Compare os melhores sistemas operacionais de Smart TV: Roku TV, WebOS, Android TV, Tizen e Fire TV

Veja este guia completo com um comparativo entre os melhores sistemas operacionais de Smart TV e decida qual é o melhor para você.

rich-text-image

Imagem mostra TV na parede de uma sala de estar

Na era das

Smart TVs

, existem muitos sistemas operacionais que permitem que sua televisão tenha os mais variados recursos, como se conectar à internet, espelhar dispositivos, transmitir mídia, rodar games e baixar aplicativos, por exemplo. E a cada dia surgem novas funcionalidades, já que estes sistemas, também conhecidos como Smart TV OS (Sistema Operacional de TV Inteligente) se tornam cada vez mais poderosos, o que dificulta a escolha entre um deles.

Para ajudar você nessa missão, este guia traz as principais características de cada um dos sistemas operacionais mais populares:

Android TV

, Tizen,

Fire TV

,

Roku TV

e WebOS.  Aqui, você vai aprender as características de cada um, comparar as diferentes categorias e escolher qual é o sistema que melhor se adapta ao seu estilo e necessidades.

Quais são os sistemas operacionais das Smart Tvs?

Os sistemas operacionais da

TV

são responsáveis por fornecer a interface e as funcionalidades que permitem que a TV interaja com a internet, aplicativos e outros dispositivos. Esses sistemas são projetados para tornar as TVs mais inteligentes e versáteis, proporcionando aos usuários uma experiência mais rica e conectada. 

O melhor sistema operacional para TV será aquele que melhor atenda à sua demanda e objetivos. Por isso, conheça agora as características de cada um dos principais para escolher o seu favorito: 

Android TV

  • Android TV é o sistema operacional lançado pelo Google para todas as TVs inteligentes. Basicamente, as TVs que possuem esse sistema têm um Chromecast incorporado, proporcionando a mesma experiência. Esse sistema de código aberto permite acesso a milhares de aplicativos, tudo com fluidez e alta simplicidade.

  • Conteúdo: permite acesso a uma quantidade impressionante de conteúdo e aplicativos. Isso se deve ao fato de que o Google, seu criador, é basicamente o dono do Google Play, a grande plataforma e loja de aplicativos. 

  • Fluidez: A fluidez na navegação geral dependerá da quantidade de aplicativos que você tem instalados na TV. Quanto menos aplicativos, mais rápido será o desempenho.

  • Interatividade: é definitivamente um dos melhores sistemas operacionais disponíveis. Isso ocorre porque possui uma interface muito simples e intuitiva de usar, além de permitir a conexão com vários assistentes virtuais para facilitar ainda mais a interação.

  • Atualizações: atualmente, o Android TV está na versão 13. Embora receba atualizações aproximadamente a cada ano, um aspecto negativo é que pode levar um tempo considerável desde o anúncio da atualização pelo Google até a sua efetiva aplicação.

  • Compatibilidade: o Android TV oferece conexão rápida com qualquer dispositivo Android e também suporta conexão com dispositivos iOS por meio do aplicativo Air Play. 

rich-text-image

Smart TV Philips 6900 Series 43PFG6917/78 LED Android 10 Full HD 43" 110V/240V

Tizen

Tizen é o sistema operacional da Samsung baseado em Linux, o que o torna aberto a todos os desenvolvedores do mundo. Devido a isso, você pode encontrar o Tizen em muitos produtos tecnológicos diferentes. É um sistema operacional robusto, mas muito simples de usar, com otimização de conexão para diversos tipos de dispositivos.

  • Conteúdo: oferece uma ampla variedade de conteúdo para desfrutar, porém, menor quantidade de aplicativos do que o Android TV, por exemplo.

  • Fluidez: tem a vantagem de ser um sistema operacional leve e otimizado, o que faz com que a troca de aplicativos seja praticamente instantânea, independentemente do processador que a TV possui. 

  • Interação: a interação e o uso geral deste sistema operacional podem ser realizados de forma muito simples. Sua interface possui uma barra de pesquisa própria, com rolagem suave e muito rápida. Esse é um ponto forte do Tizen.

  • Atualizações: são bastante padronizadas, ocorrendo aproximadamente uma vez por ano. É importante ter em mente que alguns televisores com mais de 4 anos podem não ser atualizáveis.

  • Compatibilidade: é compatível com Chromecast e AirPlay 2, ou seja, dispositivos da Google e também o aplicativo da Apple, permitindo a conexão com dispositivos que possuem iOS. Além disso, é possível se conectar facilmente a celulares e laptops.

rich-text-image

Smart Tv LG Ai Thinq 50uq801c0sb Led 4k 50 100v/240v

WebOS

WebOS é o sistema operacional da LG, um dos mais rápidos e compatíveis do mercado. Ele oferece uma navegação simples e otimizada, inclusive com suporte a assistentes de voz. Isso é especialmente explorado nas TVs LG com ThinQ, sua inteligência artificial.

