Guia completo: saiba como escolher bota trekking

Você está à procura do melhor calçado de trekking para sua próxima aventura? Saiba tudo sobre os tipos de botas de trekking, e como escolher o melhor para você.

rich-text-image

Homem fazendo trekking

As botas são antigas conhecidas do ser humano, dada sua versatilidade para diversas atividades, sejam de trabalho ou de caminhadas que necessitam de um calçado resistente e seguro. Além disso, atualmente, usamos as botas como componente visual que dá estilo e identidade a diferentes looks. Mas a escolha sempre deve prezar por segurança e conforto, e nesse ponto, podemos destacar a bota trekking entre tantos modelos.

Pensadas para proporcionar adesão aos pés e segurança em terrenos adversos, as botas trekking protegem os usuários e são extremamente confortáveis para o uso diário, seja em atividades rotineiras ou para saídas e encontros casuais. Sua versatilidade também abrange a combinação com diferentes looks e a possibilidade de uso em dias frios ou quentes. Com tantas possibilidades, criamos esse guia para ajudar na escolha do modelo ideal para suas necessidades. 

Qual é a diferença entre a bota trekking e a bota normal?

O primeiro ponto é compreender o que queremos dizer quando nos referimos a “botas normais”. Isso se dá porque o conceito de normal é variável e, para diferentes situações, alguns modelos podem ser normais e para outras a mesma bota pode não ser muito adequada. Assim, o termo normal deve ser sinônimo de modelos de calçados informais e de uso cotidiano, ou seja, modelos de

bota casual

, masculinos ou femininos. 

Então, em relação a esses produtos, podemos destacar as finalidades diferentes de uso. Os modelos de bota trekking, também conhecidos como bota de trilha, são projetados para atividades ao ar livre mais desafiadoras, como trilhas em montanhas, escaladas e acesso a locais com terreno irregular. Podemos destacar as principais diferenças de modelos trekking em relação aos casuais, para distinguir a bota de trilha das demais:

  • As botas de trekking são projetadas para atividades mais exigentes, como trilhas, caminhadas em locais variados, escaladas e expedições na natureza. Elas são feitas para enfrentar condições desafiadoras e proporcionar suporte aos pés durante longos períodos. Dada sua resistência e conforto, são ótimas para o uso diário e em figurinos casuais. 

  • Além disso, as botas trekking tendem a ser mais robustas e duráveis, pois são construídas com materiais resistentes, como couro e tecidos impermeáveis, o que é ideal para o uso em terrenos acidentados, condições climáticas adversas e grande desgaste.

  • Há mais proteção para os pés, com solados mais rígidos para resistir a pedras pontiagudas, por exemplo. Muitos modelos de trekking também possuem biqueiras reforçadas para proteger os dedos dos pés, além de reforço para o calcanhar e cadarços grossos e resistentes, que fixam o calçado de forma segura. 

  • As botas trekking costumam ter canos que proporcionam suporte adicional aos tornozelos, o que ajuda a evitar torções e lesões em terrenos irregulares, aumentando a estabilidade.

  • Os solados das botas de trekking têm padrões de tração e sulcos profundos, projetados para aderir a superfícies variadas, como rochas, lama, locais com areia e muita poeira ou trilhas escorregadias.

Já as botas casuais são mais adequadas para uso cotidiano e ocasiões menos rigorosas e arriscadas. Seguindo a mesma lógica, podemos destacar as seguintes características:

  • As botas normais são projetadas para uso diário, atividades urbanas ou eventos informais e formais. Elas são ideais para ambientes menos desafiadores e não são destinadas a longas caminhadas ou longos períodos de uso.

  • Além disso, as botas casuais focam no estilo associado ao conforto, com design mais moderno e feitas de uma variedade de materiais, incluindo couro, camurça e tecidos casuais. Bons exemplos são a

    bota Chelsea

    e a

    bota Oxford

    .

  • As botas casuais costumam ser mais flexíveis e leves que modelos pensados para trilhas. Assim, não oferecem o mesmo nível de proteção e suporte que as botas trekking.

