Dicas para remoção e correção de tons indesejados no cabelo

Para quem quer mudar a cor do cabelo e ajustar ou tirar um tom indesejado, fizemos um guia com os melhores produtos para essa finalidade.

rich-text-image

Mulheres escolhendo o tom certo.

Se você já passou pela experiência de sair do salão de beleza ou terminar um processo de coloração em casa e pensar “essa definitivamente não era a cor que eu queria”, você não está sozinha. 

Às vezes, mesmo com todo o cuidado e habilidade, nossos cabelos acabam adquirindo tons indesejados. Mas não se preocupe! Hoje, entraremos no mundo das cores de cabelo para descobrir como corrigir aqueles tons que simplesmente não estão fazendo a gente se sentir fabulosa.

Seja aquele loiro que ficou mais para um amarelo gema de ovo, ou aquele castanho que acabou puxando para o vermelho, temos algumas dicas e truques para ajudar você a alcançar a cor perfeita. Falaremos sobre como escolher os produtos certos para esse processo. Então, prepare-se para dar adeus aos tons indesejados e olá para um cabelo lindo!

Como saber qual tom de cabelo escolher?

Escolher o tom certo para o seu cabelo pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada. Afinal, você quer algo que combine. Vamos ver algumas dicas que podem te ajudar a tomar essa decisão.

  1. Primeiro, pense no seu tom de pele. Cores quentes geralmente combinam melhor com peles quentes, enquanto tons frios ficam incríveis em peles frias. Mas, claro, não há regras aqui. 

  2. Outra coisa importante é considerar a manutenção. Alguns tons, principalmente os mais claros ou vibrantes, exigem mais cuidados e retoques frequentes.

  3. Além disso, pense em como a cor combinará com o seu estilo e rotina. 

  4. Por último, não tenha medo de pedir ajuda. Conversar com um profissional de confiança pode te dar uma visão diferente e te ajudar a escolher o tom perfeito para você. 

  5. Lembre-se, a escolha do tom de cabelo é pessoal e deve fazer você se sentir bem. 

Dicas para remoção e correção de tons indesejados no cabelo

Trouxemos algumas dicas úteis para te ajudar a corrigir pequenos deslizes capilares. Exploraremos desde soluções caseiras até truques de produtos específicos que podem transformar essa experiência ruim com a cor do seu cabelo. 

Matizador

Às vezes o cabelo é, por exemplo, um loiro que não ficou da tonalidade que você queria. Isso é fácil de resolver, existem inúmeros tipos de matizadores que podem ajudar a cor do seu cabelo ficar no tom desejado! Entenda porque o

matizador de cabelos

é uma opção:

  • Neutraliza tons indesejados: matizadores são conhecidos por sua habilidade em neutralizar tons amarelados ou alaranjados em cabelos loiros, grisalhos ou descoloridos. Eles funcionam usando a teoria das cores, onde tons opostos no círculo cromático cancelam um ao outro. 

  • Realçam a cor: além de corrigir tons indesejados, os matizadores podem realçar e revitalizar a cor do cabelo. 

  • Protegem o cabelo: muitos matizadores contêm ingredientes hidratantes e protetores que ajudam a cuidar do cabelo enquanto tratam a cor. 

  • Facilidade de uso: matizadores são geralmente fáceis de usar em casa. Disponíveis em várias formas, como shampoos, condicionadores e máscaras, eles podem ser incorporados na rotina regular de cuidados com o cabelo.

Vinagre de maça

Se você saiu da piscina e viu que seu cabelo tá meio esverdeado, não precisa entrar em pânico. Uma misturinha de

vinagre de maçã

com água pode ser a solução. É só juntar uma medida de vinagre com três de água e passar no cabelo depois de lavar com shampoo. E sabe por que o vinagre de maçã é tão bom para o cabelo? Olha só:

  • Equilibra o pH: o vinagre de maçã dá aquela equilibrada no pH do seu couro cabeludo e dos fios. Nosso cabelo já tem um pH meio ácido por natureza, e quando a gente usa muitos produtos alcalinos, tipo shampoo, isso pode desequilibrar. O vinagre, por ser ácido, ajuda a voltar tudo ao normal.

  • Combate fungos e bactérias: ele tem propriedades que combatem fungos e bactérias. Isso é ótimo para evitar ou tratar problemas como caspa e aquela coceirinha chata no couro cabeludo.

  • Deixa o cabelo brilhando: o vinagre também ajuda a deixar a superfície do cabelo mais lisa, o que faz com que ele reflita mais luz e fique com aquele brilho.

  • Tira resíduos: ele ajuda a limpar o cabelo tirando aqueles resíduos que vão se acumulando, deixando seu cabelo mais limpo e com uma cara mais saudável.

rich-text-image

frasco transparente com tampa amarela

Tintura de cabelo

Se você tentou corrigir o tom em casa e não deu certo, pode ser hora de procurar um profissional. Eles podem sugerir a aplicação de uma nova cor para cobrir ou corrigir o tom indesejado. As vantagens de usar a

tintura de cabelo

para cobrir tons indesejados são as seguintes:

  • Correção efetiva de cores: se o cabelo ficou com um tom que não era o esperado, como alaranjado ou amarelado depois de descolorir, uma tintura na cor certa pode dar aquele ajuste que você precisa.

  • Transformação completa: diferente dos matizadores que dão só uma ajustada, as tinturas podem mudar completamente a cor do seu cabelo. É uma mudança mais radical e notável.

