Os melhores jogos de tabuleiro para jogar com os amigos

Descubra aqui os melhores jogos para passar horas jogando com amigos e encontre a diversão que procura para suas reuniões!

Hoje em dia, a tecnologia e a virtualidade oferecem inúmeras formas de entretenimento, mas nada se compara a juntar os amigos, sentar ao redor de uma mesa, rolar dados e mover peças. Os jogos de tabuleiro são uma tradição antiga e uma maneira bacana de curtir uma tarde tranquila e divertida na companhia de amigos.

Pensando nisso, nesse artigo, vamos listar uma ampla variedade de opções para vivenciar momentos inesquecíveis. Desde jogos clássicos que todo mundo conhecer até jogos inovadores capazes de desafiar a mente, confira abaixo uma seleção dos melhores

jogos de tabuleiro

para jogar com amigos. 

Pronto para transformar uma simples tarde em uma festa inesquecível repleta de risadas e competição amigável? Que comece o jogo!

rich-text-image

JOGOS

O que são os jogos de tabuleiro? Quais os benefícios de jogar jogos de tabuleiro?

Os jogos de tabuleiro são aqueles jogos que se desenrolam em uma superfície plana, como um tabuleiro, e geralmente envolvem peças, cartas ou dados. Os jogadores devem seguir regras específicas para alcançar um objetivo ou vencer os adversários.

Quanto aos seus benefícios, os jogos de tabuleiro são excelentes formas de relaxar, se divertir e passar tempo de qualidade com a família e os amigos, além de incentivar a interação social, fortalecer amizades e melhorar habilidades, como concentração e raciocínio lógico.

Melhores jogos de tabuleiro para jogar com amigos

Confira abaixo uma seleção dos 10 melhores jogos de tabuleiro para passar horas jogando com os amigos.

Star Wars: Rebellion

O

Star Wars: Rebellion

é um jogo de estratégia ambientado no universo Star Wars que permite aos jogadores reviver alguns dos momentos mais icônicos da saga Star Wars.

O jogo se desenrola em um tabuleiro que é uma representação vasta da galáxia Star Wars, onde cada jogador escolhe seu lado e assume o controle das personagens, naves e tropas. O objetivo principal do jogo varia dependendo do lado escolhido, seja a Aliança Rebelde ou o Império Galáctico:

  • A Aliança Rebelde: para quem escolher a Aliança Rebelde, o objetivo é realizar missões secretas, recrutar aliados e construir uma frota poderosa para resistir ao Império e ganhar apoio popular.

  • O Império Galáctico: quem preferir o Império Galáctico deve esmagar a rebelião, manter o controle da galáxia e localizar e destruir a base secreta da Aliança.

Esse jogo é para 2 jogadores, e exige tempo e dedicação, já que as partidas são geralmente longas e estratégicas.

Scrabble

Se tem orgulho do seu vocabulário e habilidades com as palavras, esse é o seu jogo ideal. No

Scrabble

, cada jogador deve criar palavras no tabuleiro usando as letras aleatórias que têm à disposição.  

Cada letra possui um valor de pontos, e o objetivo principal é criar palavras com o maior número de pontos possível. O jogador que conseguir formar as palavras mais valiosas será o vencedor.

O Scrabble é um jogo que exige vocabulário, planejamento e a capacidade para encontrar palavras únicas e criativas. É uma excelente opção para os amantes do mundo das palavras e da estratégia.

  • Número de jogadores: 2 a 4

Secret Code

Em

Secret Code

(Código Secreto), os jogadores se dividem em duas equipes e embarcam em uma competição para descobrir as identidades de seus agentes secretos, evitando os espiões inimigos.

Cada equipe tem um mestre espião, que sabe a localização dos agentes secretos da equipe, enquanto os outros jogadores tentam adivinhar com base nas pistas fornecidas pelo mestre espião. A equipe que conseguir identificar todos os seus agentes secretos primeiro é a vencedora.

O Código Secreto testa as habilidades de comunicação, estratégia e associação de palavras dos jogadores.

  • Número de jogadores: 2 a 8

Pandemic

O grande destaque do

Pandemic

é que é um jogo do tipo cooperativo, onde os jogadores, em vez de competir, vão trabalhar juntos como uma equipe de especialistas para impedir a propagação de quatro doenças mortais que surgiram em diferentes locais ao redor do mundo

Como um membro da equipe especialista que ajuda a prevenir doenças, cada jogador precisa ser estratégico para enfrentar e resolver uma série de situações imprevisíveis ao longo dos jogos.

