Garrafa térmica: o que é, como funciona e outras informações importantes

Descubra como a garrafa térmica funciona, mantendo a temperatura dos líquidos por mais tempo. Saiba tudo sobre esse utensílio cotidiano com tecnologia avançada.

Ter uma garrafa térmica é sempre muito útil, especialmente se você for uma daquelas pessoas que têm o hábito de fazer longas caminhadas ou excursões e que, depois de várias horas de caminhada, optam por beber uma infusão quente ou água bem gelada.

Portanto, há muita coisa que você precisa saber sobre esses dispositivos, que são muito práticos, mas que também estão disponíveis em diferentes qualidades e durabilidades. É por isso que, antes de mais nada, você precisa saber como funcionam as

garrafas térmicas

.

rich-text-image

GARRAFA

Os primórdios das garrafas térmicas

De acordo com os tempos antigos, as

garrafas

térmicas foram criadas por James Dewar em 1892. Naquela época, o inventor fez isso para reduzir as temperaturas dos gases liquefeitos que usava em seus experimentos. Naquela época, o objetivo não era o mesmo de hoje.

Mais de uma década depois, em 1904, para ser exato, as garrafas térmicas começaram a ser produzidas em massa e comercializadas como utensílios de cozinha ou de uso diário. É claro que, naquela época, os materiais eram diferentes e a capacidade de conservar a temperatura não era a mesma de hoje.

Naqueles anos, a principal função era conseguir manter a temperatura pelo maior tempo possível. E que, de qualquer forma, essa mudança não seria drástica e ocorreria lentamente graças ao seu isolamento.

As melhorias vieram com o passar do tempo

As garrafas térmicas eram uma opção muito boa e isso estava claro, mas também era verdade que elas não tinham muita vida útil porque os materiais usados não eram muito resistentes ao atrito ou a colisões com outros objetos, sem mencionar o fato de que se destruíam sempre que eram derrubadas.

Com o passar dos anos, graças aos avanços tecnológicos que também permitiram a modificação dos materiais, as garrafas térmicas puderam ter melhor desempenho e não ser tão frágeis.

Assim, com o passar do tempo, alguns elementos foram substituídos. As paredes internas, que inicialmente eram feitas de vidro, foram substituídas por camadas de plástico resistente ou diretamente de metal. Isso lhes confere maior resistência e, portanto, uma vida útil mais longa, mas também permite um melhor desempenho.

rich-text-image

GARRAFA TERMICA

Como funcionam as garrafas térmicas?

Como mencionado acima, antes de

comprar uma garrafa térmica,

é preciso saber como ela funciona. Esse é um elemento muito importante, que pode ser muito prático em diferentes circunstâncias do dia a dia.

Antes de tudo, é preciso dizer que a transferência de calor pode ocorrer de três maneiras: convecção, radiação e/ou condução. As garrafas térmicas são construídas de forma a dificultar esse tipo de transferência, a fim de evitar que a temperatura varie. Isso é conseguido porque, além disso, há uma parede dupla de vidro que também atua como isolante, pois é criado um vácuo entre essas camadas que retarda os períodos de transferência.

Dessa forma, o invólucro externo, que geralmente é de plástico ou aço inoxidável, fica totalmente protegido e não esquenta, permitindo que as pessoas os peguem, segurem e transportem de um lugar para outro sem qualquer inconveniente.

As garrafas térmicas atuais e seus destaques

Hoje em dia, ao comprar uma nova garrafa térmica, há diversas questões a serem consideradas. A verdade é que, atualmente, há várias coisas que são muito boas em todas as versões ou modelos, portanto, você não precisará se preocupar muito se o uso que vai dar a ela não for muito exigente.

Se você for a um mercado ou a um site para comprar uma garrafa térmica, verá que qualquer um desses produtos pode manter a temperatura do líquido que você colocar nela por várias horas, independentemente de estar quente ou frio. Isso é e será decisivo.

Isso, somado aos designs externos que elas podem ter ou à marca que uma pessoa pode ter como favorita, faz com que se decida escolher uma garrafa térmica ou outra. É claro que os modelos cinza ou prata são coisa do passado, e agora eles não estão disponíveis apenas em cores diferentes, mas também com padrões e motivos personalizados que são muito interessantes e atraem a atenção dos clientes em potencial.

