As 5 melhores bicicletas para iniciantes de 2023

No mundo atual, onde a busca por um estilo de vida saudável e sustentável tem ganhado cada vez mais adeptos, a

bicicleta

tem se destacado como uma opção de transporte e lazer cada vez mais popular. Seja para dar os primeiros passos em uma rotina de exercícios físicos, explorar novos horizontes ou simplesmente desfrutar do prazer de pedalar, a bicicleta se apresenta como uma escolha versátil e acessível para iniciantes em diferentes idades e níveis de condicionamento.

Com o avanço tecnológico e o crescente interesse nessa modalidade, as marcas de bicicletas têm se empenhado em oferecer modelos cada vez mais aprimorados, adequados às necessidades e preferências dos ciclistas iniciantes. Diante de tantas opções disponíveis no mercado, é fundamental conhecer as melhores bicicletas para iniciantes em 2023, a fim de auxiliar aqueles que desejam embarcar nessa emocionante jornada de duas rodas.

Neste texto, apresentaremos uma seleção criteriosa das bicicletas mais recomendadas para quem está dando os primeiros passos nesse universo ciclístico. Exploraremos as características e vantagens de cada modelo, considerando aspectos como conforto, segurança, durabilidade e relação custo-benefício, para auxiliar os novos ciclistas na escolha da bicicleta ideal que os acompanhará nessa empolgante trajetória.

rich-text-image

bicicleta preta com detalhe laranja

O que considerar antes de comprar uma bicicleta para iniciantes?

Pessoas que ainda estão criando experiência ao andar de

bicicleta

precisam de modelos que sejam fáceis de manusear, seguros para utilizar a qualquer momento e que sejam bons em uma grande variedade de terrenos.

Por isso, caso você seja um iniciante e queira comprar uma

bicicleta

, você deve considerar alguns fatores, como:

Objetivo

Esse é o primeiro fator que você deve considerar, pois existem diferentes tipos de bicicleta para cada finalidade. Por exemplo, se você quer uma bicicleta para usar no dia a dia como meio de transporte, você pode optar por uma bike urbana, que é confortável, resistente e versátil. Se você quer uma bicicleta para se aventurar em trilhas, você pode escolher uma

mountain bike

, que é robusta, adaptável e possui suspensão e pneus adequados para terrenos irregulares. Se você quer uma bicicleta para praticar ciclismo de estrada, você pode preferir uma speed bike, que é leve, aerodinâmica e possui câmbio e freio de alta performance.

Orçamento

O custo de uma bicicleta pode variar muito de acordo com o tipo, a marca, os componentes e a qualidade da

bike

. Por isso, é importante definir quanto você pode e quer gastar em uma bicicleta e pesquisar bem as opções disponíveis no mercado. 

Tamanho

O tamanho da bicicleta influencia diretamente na sua postura, na sua ergonomia e na sua eficiência ao pedalar. Uma bicicleta muito grande ou muito pequena para você pode causar dores nas costas, nos joelhos, nos braços e no pescoço, além de aumentar o risco de quedas e acidentes. Por isso, é importante escolher uma bicicleta que se adapte ao seu tamanho e ajustar o selim e o

guidão

de acordo com a sua altura e o seu alcance. 

Componentes da bicicleta

Os componentes da bicicleta são responsáveis pelo seu funcionamento, pela sua manutenção e pelo seu desgaste. Cada componente tem uma função específica e pode apresentar vantagens e desvantagens dependendo do uso que você vai fazer da bicicleta.

Quais são as melhores bicicletas para iniciantes de 2023?

Com a grande variedade de modelos e marcas de

bicicletas

disponíveis, pode ser difícil escolher um modelo, especialmente para as pessoas que estão começando e não entendem muito do assunto. Pensando nisso, elaboramos uma lista com 5 modelos de bicicletas ideais para iniciantes em 2023.

Levamos em conta a qualidade dos materiais presentes na composição das partes das bikes, a variedade de tamanhos e claro, o custo. Assim, as necessidades de diferentes pessoas serão atendidas.

Confira!

Caloi Vulcan Aro 29

A

Caloi Vulcan Aro 29

é uma opção para iniciantes porque tem um custo acessível, uma geometria confortável e um conjunto equilibrado. Além disso, ela tem o selo de qualidade da Caloi, uma marca tradicional no mercado de bicicletas.

  • Quadro de alumínio 6061 tratado: o alumínio 6061 é uma liga de alumínio com magnésio e silício, que tem como vantagens a flexibilidade e a resistência à corrosão. O tratamento térmico aumenta a dureza e a resistência do material, tornando-o mais adequado para quadros de bicicletas. O quadro da Caloi Vulcan também é conformado, ou seja, tem diferentes espessuras ao longo do tubo, o que reduz o peso e melhora o desempenho.