  • Número de jogadores: até 4

Ludo

O

Ludo

é um jogo simples de aprender, e pode ser apreciado por jogadores de todas as idades. No entanto, apesar de sua simplicidade, exige o uso de estratégia na hora da escolha de qual peça mover em cada turno. O objetivo é avançar suas peças no tabuleiro, mas também bloquear seus oponentes.

rich-text-image

LUDO

Batalha naval

Na

batalha naval

, cada jogador posiciona seus navios em um tabuleiro de forma estratégica, mantendo a localização de suas embarcações em segredo. Durante o jogo, as naves devem ser alternadas para atacar o oponente, tentando adivinhar a localização das naves inimigas para atacá-las. 

Esse jogo requer uma combinação de estratégia e sorte, porque é preciso ser estratégico nos ataques, mas também é necessária uma parcela de sorte para adivinhar com precisão a localização dos navios inimigos.

  • Número de jogadores: 2

Xadrez

O

xadrez

é um jogo clássico, conhecido por sua profundidade e desafio intelectual. É jogado em um tabuleiro de 64 quadrados dispostos em um padrão 8x8, onde cada jogador tem um conjunto de 16 peças no início do jogo: 1 rei, 1 rainha, 2 torres, 2 cavaleiros, 2 bispos e 8 peões.

Os jogadores se revezam movendo suas peças, começando com as brancas, e o jogo continua até que um dos jogadores consiga dar xeque-mate no rei do oponente ou até que um empate seja alcançado.

O principal objetivo do jogo é dar xeque-mate ao rei do oponente, ou seja, colocar o rei do inimigo em uma posição em que esteja ameaçado por uma ou várias peças e não possa se mover para um local seguro. O jogador que alcançar o xeque-mate ao rei do adversário vence a partida.

  • Número de jogadores: 2

War

O

War

é um jogo de estratégia onde os jogadores assumem o papel de generais lutando pela dominação mundial com seu próprio exército. Cada jogador recebe missões diferentes para ganhar pontos, como conquistar um continente inteiro. 

Por sua vez, cada jogador movimenta seu exército e planeja ataques contra outras regiões, e a cada rodada, ganha mais soldados com base no número de pontos conquistados. A batalha é definida pelos dados e o tamanho do exército, e o objetivo final é conquistar o mundo ou completar suas missões para garantir a vitória.

  • Número de jogadores: 3 a 6

Catan

O

Catan

é um jogo de estratégia e negociação ambientado na ilha fictícia de Catan, onde os jogadores competem para estabelecer assentamentos e cidades enquanto procuram recursos essenciais.

No início do jogo, os jogadores possuem dois assentamentos e duas estradas e, em cada turno, lançam os dados para determinar quais locais no tabuleiro geram recursos. Os jogadores podem negociar recursos entre si ou com o banco para construir cidades, assentamentos e estradas.

O principal objetivo é ser o primeiro jogador a alcançar um número específico de pontos de vitória, que são obtidos através da colocação de assentamentos e cidades no tabuleiro, construindo a rota mais longa, comprando cartas de desenvolvimento e alcançando outros objetivos específicos.

  • Número de jogadores: 3 a 4

Monopoly

O

Monopoly

é um dos jogos de tabuleiro mais icônicos e populares do mundo. O jogo inclui um tabuleiro simulando uma cidade com quadrados representando propriedades, cartas de "sorte" e "arca comunitária", dinheiro, fichas de jogadores, casas e hotéis, além de dois dados.

No início do jogo, os jogadores recebem a mesma quantia de dinheiro e as propriedades são distribuídas através de um leilão. Em seguida, devem lançar os dados e mover suas peças para avançar no tabuleiro. Se a propriedade estiver sem dono, podem fazer a compra, mas se outro jogador já a possuir, devem pagar aluguel. 

Durante o jogo, os jogadores adquirem propriedades, constroem casas e hotéis e negociam com outros jogadores. No final, o jogador mais rico será o vencedor.

  • Número de jogadores: 2 a 8

rich-text-image

MONOPOLY

Conclusão

Resumindo, os jogos de tabuleiro oferecem diversidade e uma excelente opção para ter tempo de qualidade com os amigos, enquanto se aventuram em desafios estratégicos e competitivos. Do mundo mágico de Star Wars: Rebellion à diversão com palavras do Scrabble, passando pela cooperação no Pandemic e pelo clássico

Monopoly

, existem opções para todos.

Se deseja adquirir alguns desses jogos para seu próximo encontro com os amigos, confira esses e uma grande variedade de jogos de tabuleiro no Mercado Livre.

Faça sua compra hoje mesmo e garanta horas de diversão e muita emoção.