Como escolher a melhor TV 4K: Guia completo de compra e dicas de modelos

Confira as melhores TVs 4K de 2023, incluindo modelos da Samsung, LG e Philips, e aprenda como escolher uma Smart TV 4K com esse guia completo, para não errar na compra.

O que é preciso saber antes de comprar uma TV 4K?

Caso esteja interessado em comprar uma

TV

nova e pretenda fazer um upgrade para um modelo mais moderno com definição 4K, é importante levar em consideração alguns aspectos para evitar erros na escolha. O ideal é tomar uma decisão acertada para levar para casa a TV que mais se adeque às suas necessidades e estilo.

Pensando nisso, vamos listar aqui alguns critérios relevantes na escolha, como o tamanho da tela, a qualidade da imagem, as opções de conectividade e os recursos disponíveis no sistema operacional da sua próxima

TV 4K

.

rich-text-image

tv 4k

Tamanho da tela

O

tamanho da tela

é um dos principais aspectos a ser considerados na hora de escolher uma TV, já que depende do espaço físico disponível para o aparelho. 

A resolução da tela, o ângulo de visão e a distância em que o dispositivo é posicionado também desempenham um papel importante na decisão.

Em sentido geral, uma tela com dimensão entre 43 e 55 polegadas oferece uma boa experiência audiovisual para uma sala de estar ou jantar. Com a definição 4K, quanto maior a tela, melhor será a resolução da imagem.

Tipo de tela

LCD, LED, QLED ou OLED? No que respeita à qualidade, as TVs com

tela OLED

são as melhores, porém também as mais caras, devido aos altos custos na sua fabricação. Nenhuma tela supera às OLED em termos de definição e profundidade de cores.

As

telas QLED

, versões aprimoradas das telas LED, ocupam a segunda posição. Esse tipo de tecnologia oferece boa qualidade a um preço muito mais acessível do que as telas OLED. 

Também é possível encontrar no mercado TVs com

telas LCD

. Se bem o preço desses aparelhos é econômico, a qualidade não é boa. É preferível fazer um investimento maior e comprar uma tela de LED com uma vida útil mais longa.

Conexões disponíveis

Os

modelos de SmartTV

se tornaram populares devido à sua capacidade de se conectar à Internet, via Wi-Fi. Além disso, esses aparelhos permitem aceder a aplicativos, sendo o principal motivo pelo qual são chamados de “inteligentes”. 

Alguns modelos de

Smart TV

são equipados com sistemas operacionais constantemente atualizados, oferecendo uma boa experiência de navegação aos usuários. É importante que a TV escolhida permita aceder a aplicativos e navegar na Internet sem inconvenientes.  

Também é preciso levar em consideração o tipo de conexões HDMI que a TV possui, sendo 2.1 o ideal.

Qualidade de som

Hoje em dia, a tecnologia mais utilizada para obter uma boa qualidade de

som

nas SmartTVs é a Dolby Atmos. Em linguagem simples, é uma tecnologia de som reconhecida no setor por ser o primeiro sistema de som envolvente híbrido. 

Esse sistema oferece uma experiência auditiva de 360 graus, caracterizada pela livre movimentação dos sons ao redor do espectador. Assim, podemos afirmar que o Dolby Atmos é uma tecnologia de áudio que sobrepõe informações sonoras adicionais aos formatos de som convencionais.

Para tirar o máximo proveito desse tipo de som em sua SmartTV, é preciso se certificar de que o aparelho seja compatível com Dolby Atmos. As primeiras SmartTVs a implementar esse sistema foram as da LG, marcando presença em todas as TVs OLED e em alguns modelos NanoCell.

rich-text-image

tv hdr

Melhores opções de TV 4K

Entre as melhores opções de TV 4K disponíveis no mercado, recomendamos as seguintes:

Phillips 4K UHD LED

A SmartTV de Phillips é uma das alternativas mais recomendadas na hora de escolher uma TV 4K. O aparelho está disponível em diversos tamanhos: 50, 55, 58, 65 e 70 polegadas. Todos os modelos são compatíveis com LED e HDR.

LG Ultra HD Smart 4K

A tecnologia utilizada pela TV 4K de LG é um painel QLED composto por um conjunto de pixels que possui iluminação independente, o que faz com que as imagens exibidas possuam cores vibrantes e “pretos perfeitos” ou “verdadeiros”.

O design é convencional, com a tela bem fina e disponível em vários tamanhos, para se adequar a diversos espaços.

