Mercado Livre e Mercado Pago

2024

Maio

Mercado Livre

iOS
  • Foram solucionados problemas de foco de acessibilidade na Barra de Navegação que impactaram em "Minhas Compras" e "Ajuda", entre outras vistas, melhorando a interação de títulos e botões.

  • Na "página de produto", foi trabalhado na relação correta entre o texto "Vendido por" e o endereço do vendedor, a designação de funções e etiquetas de texto nos elementos-chave como "Ver todas as lojas oficiais", "Ver todas as perguntas", "Guia de tamanhos", e "os 91% ficou como se esperava", assim como a correção da verbalização das qualificações e estados dos elementos interativos, a inclusão de texto alternativo nas imagens de cartões, e a operabilidade de alguns botões e modais, assegurando uma melhor experiência para os usuários de leitores de tela.

  • “Login”: correção do foco do leitor de tela no botão "Mostrar senha", a inclusão de cabeçalhos nas telas de inserção da senha e dos dados do usuário, e a redefinição do texto "Reportar um problema" como botão, garantindo uma melhor experiência de navegação.

  • Na "Busca Supermercado" houve correção para que a palavra verbalizada correspondesse às informações digitadas pelos usuários. 

  • Foram solucionados problemas de acessibilidade no processo de "Checkout", incluindo a adição de cabeçalhos nas telas, o agrupamento de informações de entrega em blocos, a designação de funções às opções de parcelamento, a relação correta entre textos e os valores, a correta verbalização dos preços, a inclusão do texto alternativo no elemento "Full", e a correção do enfoque nos preços, etiquetas de texto em inglês no botão "Fechar" do Modal Full e a navegação lógica e sequencial no formulário de novo cartão.

  • Na visão do “Carrinho”, a clareza da etiqueta de texto do botão para modificar a quantidade de produto e a inclusão de texto alternativo nas imagens dos produtos e no elemento "Full".

  • Foram solucionados problemas de acessibilidade no item "Ajuda", incluindo o enfoque em elementos não visíveis em tela em diversas seções de "Contato", o enfoque de uma imagem decorativa no chat e a verbalização de sugestões de busca na página principal de Ajuda.

Android
  • Foi solucionado o problema de acessibilidade no elemento "Endereço" na Home, assegurando que a etiqueta de texto seja clara.

  • Foram solucionados os problemas de acessibilidade no "Login", assegurando que não haja enfoque em elementos não visíveis em tela e que se anuncie a mensagem de erro ao não ser marcada a caixa de verificação de termos e condições ao "Criar Conta". Além disso, foi agregada uma etiqueta de texto ao botão "Mostrar senha" em "Entrar". Também foi corrigido o enfoque em elementos não visíveis em tela em diversas seções do processo de criação de conta.

  • Em "Produtos de supermercado", foram corrigidos os enfoques em elementos não visíveis em tela, foi adicionado uma etiqueta de texto ao botão "Fechar" do elemento emergente "Adicionado ao carrinho", foi ajustado o foco para que não seja disparado ao cabeçalho ao selecionar "Adicionar ao carrinho" e foi agregado a verbalização da mensagem do estado ao eliminar a última unidade de um produto.

  • Em "Checkout", foi corrigido parte da verbalização de valores das parcelas, foram eliminados os anúncios em dólares, foram adicionados cabeçalhos em várias telas, foi agregado uma etiqueta de texto clara ao botão "Fechar" do Modal Full, foi adicionado o texto alternativo ao elemento "Full", foi deixada mais clara a comunicação da etiqueta do botão "Atrás" e se se relacionavam corretamente os radio buttons com o seu texto.

  • No "Carrinho", foram adicionados textos alternativos às imagens dos produtos e ao elemento "Full", foi corrigido o enfoque na barra de progresso, foi ajustado a verbalização do valor faltante para o envio gratuito para que não seja anunciado em dólares, foi ajustada a comunicação da etiqueta de texto do botão para modificar a quantidade de produto, e se designou funções corretas aos elementos "Excluir" e "Guardar".

Web
  • No "Menu de navegação principal", foi solucionado o problema que impedia eliminar notificações com o teclado.

  • Em "Ajuda - Contato - Assistente Virtual", foi adicionado a notificação para informar ao chegar uma nova mensagem.

  • En "Pesquisa - Resultados encontrados", foi melhorado o acesso às subcategorias com o teclado e foi simplificada a navegação pelas categorias de supermercados.

Mercado Pago

iOS
  • Em "Transferências", foi adicionado uma etiqueta de função ao elemento acionável "Seu CVV".

Android
  • Em "Reservas", foi solucionado a visualização das reservas realizadas com os leitores de tela.

Web
  • Em "Transferências", as listas acionáveis de opções de transferências agora são operáveis por teclado.