  • As solas das botas casuais são projetadas para conforto e uso diário, sem tanta tração e resistência. Não são grandes e chamativas como as de modelos para trilha. 

Como saber o tamanho da bota de trekking?

É fundamental saber o tamanho das botas para a compra de um calçado adequado, ainda mais quando falamos de botas trekking para fins de trilha e aventuras ao ar livre. Portanto, a bota deve ser confortável e, ao mesmo tempo, estar bem fixada aos pés, para garantir a proteção necessária em terrenos irregulares. 

Para saber o tamanho, é importante consultar a tabela de cada marca para as medidas exatas do calçado. De forma geral, a numeração segue os padrões brasileiros, em que os números costumam variar do 34 ao 44, com diferenças entre alguns modelos com formas e valores distintos para homens e mulheres. Portanto, meça seus pés e compare com a informação fornecida pelo fabricante acerca dos tamanhos. 

Além de medir o comprimento, é importante considerar a largura do pé para escolher o calçado ideal. Outros pontos são:

  • Algumas botas de trekking vêm em diferentes larguras, como normal, larga e estreita.

  • Cada fabricante de botas pode ter variações próprias nas medidas, por isso você deve verificar a tabela da marca.

  • Leve em conta as meias que você pretende usar com as botas de trekking. Se você planeja usar meias grossas em trilhas e caminhadas, pode ser interessante escolher um calçado mais largo para garantir o uso correto e confortável do mesmo.

  • Confira as formas de ajuste da bota, como cadarços, zíperes, fivelas e outros acessórios. 

Qual material de bota de trekking dura mais?

A durabilidade dos materiais de confecção da bota varia conforme a intensidade do uso e os cuidados com o calçado, como limpeza e armazenamento. Ainda assim, alguns materiais são os mais utilizados e conhecidos por sua resistência e pela proteção oferecida ao usuário. Claro, o conforto também é levado em conta para definir um material durável e que permita o uso correto da bota.

Assim, podemos destacar alguns materiais como os mais duráveis e usados na confecção de botas trekking:

  • Couro animal: material popular para diversos modelos de botas, inclusive as trekkings. Devido a sua qualidade, durabilidade e resistência, o couro (integral ou o couro nubuck), suporta condições adversas, protege os pés e pode durar por muito tempo.

  • Corda e nylon: materiais sintéticos leves, resistentes à abrasão e duráveis. Muitas botas de trekking mais modernas combinam couro com painéis de cordura ou nylon, que garante o equilíbrio entre durabilidade e peso. Afinal, as botas não devem ser muito pesadas para facilitar a locomoção em diversos terrenos. 

  • Membranas impermeáveis: membranas impermeáveis e respiráveis, como o Gore-Tex (tecnologia patenteada), protegem os pés contra umidade e condições adversas, prolongando a vida útil das botas. Ao mesmo tempo, garantem leveza e a respirabilidade adequada.

  • Solados: de alta tecnologia e qualidade, a sola costuma aparecer em borracha ou com a mistura de materiais, como ocorre com os solados Vibram, marca conhecida por sua durabilidade.

  • Materiais extras: as costuras também desempenham um papel na durabilidade das botas de trekking. A resistência dessas partes e qualidade de confecção influenciam na durabilidade de outras partes do calçado. 

Além disso, é importante considerar cuidados extras de acordo com o ambiente e intensidade de uso. Por exemplo, para trilhas em cachoeiras e com rios, procure usar impermeabilizante nas botas, o que aumenta a vida útil do couro e demais materiais utilizados no produto. 

Quão importante é o cano da bota trekking?

O tamanho do cano da bota é responsável pelo nível de estabilidade e proteção do tornozelo e parte da perna dos usuários. Assim, considerar o tamanho exato dessa parte influencia na escolha do produto correto para cada tipo de uso e finalidade da bota. O comprimento do cano pode variar em cano baixo a cano alto, e cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens.