  • Suspensão dianteira com 60 mm de curso: a suspensão dianteira é um componente que permite que a roda dianteira se movimente verticalmente para amortecer os impactos do terreno. O curso é a distância máxima que a roda pode se deslocar nesse sentido. A suspensão dianteira com 60 mm de curso da Caloi Vulcan é suficiente para trilhas leves e moderadas, mas pode não ser adequada para terrenos muito acidentados ou saltos altos.

  • Freio a disco mecânico: o freio a disco é um sistema de frenagem que usa um disco metálico fixado na roda e uma pastilha que pressiona o disco para reduzir a velocidade ou parar a bicicleta. O freio a disco mecânico é acionado por um cabo de aço que conecta o Manete ao caliper (a peça que segura a pastilha). O freio a disco mecânico tem como vantagens a facilidade de manutenção, o baixo custo e o bom desempenho em condições úmidas ou lamacentas.

  • 21 velocidades: a velocidade é o número de combinações possíveis entre as coroas (os dentes do pedivela) e os pinhões (os dentes do cassete ou roda livre). A Caloi Vulcan tem três coroas e sete pinhões, resultando em 21 velocidades. Isso permite que o ciclista ajuste a marcha de acordo com o relevo e a intensidade do pedal, economizando energia e evitando desgaste excessivo dos componentes.

  • Aro 29: o aro é a parte circular da roda onde se encaixa o pneu. O aro 29 tem um diâmetro de 622 mm, sendo o maior entre os aros usados em mountain bikes. O aro 29 tem como vantagens oferecer maior desempenho ao ciclista, pois rola melhor sobre obstáculos, mantém mais velocidade e tem mais contato com o solo, aumentando a tração, a aderência e a estabilidade nas curvas.

  • Pneu MTB 29x2.25: o pneu é a parte da roda que entra em contato com o solo e é responsável por absorver impactos, gerar tração e garantir segurança ao ciclista. O pneu MTB 29x2.25 é um pneu específico para mountain bike, com diâmetro de 29 polegadas e largura de 2.25 polegadas. Esse pneu é adequado para trilhas leves e moderadas, pois tem uma boa aderência em diferentes tipos de solo, sem comprometer muito a rolagem e o peso da bicicleta.

Durban Sampa Pro Aro 20

Para quem busca uma bicicleta de aro 20 focada em iniciantes, a

Durban Sampa Pro Aro 20

pode ser uma opção. Confira mais detalhes do modelo. 

  • Quadro: quadro de Alumínio 6061, Sistema de Dobragem Durban Pole-Type. O alumínio 6061 é uma liga de alumínio com magnésio e silício, que se destaca por sua flexibilidade e resistência à corrosão. O sistema de dobragem Durban Pole-Type permite dobrar o quadro em até 15 segundos, facilitando o transporte e o armazenamento da bicicleta.

  • Suspensão: garfo de Aço Carbono, peça que conecta o quadro com a roda dianteira, absorvendo os impactos e garantindo conforto e estabilidade na pilotagem.

  • Freio V-Brake de Alumínio: o V-Brake é um sistema de freio que usa pastilhas para pressionar as laterais do aro, gerando atrito e reduzindo a velocidade da bicicleta.

  • Velocidades: 6 Marchas, Câmbio microSHIFT4. As marchas são as diferentes combinações de coroa e catraca que permitem ajustar a relação entre a força aplicada nos pedais e a velocidade da bicicleta. O câmbio é o mecanismo que troca as marchas, movendo a corrente entre os dentes da coroa e da catraca. A microSHIFT é uma marca especializada em câmbios para bicicletas, que oferece produtos de qualidade.

  • Aro: Aro de 20" de Alumínio. O aro é a parte circular da roda, onde são fixados os raios e o pneu. O tamanho do aro é medido em polegadas, sendo que 20" equivale a cerca de 50 cm de diâmetro. O alumínio é um material leve, resistente e durável, que oferece performance e estética nas rodas.

  • Pneu: Pneus 20x1.7. O pneu é a parte da roda que entra em contato com o solo, proporcionando aderência, amortecimento e tração.

Groove Hype 10 21V Aro 29

A

Groove Hype 10 21V Aro 29

é uma bicicleta mountain bike que possui as seguintes características:

  • Quadro: Groove Alumínio cabeamento interno “Garantia Vitalícia”, com geometria moderna e atualizada, disponível em 4 tamanhos (S, M, L e XL) e 4 cores (Grafite/Azul/Preto, Grafite/Verde/Preto, Preto/Branco e Vermelho/Laranja/Preto)

  • Suspensão: suspensão Groove 80mm crown Alloy c/ trava no ombro, que permite ajustar a rigidez da suspensão de acordo com o terreno

  • Freio: Groove Disco Mecânico, que oferece mais potência e controle na frenagem

  • Velocidades: 21 marchas, com câmbios traseiro e dianteiro Shimano RD-TY300 e FD-TZ500, respectivamente, e trocador AT-M100 ou Shimano ST-EF41 integrado, que facilitam a troca de marchas e a adaptação a diferentes inclinações

  • Aro: Groove Alumínio Parede Dupla 32F, que proporciona mais resistência e leveza

  • Pneu: Chaoyang MTB 29"x 2.0", que garante mais aderência e estabilidade em diferentes tipos de solo

Caloi Strada Racing Aro 700

A Caloi é uma marca que oferece diversos modelos confiáveis, muitos deles sendo para iniciantes. A

Caloi Strada Racing Aro 700

é uma das opções para quem busca um modelo seguro e que serve para diversas situações.