  • Em "Criação de conta", foi corrigido o nome do link "Contato".

Abril

  • Melhoramos a experiência para avaliação dos produtos comprados.

  • Solucionamos vários problemas na seção "Carrinho de compras" do nosso app. Agora, os botões "Ver carrinho" e "Comprar carrinho" são ativados por leitores de tela e têm etiqueta de função.

  • Atualizamos a etiqueta do botão "Buscar" para deixar mais simples e mudamos a informação do valor para a da moeda local. Além disso, identificamos cabeçalhos na tela para melhorar a navegação do conteúdo (Android/iOS).

  • Nas telas para criar uma conta do Mercado Livre, adicionamos etiquetas simples de texto nos botões "Editar" e "Voltar". Implementamos informações de erro para comunicar quando um e-mail inválido é inserido. Além disso, identificamos cabeçalhos na planilha para escanear o documento e melhorar a navegação (Android/iOS).

  • Solucionamos a interação nas opções de contato do portal de "Ajuda" (Web/Android/iOS).

  • Na tela de início de sessão do nosso app, incluímos cabeçalhos para facilitar a navegação. Além disso, incluímos uma etiqueta de texto no botão "Mostrar senha" para melhorar o entendimento. Na seção de recuperação de senha, incorporamos mensagens de erro quando um código incorreto é inserido (Android/iOS).

  • Implementamos várias melhorias nos anúncios. Os elementos acionáveis de cada marca estão agora focados corretamente, facilitando a interação. Adicionamos etiquetas de função nas opções de tamanho e cor e solucionamos a leitura das medidas de tórax ao selecionar um tamanho. Excluímos os ícones decorativos que poderiam interferir no leitor de tela. O elemento "Ver mais imagens" e o gráfico "Recomendado" agora têm a função adequada, igual ao elemento "Cor" (Android/iOS).

Março

  • Solucionamos a experiência do formulário para adicionar novos cartões no Mercado Pago (Android/iOS).

  • Melhorarmos a interação com o teclado do formulário de seleção de endereços no processo de compra de um produto (Web).

  • Identificamos cabeçalhos nas páginas de produtos para permitir uma melhor navegação com leitores de tela (Android/iOS).

  • Incluímos etiquetas para indicar claramente o endereço selecionado no Mercado Livre (Android/iOS).

Fevereiro

  • Aumentamos alguns contrastes de cor no menu de navegação principal do Mercado Livre (Web).

  • Adicionamos texto compreensível para leitores de tela nos links "Ir para conteúdo" e "Comentários de acessibilidade" do menu de navegação principal do Mercado Livre e Mercado Pago (Web).

2023

  • Melhoramos a forma de ler valores e moedas por leitores de tela.

  • Nas telas com mais tráfego, melhoramos os componentes de navegação por teclado e leitores de tela. Botões e links: incorporamos etiquetas dos nomes que faltam. Ícones e imagens: incorporamos etiquetas dos nomes que faltam. Cabeçalhos: foram implementados e as seções foram categorizadas. Carrosséis: melhoramos a navegação e os acessos. Caixas de diálogo: melhoramos a navegação e os acessos. Menus suspensos: melhoramos a navegação e os acessos.

  • Continuamos melhorando nosso sistema de design, a biblioteca de mais de 37 componentes e 8 padrões usados para o design dos nossos apps e sites.

  • Criamos o marco de definições para implementar o "reduce motion", que respeita a configuração das animações escolhidas pelo usuário.

  • Criamos um "focus indicator" único, consistente e de alto contraste para navegação pelo teclado.

  • Incluímos atalhos de navegação nos nossos sites, para que os usuários possam passar para o conteúdo principal usando o teclado ou leitores de tela.

  • Incluímos um formulário para que os usuários que navegam pelo teclado ou por leitores de tela possam deixar comentários.

  • Desenvolvemos manuais e processos internos para continuar otimizando nosso trabalho, com foco em acessibilidade digital.

  • Continuamos capacitando e formando nossas equipes. Incluímos capítulos de acessibilidade em conteúdos visuais e verbais nas 3 edições do Bootcamp UX para quem começou em 2023. Desenvolvedores de sites e de apps foram treinados. Treinamos nossa equipe de Social Media para usar textos alternativos em imagens de redes sociais.

  • Entrevistamos pessoalmente usuários que navegam usando leitores de tela para saber sobre a experiência deles com nossos apps.

  • Trabalhamos e continuamos acompanhando os problemas auditados nos nossos apps e sites, tanto manuais como automatizados.

  • Participamos de fóruns governamentais de proteção de usuários.

  • Participamos de conferências e outros eventos de TI, compartilhando nossa experiência e aprendendo com outras pessoas da comunidade.

Nossos artigos sobre acessibilidade

Nossas apresentações sobre acessibilidade

Imprensa e reconhecimentos