  • Conteúdo: possui uma ampla variedade de conteúdo, desde aplicativos dedicados especificamente a filmes e séries, até outros para reprodução de música e uma grande variedade de jogos. Você certamente não ficará entediado com o conteúdo disponível.

  • Fluidez: é um sistema operacional baseado em Linux, com código HTML e Javascript em sua aparência visual. Isso o torna leve e fluído ao navegar e buscar conteúdo.

  • Interação: a interação e a interface deste aplicativo são intuitivas, mas um tanto diferentes dos demais sistemas operacionais. Em vez de buscar aplicativos de cima para baixo, é de um lado para o outro. Fora isso, é uma aplicação muito simples e de fácil interação, e também pode ser usada com busca por voz.

  • Atualizações: possui um bom nível de atualizações, com um ritmo mais acelerado do que outros sistemas ao atualizar o sistema operacional. Isso é um grande ponto positivo para o WebOS.

  • Compatibilidade: a LG se certificou de oferecer possibilidades e grande abertura para compatibilidade. Isso é feito por meio da LG Content Store, onde você poderá ver todos os aplicativos e conteúdos disponíveis. 

Roku TV

Roku foi um dos primeiros sistemas operacionais que surgiram para Smart TVs. Além de estar incorporado em TVs, o Roku também oferece um dispositivo para converter

televisores

sem internet em Smart TVs, simplesmente através de um cabo HDMI.

  • Conteúdo: oferece todas as aplicações mais famosas do mercado, bem como várias aplicações que também têm canais de transmissão ao vivo. Embora tenha menos aplicativos disponíveis do que o Android TV ou o WebOS, ainda assim oferece uma ampla variedade de conteúdo.

  • Fluidez: é um aplicativo muito leve e bem programado, proporcionando uma excelente fluidez. Essa fluidez é otimizada com o passar dos modelos e, atualmente, possui um alto nível de estabilidade e fluidez.

  • Interação: A interação é uma das grandes vantagens do Roku, com uma interface extremamente intuitiva e abrangente visualmente. Ele mostra tudo o que você precisa saber, todas as aplicações disponíveis e todo o conteúdo. Um ponto forte para o Roku.

  • Atualizações: possui uma opção para buscar atualizações de forma automática, o que é extremamente positivo para se manter atualizado com todas as melhorias oferecidas pelos fabricantes.

  • Compatibilidade: Embora tenha uma boa compatibilidade com diversos celulares, não se aproxima do nível oferecido pelo Tizen ou WebOS.

Fire TV

Fire TV é o sistema operacional da Amazon. Originalmente lançado como um conversor de TV em

Smart TV

, ele agora vem integrado em muitos televisores atuais, especialmente em marcas como TCL e Xiaomi.

  • Conteúdo: oferece a possibilidade de usar as aplicações mais famosas, como Netflix, Spotify, Amazon Prime, além de todos os tipos de aplicativos de reprodução de música e até mesmo uma variedade de jogos adaptados para televisores.

  • Fluidez: é um aplicativo com funcionalidades que rodam como deveriam, sem travamentos, sem esperas irritantes e com muita fluidez.

  • Interação: o é uma das grandes vantagens do Fire TV, com uma interface extremamente intuitiva e abrangente visualmente. Ele mostra tudo o que você precisa saber, todas as aplicações disponíveis e todo o conteúdo. Um ponto forte para o Fire TV.

  • Atualizações: como foi desenvolvido pela gigante tecnológica Amazon, o sistema recebe atualizações com muita frequência, garantindo que o sistema funcione sempre da melhor maneira possível.

  • Compatibilidade: tem uma grande compatibilidade com todos os dispositivos móveis, independentemente do sistema operacional, além de uma compatibilidade otimizada com a assistente virtual da Amazon, a Alexa.

Qual é o melhor sistema operacional para TV, Tizen ou WebOS?

Ambos os sistemas operacionais possuem uma quantidade impressionante de conteúdo e oferecem conectividade e atualizações a cada aproximadamente um ano. O WebOS possui algumas vantagens, quando comparado ao Tizen, como, por exemplo, a sua execução ultrarrápida, enquanto o Tizen possui uma interface mais intuitiva.

Agora que você já viu os melhores sistemas operacionais do mercado, desde os impulsionados pela LG e Samsung até outros como o Fire TV e o Roku. Todos os sistemas possuem excelente desempenho e vantagens próprias. Agora, resta levar em consideração todos os pontos e escolher o seu preferido para a sua

Smart

TV!