Samsung QLED Q64B

Caso tenha orçamento suficiente para fazer um bom investimento em sua próxima TV 4K, recomendamos o modelo SAMSUNG QLED Q64B, que pode ser adquirido em dois tamanhos: 55 e 65 polegadas. 

O aparelho oferece uma qualidade de cor única, brilho superior se comparado com TVs de sua categoria, e a melhor definição 4K.

Samsung TV Crystal UHD 4K

Esta TV da Samsung, a Samsung TV Crystal UHD em 4K, é equipada com Upscaling com a potência e a resolução em 4K necessárias para aproveitar do conteúdo mais realista. Ela também possui tecnologia Color Mapping, planejada com a mesma finalidade.

LG NanoCell

O modelo LG

NanoCell

50NANO75SPA é uma excelente opção de TV 4K. Sua tela de LED possui um design altamente sofisticado. Além disso, o acesso ao conteúdo através do navegador da Smart TV é muito simples e intuitivo.

A tecnologia NanoCell e o Active HDR da LG permitem a exibição de imagens com cores mais puras e nitidez nos detalhes, fazendo com que as cenas pareçam reais. Para obter uma experiência cinematográfica, o modo Ultra Surround é uma ótima pedida.

rich-text-image

Smarttv

Escolha a melhor resolução para sua TV 4K

Uma TV 4K possui uma resolução de 4096x2160 pixels, que não se adequa ao formato convencional de 16:9 das SmartTVs. Se estiver se perguntando como resolver isso, é simples. A solução é escolher uma resolução padrão de 3840x2160 pixels que corresponda ao formato UHD, conhecido como 4K UHD. 

A diferença entre essas resoluções pode ser apreciada apenas em produções cinematográficas, já que nas TVs que adaptam o formato 4K a uma SmartTV, a definição é a mesma, sem alcançar os 4.000 pixels horizontais. 

As TVs com alta resolução possuem menos quantidade de pixels se comparadas com TVs com uma tela equivalente e baixa resolução. Assim, as TV UHD oferecem imagens muito mais realistas e definidas e a possibilidade de viver uma experiência imersiva, tanto à distância quanto de perto.

Onde encontrar o melhor conteúdo 4K?

Hoje em dia, encontrar conteúdo audiovisual em 4K em plataformas de streaming –como Netflix ou HBO – é simples. A Netflix, por exemplo, possui uma grande variedade de filmes e séries produzidos em 4K. Além disso, os consoles de jogos, como o PS4 Pro ou o Xbox One X e o Xbox One S, reproduzem conteúdo em 4K UHD para os jogos feitos com essa tecnologia. Também existem reprodutores Blu-Ray compatíveis com a resolução 4K, ideal para quem ama um bom filme. 

Por último, o conteúdo 4K pode ser aproveitado para assistir partidas de futebol através de streaming, além de filmes ou séries no Amazon Prime Video, outra das plataformas do estilo das mencionadas anteriormente.

O que significa HDR?

O acrônimo HDR significa High Dynamic Range, ou Alto Rango Dinâmico, em português. Essa tecnologia proporciona uma gama mais ampla de luminosidade e nas cores da tela, criando uma sensação de realidade nas imagens exibidas. A tecnologia HDR é aplicada na edição de fotografias para obter fotos mais realistas, e nas SmartTVs, para melhorar a experiência do usuário.

No entanto, o HDR nas SmartTVs não é o mesmo que o HDR utilizado na fotografia ou na câmera dos smartphones. Se bem o acrônimo é o mesmo, o recurso é utilizado com propósitos diferentes. Nas TVs, oferece maior contraste entre cores escuras e brilhantes, acrescentando profundidade nas imagens e criando uma sensação mais próxima daquilo que o olho humano percebe na vida real.

Assim, o HDR permite exibir detalhes tanto nas áreas mais escuras quanto nas mais claras de uma cena, de forma simultânea, proporcionando um nível mais alto de contraste e uma imagem mais vívida. O HDR oferece um bilhão de cores a mais do que uma TV comum.   

Agora que conhece todas as vantagens de uma TV 4K e os aspectos mais importantes a ser levados em consideração antes de fazer a compra da sua própria SmartTV, é hora de entrar no MercadoLivre e procurar a opção que melhor se adeque ao seu estilo. Não perca mais tempo e comece a aproveitar dessa incrível experiência audiovisual!

¿Cómo elegir a qué vendedor comprarle?

En cada publicación tienes disponible la reputación del vendedor, mientras más verde, mejor. Si tiene una medalla o es una tienda oficial, tendrás la mejor experiencia de compra. Además, puedes ver los comentarios que dejaron otros compradores. Más información