  • Bota de cano baixo: oferece maior flexibilidade e liberdade de movimento ao redor do tornozelo. Isso pode ser vantajoso em terrenos mais suaves e menos exigentes. Além disso, tendem a ser mais leves e mais respiráveis, o que as torna melhores para o uso em climas quentes, já que permitem maior ventilação ao tornozelo.

  • Bota de cano médio: proporciona equilíbrio entre suporte e flexibilidade, com nível moderado de proteção para os tornozelos. Assim, é o modelo mais versátil para uma variedade maior de terrenos. E, embora não ofereçam o mesmo suporte que botas de cano alto, as botas de cano médio ainda oferecem uma camada adicional de proteção para os tornozelos.

  • Bota de cano alto: máximo suporte aos tornozelos, importante para terrenos difíceis ou atividades que exigem movimentos laterais, como escaladas. A bota trekking cano alto oferece uma excelente proteção para os tornozelos contra água, pedras, detritos, poeira e vegetação nos mais diferentes locais. E, por fim, ajuda a prevenir torções nos tornozelos e pés.

A escolha do comprimento do cano da bota de trekking depende das suas preferências e do tipo de trilha que você fará. O importante é que o modelo escolhido deve dar conta das necessidades específicas dos seus pés e tornozelos.

O que considerar para escolher uma bota de trekking?

Cada um dos pontos apresentados até o momento devem ser considerados para a escolha do modelo correto de

bota trekking masculina

ou

bota de trilha feminina

. Tamanho, uso, qualidade dos materiais e versatilidade para diferentes terrenos são fatores que devem ser levados em conta e determinam a melhor bota para você. 

Em síntese, você deve levar em conta o tipo de terreno e atividades em que você pretende usar as botas. Por exemplo, se você estiver em trilhas suaves e planas, botas de cano baixo podem ser suficientes. Para terrenos mais acidentados e desafiadores, botas de cano médio ou alto são mais apropriadas, pois o comprimento do cano influencia o suporte e a proteção que ela oferece aos tornozelos.

Além disso, considere os seguintes pontos para a escolha do modelo correto:

  • Conforto: o ajuste correto é crucial, pois as botas não devem ser muito apertadas ou largas.

  • Material: couro ou materiais sintéticos robustos afetam a durabilidade, resistência à água e a respirabilidade das botas. Além disso, os materiais determinam o conforto do calçado e sua adaptação aos diferentes usos possíveis. 

  • Solado: a sola com boa tração é essencial para aderir a diferentes tipos de terreno, como rochas molhadas, lama ou trilhas escorregadias, o que determina a qualidade de sua aventura. 

  • Peso: botas leves podem ser melhores para caminhadas curtas e terrenos planos. No entanto, para trilhas longas e em terrenos irregulares, um pouco de peso pode proporcionar mais suporte e proteção.

  • Orçamento: é importante considerar seu orçamento na busca de um modelo que atenda às suas necessidades específicas. Mas, lembre-se que investir em uma bota trekking resulta em conforto e segurança.

  • Reputação: marcas conhecidas e respeitadas na indústria de equipamentos para trilhas e aventuras são uma boa opção se você estiver na dúvida entre modelos. Afinal, a reputação da marca está associada à qualidade dos seus produtos.

Em nossos blogs, você pode descobrir quais são as

melhores botas de trekking

do mercado. Você só precisa ler e encontrar a que mais lhe agrada.

Segurança e conforto com a bota trekking ideal

A bota trekking é conhecida por proporcionar conforto e segurança que permitem trilhas e aventuras ao ar livre seguras. Com diferentes designs e materiais de confecção, as botas podem aparecer com cano que vai do pequeno ao grande, em modelos com uso destinado a locais desafiadores e produtos pensados para o uso diário e em terrenos tranquilos. Com conforto e estilo, esses calçados fazem parte do look aventureiro e urbano, com muito estilo e proteção.

Saiba com clareza suas necessidades e escolha o produto correto entre centenas de modelos disponíveis de

bota de trekking

no site do Mercado Livre. Lembre-se de verificar o tamanho, peso e materiais da bota trekking para a compra perfeita para sua aventura na natureza.