  • Quadro: quadro de alumínio 6061 tratado, conformado, com gancheira removível, movimento central BB30, cabeçote tapered e headset integrado. O alumínio 6061 é uma liga de alumínio com magnésio e silício, que se destaca por sua flexibilidade e resistência à corrosão

  • Suspensão: Rígido de carbono. O carbono é um material composto por fibras sintéticas que oferece leveza, resistência e absorção de vibrações. Uma suspensão rígida não tem amortecimento ou mola, o que reduz o peso e a manutenção da bicicleta, mas também diminui o conforto em terrenos irregulares

  • Freio: Promax RC-476. O Promax RC-476 é um modelo de freio caliper, que consiste em duas pinças que apertam as pastilhas contra o aro da roda. O freio caliper é um sistema simples e barato.

  • Velocidades: 20 velocidades, com câmbios Shimano Tiagra - RD-4700 (traseiro) e FD-4700 (dianteiro). O Shimano Tiagra é uma linha de componentes para bicicletas de estrada, que oferece desempenho confiável e durável. O câmbio traseiro RD-4700 tem 10 marchas e um design compacto que melhora a estabilidade da corrente. O câmbio dianteiro FD-4700 tem 2 coroas e um design de elo largo que aumenta a rigidez e a precisão das trocas

  • Aro: Alumínio 700. O alumínio é um metal leve, resistente e fácil de moldar, que é muito usado na fabricação de aros de bicicleta. O número 700 se refere ao diâmetro externo do aro em milímetros, que é o padrão para as bicicletas de estrada

  • Pneu: Vee Rubber VRB319 - 700x23C. A Vee Rubber é uma marca tailandesa de pneus para bicicletas, motos e carros. O VRB319 é um modelo de pneu para bicicletas de estrada, que tem uma banda de rodagem lisa e uma largura de 23 mm. O pneu 700x23C se encaixa no aro 700 e tem uma circunferência de 2.095 mm

Sense Fun Comp Aro 29

A

Sense Fun Comp

é outra opção de bicicleta de aro tamanho 29 que apresenta especificações para iniciantes. Confira.

  • Quadro: alumínio Sense 6061 T4/T6 Dupla Espessura / Nova Geometria Esportiva. Tem um peso de 13,90 kg. O quadro tem um cabeamento interno para a transmissão e um suporte para caramanhola.

  • Suspensão: RST Gila 29 100 MM. Tem uma trava no guidão para ajustar a rigidez da suspensão de acordo com o terreno. O curso de 100 mm é adequado para trilhas leves e estradões.

  • Freio: Shimano a disco hidráulico ST-EF505. Tem rotores de 160 mm e um acionamento suave e preciso. O freio hidráulico tem mais potência e durabilidade do que o freio mecânico.

  • Velocidades: 16, com transmissão Shimano 2x8v. O câmbio dianteiro é Shimano Altus 2V / FD - M315 - TS e o câmbio traseiro é Shimano Tourney RD - TX800 8V. O cassete é Sunshine CS - HR8 - 40 / 8 Velocidades / 11 X 40D, que oferece uma boa variação de marchas para subidas e descidas. Os trocadores são Shimano EF505, são integrados com as manetes de freio.

  • Aro: Sense Disc 29". É feito de alumínio e tem 32 furos para os raios inoxidáveis. O aro de 29" tem uma maior rolagem e estabilidade do que os aros menores.

  • Pneu: Chaoyang Victory H-5129 / 29 X 2.10. É largo e resistente, com um desenho que favorece a tração e o conforto. A câmara de ar é Chaoyang 29 X 1.75 / 2.1 / Válvula Presta 48 MM.

Conclusão

Ao chegarmos ao final desta análise das melhores bicicletas para iniciantes de 2023, fica evidente que a paixão pelo ciclismo só tende a crescer, impulsionada por avanços tecnológicos e um crescente interesse em hábitos de vida mais saudáveis e ecologicamente conscientes.

Ao longo deste texto, pudemos explorar as características e vantagens de diversos modelos, desde bicicletas urbanas versáteis e confortáveis até bicicletas de montanha robustas, ideais para aventuras off-road. Cada um desses modelos apresenta particularidades que se adéquam a diferentes preferências e necessidades, permitindo aos iniciantes encontrar a opção mais adequada ao seu perfil.

Portanto, seja para uma pedalada tranquila pela cidade, para aventuras em trilhas ou para deslocamentos diários, a bicicleta se mostra como uma opção promissora e gratificante para todos os que estão dando os primeiros passos no mundo do ciclismo em 2023.