  • Cobertura de grisalhos: para quem quer esconder os fios brancos ou grisalhos, a tintura é ideal. Ela cobre de maneira uniforme e o resultado dura bastante.

  • Diversidade de cores: há uma variedade de cores de tintura. Você pode escolher exatamente o tom que quer, ou até se aventurar em uma cor totalmente nova. 

Shampoo antirresíduo

Se você quer tirar aquela cor de cabelo que já deu o que tinha que dar, talvez o

shampoo antirresíduo

possa te ajudar, principalmente se a cor for temporária. Esse tipo de shampoo faz uma limpeza bem profunda e, em alguns casos, até ajuda a levar embora um pouco daquela cor que você já cansou. Entenda mais como ele funciona:

  • Bom para tirar cores temporárias: se você usou uma tinta temporária ou semi-permanente e quer voltar para sua cor natural mais rápido, esse shampoo pode ajudar a acelerar o processo. Ele é bom para desbotar cores que ficam só na superfície do cabelo.

  • Limpa muito bem: esse shampoo faz uma limpeza bem funda, tirando tudo que acumula no cabelo, como resíduos de outros produtos, sujeira e óleo, e até pigmentos de tinta.

  • Prepara para o próximo tingimento: se você está pensando em mudar a cor do cabelo de novo, usar um shampoo antirresíduo antes pode ser uma ideal para tirar a cor antiga e deixar o cabelo pronto para receber a nova cor.

  • Deixa o cabelo revitalizado: como ele tira o excesso de tudo que fica no cabelo, pode deixar seu cabelo mais leve e com um visual mais saudável.

rich-text-image

frasco preto de 500ml de shampoo antirresíduo

Pó descolorante e oxigenada

Quando a gente fala de decapagem, que é tirar a cor artificial do cabelo, o

pó descolorante

e a

água-oxigenada

são a dupla dinâmica do processo. Durante a decapagem, essa mistura é colocada no cabelo para retirar a cor artificial. É um processo meio agressivo, então tem que tomar cuidado, aqui estão as vantagens de fazer a decapagem:

  • Limpa a tela: pense na decapagem como zerar o cabelo. Ela tira toda a cor antiga e deixa seu cabelo pronto para receber uma nova cor. É como começar do zero.

  • Corrige erros de coloração: sabe quando a cor não sai como você queria? A decapagem pode ajudar a consertar isso, tirando a cor errada para você poder aplicar a cor certa depois.

  • Uniformiza o tom: se seu cabelo tá com várias cores diferentes devido à coloração passadas, a decapagem pode ajudar a uniformizar tudo, deixando uma base mais homogênea para próxima coloração.

  • Prepara para cores claras: se você está querendo ir de um tom escuro para um bem claro, a decapagem é um passo importante para preparar o cabelo para essa mudança grande.

Que cuidados tomar após a remoção da cor?

Depois de remover a cor do cabelo, seja por decapagem ou outro método, existem alguns cuidados importantes para manter seu cabelo saudável. Lembrando sempre que cada cabelo é único, então o que funciona para um, pode não funcionar para outro. Mas, aqui está alguns cuidados especiais:

  • Hidratação: o processo de tirar a cor pode deixar o cabelo bem seco, então hidratar é essencial. Use máscaras de hidratação, óleos capilares e condicionadores bem nutritivos, como óleo de coco, óleo de argan, manteiga karité, entre outros.

  • Reconstrução capilar: além de hidratar, seu cabelo pode precisar de reconstrução, principalmente se ele estiver frágil e quebradiço. Produtos com queratina são ideais para isso.

  • Evite calor excessivo: tente dar um tempo no secador, na chapinha ou no babyliss. O calor pode danificar ainda mais os fios já sensibilizados pela remoção da cor.

  • Cuidado com novas químicas: se você está pensando em fazer outra química, como alisamento ou nova coloração, espere um pouco. De um tempo para o seu cabelo se recuperar antes de expô-lo a mais tratamentos químicos.

  • Proteção solar: se você for sair no sol, proteja seu cabelo. O sol pode ressecar ainda mais os fios. Use chapéus, bonés ou produtos com filtro UV para cabelo.

  • Alimentação saudável: acredite, o que você come influência na saúde do cabelo. Mantenha uma dieta balanceada, rica em proteínas, vitaminas e minerais.

  • Corte as pontas: se as pontas do cabelo estiverem muito danificadas, um corte pode ajudar a melhorar a aparência geral e a saúde dos fios.

  • Use produtos de qualidade: invista em shampoos, condicionadores e outros produtos específicos para cabelos tratados quimicamente.

Conclusão

Na hora de ajustar a cor do cabelo, a escolha do produto certo faz toda a diferença. Dependendo do que você precisa, existem várias opções no mercado. Se você está lidando com aquele amarelado ou alaranjado após descolorir, um matizador pode ser a solução.

Agora, se você quer mudar um pouco a cor, mas sem nada permanente, as tinturas semi ou demipermanentes são uma boa pedida. Para quem tem cabelo colorido em cores vibrantes ou fantasia, os shampoos e condicionadores coloridos ajudam a manter a cor.

Aprenda a

pintar o cabelo

dentro do mercado. Você não pode perder essa oportunidade no blog do Mercado Livre.

Lembre-se de pensar na saúde do seu cabelo antes de decidir. Se ele está danificado, melhor escolher algo mais suave. Confira os melhores

produtos para corrigir a cor do cabelo

no Mercado Livre.