As 7 Melhores Máquinas de Costura de 2023

Conheça as melhores máquinas de costura disponíveis no mercado e escolha a mais adequada de acordo com seu nível de conhecimento. Não perca!

rich-text-image

costura

Uma máquina de costura é uma ferramenta que, sem dúvida, não pode faltar em sua casa, não só para criar e consertar suas roupas, mas também para fazer infinitas criações que permitam explorar sua criatividade.

Neste guia prático, contaremos quais são as sete melhores

máquinas de costura

do mercado, para que você possa encontrar a que melhor se adapta a você e aos possíveis usos que dará a ela.

Também apresentaremos algumas dicas de cuidados e conservação, para que você possa ter a máquina sempre em ótimas condições para usá-la quando quiser. Não perca este artigo!

O que considerar ao escolher uma máquina de costura?

Uma das primeiras coisas a ser considerada ao investir em uma máquina de costura é o seu uso pretendido. Ou seja, as máquinas de costura domésticas, que podem ser usadas para reparos domésticos, por exemplo, não são as mesmas que as industriais, que são usadas para costuras mais resistentes e volumosas.

Outro ponto a ser levado em consideração ao escolher a melhor máquina de costura para você é saber como elas funcionam, pois isso pode restringir suas opções. Em consonância com isso, é importante saber que uma máquina para costura tradicional não é a mesma que, por exemplo, a usada para costurar jeans. Sem dúvida, o conhecimento sobre isso virá com a experiência.

Finalmente, se você ainda estiver em dúvida se deve ou não fazer um investimento desse tipo, o que você deve saber é que ter as melhores máquinas de costura ajudará a economizar dinheiro: com elas, você não só poderá consertar roupas danificadas, mas também poderá fazer novas roupas e também ter seus próprios projetos de costura.

Tipos de máquinas de costura

Há diferentes tipos de máquinas de costura: as manuais, que usam a força humana para se movimentar; há as sem fio, para pequenos reparos no momento; e as elétricas, que precisam de um plugue próximo para funcionar.

Um exemplo de máquina de costura manual são as antigas máquinas de costura Singer, que eram embutidas em uma mesa e exigiam o uso da força dos pés para cima e para baixo constantemente para costurar; e eram para iniciantes e experientes.

As máquinas de costura elétricas, por outro lado, são as mais comuns hoje em dia, e há uma grande variedade delas no mercado, com diferentes complexidades, dependendo dos níveis de aprendizado.

As 7 máquinas recomendadas

Nesta seção, você encontrará algumas das máquinas de costura disponíveis no mercado, de acordo com o nível de conhecimento que você tem e o uso que pretende fazer delas, para poder escolher a que melhor se adapta a você.

Para iniciantes 

Máquina De Costura Singer M2505 Com 9 Pontos

Essas máquinas de costura

Singer M2505 Com 9 Pontos

 são básicas para o dia a dia. Com ela, você poderá fazer várias criações sem muito conhecimento prévio. Ela tem os controles básicos para que você possa entrar no mundo da costura sem complicações.

Suas principais funções são os nove tipos diferentes de pontos, básicos e utilitários, sendo um deles específico para fazer casas de botão em quatro etapas. Possui uma luz de led para obter sempre uma boa iluminação e uma estrutura metálica para aumentar sua estabilidade.

rich-text-image

maquina

Máquina de costura doméstica Lenoxx Psm105

Essa 

máquina

de costura foi pensada exclusivamente para quem está começando na arte da costura. Ela tem 12 pontos (reto, decorativo e ziguezague) e dois níveis de velocidade para todos os tipos de costura.

Diferentemente das outras opções, essa máquina tem a possibilidade de funcionar com pilhas ou conectada à tomada, o que a torna ainda mais útil para o dia a dia e fácil de transportar.

Para nível intermediário

Máquina de costura doméstica Singer Reta Tradition 2250

Esse

modelo de máquina de costura

permite que os usuários possam realizar desde tecidos elásticos até jeans; de tecidos médios a pesados, tudo, sem danificar a máquina.

Possui enfiador de linha automático, 9 pontos (ziguezague, ponto reto, três pontos e invisível, além de decorativo) e também aceita agulhas duplas para quem já está um passo à frente na costura.

Máquina De Costura Janome 3112pk 12 Pontos

A

máquina de costura Janome

é mecânica, tem a possibilidade de trabalhar com doze pontos diferentes, para uma costura reta. Além disso, ela tem a possibilidade de fazer casas de botão automaticamente e tem um cortador de linha.

Também tem uma luz LED para detalhes e um manual de instruções para os primeiros usos.

Para avançados

Máquina de costura reta Brother NQ470L portátil branca 110V/220V

Essa

máquina de costura é eletrônica

e tem mais de cem pontos. Faz 850 pontos por minuto e também faz bordados.

Possui luz de led para visualizar a costura e caseado automático, entre outras funções. 

Máquina de costura reta Genius Plus+ JX-4035 portátil branca 127V

Nesse caso, a

máquina de costura Genius Plus+ JX-4035

é mecânica, faz mais de 700 pontos por minuto e tem mais de 30 pontos diferentes.

Ela também pode ser usada para bordar e tem uma luz de costura para melhor visualização no processo.

Máquina de costura reta Janome 2008S portátil branca 127V

Essa

máquina mecânica

tem a possibilidade de fazer 14 pontos diferentes, faz mais de 750 pontos por minuto e é adequada para costurar em tecidos pesados. 

Como as demais máquinas, ela tem uma luz que ilumina a costura e também tem uma função de reversão.

rich-text-image

maquina de costura

Cuidados com a máquina de costura

Se você cuidar bem dela, uma máquina de costura deve durar a vida toda. Embora os modelos sejam atualizados, em alguns deles é possível incorporar alguns elementos anexos que permitem atualizá-la e, assim, mantê-la para toda a vida.

Entre os principais pontos a serem considerados para o seu cuidado, um dos mais importantes é a manutenção: se trata de uma limpeza regular, a maioria das marcas tem um kit especial que pode ser adquirido separadamente, o que permite remover os fiapos e lubrificar adequadamente a bobina para que ela continue funcionando.

Por último, os especialistas recomendam que, uma vez por ano, a máquina de costura seja revisada no centro de serviços da marca, onde ela deve ser ajustada ao padrão para que possa continuar sendo usada sem problemas.

Manutenção de uma máquina de costura

Um dos pontos mais fundamentais para a conservação é que a máquina tenha uma capa para guardar. Embora a maioria das marcas a considere um acessório quando você compra a máquina, o fato é que isso pode não acontecer e é bom que ela exista, então você terá de costurar uma ou comprá-la separadamente.

Conclusão

Sem dúvida, uma máquina de costura economiza dinheiro, ensina novas ferramentas e pode até se tornar uma fonte de renda para a família. Nesse sentido, sua manutenção e conservação serão fundamentais para que ela não se danifique e possa ser útil sempre que você a utilizar.

Agora que você já conhece as opções, de acordo com seu conhecimento sobre o assunto, escolha a sua no Mercado Livre.