O que considerar ao comprar uma garrafa térmica?

Antes de tudo, com a informação anterior, é necessário pesar o uso que será feito da garrafa em questão. Não será a mesma coisa para quem a usa diariamente, mas em casa, do que para quem a usa com menos frequência, mas a leva consigo em excursões ou aventuras por várias horas ou até dias.

Nesse sentido, é muito importante saber quanto ela será usada ou quanto será carregada. Há copos e garrafas com diferentes capacidades de armazenamento. Portanto, não faz sentido comprar uma pequena e não ter espaço suficiente nela. Também não faz sentido comprar uma grande e ter espaço demais o tempo todo.

O orçamento também deve ser considerado. Como em todas as áreas, há produtos que são realmente muito bons e excelentes, mas também são caros. Portanto, encontrar um que tenha uma boa relação qualidade-preço será a coisa certa a fazer.

rich-text-image

STANLEY

A Stanley lidera o mercado de garrafas térmicas

Hoje em dia, é muito complexo escolher uma garrafa térmica, pois o mercado é muito amplo e há várias marcas que estão constantemente competindo para ser a melhor com o produto que oferecem, melhorando seus recursos e características dia após dia.

Em meio a essa intensa batalha, as

garrafas Stanley

conseguiram demonstrar que seus produtos são do mais alto padrão internacional. É por essa razão que, atualmente, todos querem ter um desses produtos. Não importa a cor, não importa o tamanho, não importa a versão. Ter uma dessas garrafas térmicas é sinônimo de qualidade.

Seu ponto principal é que elas podem manter a água quente por mais de 24 horas, e isso se refere apenas à versão "Classic". As mais modernas e sofisticadas oferecem até 3 ou 4 dias. Além disso, há a tampa, que é muito útil como copo ou jarra, a alça lateral, o bico de despejo e, obviamente, o metal utilizado. Esse é um metal especial que é ultra-resistente e garante uma longa vida útil.

A escolha de uma garrafa térmica não é simples

Quando chegar a hora de ir ao mercado,

escolher uma ou outra garrafa

térmica não será uma tarefa fácil. Conforme anunciado anteriormente, há muitas empresas que estão constantemente lutando para tentar liderar esse mercado, que está se tornando cada vez mais amplo e competitivo.

Nessa situação, empresas como a própria Stanley, a

Thermos

e a

Tramontina

são as que fabricam produtos que estão fazendo sucesso. E há também outras empresas que importam seus produtos e estão gradualmente ganhando espaço no mercado. Isso significa que todas as marcas estão constantemente tentando melhorar e estar na vanguarda.

Portanto, comprar

uma nova garrafa térmica

não é uma coisa fácil de fazer. Será uma questão de se sentar, observar, analisar, comparar e, acima de tudo, ter clareza sobre o que o próprio usuário irá requerer e exigir desse produto. Essa é a única maneira de satisfazer suas necessidades.

Compre uma garrafa térmica e saboreie a temperatura de sua bebida

Obviamente, não será uma missão fácil decidir qual garrafa térmica comprar. Existem diferentes modelos, tamanhos, cores, com diferentes recursos e vários itens que todos terão de analisar antes de fazer a compra. E tudo isso sem considerar que, além disso, o orçamento terá de ser considerado.

Muitas vezes as pessoas hesitam até o momento de fazer a compra. É por isso que o Mercado Livre se torna uma ótima opção. Aqui, você pode não apenas fazer a compra, mas também comparar diferentes garrafas térmicas. Também poderá ler comentários e opiniões de usuários que já compraram um produto específico, comparar as características de cada item e também seus respectivos preços.

Por último, quando todas as dúvidas tiverem sido deixadas de lado e você tiver uma ideia clara de qual é a garrafa térmica que realmente combina com você e que melhor se adapta às suas necessidades, será a hora de fazer a compra. Será uma questão de fazer alguns cliques, verificar se seu endereço está correto e se preparar para receber sua nova garrafa térmica. A partir daí, você só precisará se preocupar em tê-la sempre pronta, para poder apreciar chá, café ou qualquer infusão quente a qualquer momento. Ou um gole de água gelada depois de várias horas de caminhada.