Melhores Smart TVs para games em 2024

Conheça as melhores TVs e escolha a sua preferida para dar aquele upgrade nas partidas.

rich-text-image

Homem aproveita o jogo em uma TV Gamer

Se você é apaixonado por jogos, sabe da importância que uma imagem tem para entregar uma boa experiência gamer. A depender da qualidade da tela é possível ter acesso a mais detalhes, melhor resolução e mais fluidez, ou seja, gráficos de primeira. Assim dá pra aumentar a imersão e até as vantagens em games mais competitivos.

Ter acesso à uma TV com bons recursos possibilita mergulhar de verdade nos efeitos visuais incríveis e cenários impressionantes dos jogos mais modernos e cheios de tecnologia. No caso do gaming, existem modelos feitos sob medida para atender este público tão exigente: são as chamadas

TVs gamers

.

O que é uma TV gamer?

A TV gamer é uma

televisão

projetada especificamente para atender às necessidades dos jogadores, apresentando características como:

Alta qualidade de imagem

Estes televisores costumam oferecer altas resoluções, como a

4K

ou a

8K

, permitindo que os jogos apresentem uma maior nitidez, aumentando a imersão.

Taxas de atualização elevadas

Os aparelhos conseguem chegar a altas taxas de atualizações, como

120Hz

ou mais, garantindo uma jogabilidade mais suave e responsiva.

Tecnologias avançadas

Os dispositivos podem ter tecnologias de imagem avançadas, como o HDR, que aumenta o alcance de cores e de contraste, e o VRR, que evita problemas como o screen tearing, efeito de rasgo de tela em situações de rápidos movimentos na tela.

Baixa latência

A latência é o atraso entre o apertar de botão e o seu efeito ser reproduzido na tela. Para jogos competitivos, onde cada milissegundo importa, é importante que o tempo de latência seja o menor possível.

Modos de jogo

Pensando nos gamers, os fabricantes criaram TVs com modos de jogos específicos, que otimizam as configurações de tela para melhorar a experiência dos jogadores, como aumento da taxa de atualização e diminuindo a latência.

Compatibilidade com recursos gráficos

As melhores TVs gamers contam ainda com recursos como NVIDIA G-Sync e AMD FreeSync, fabricantes de placas gráficas. Assim, conseguem sincronizar a taxa de atualização da tela com a taxa de quadros produzida pela

TV

, deixando a imagem ainda mais fluida.

Entradas HDMI de alta velocidade

As TVs com portas HDMI de alta velocidade, como

HDMI 2.1

, são importantes para suportar altas resoluções, altas taxas de atualização e outras tecnologias avançadas que podem ser encontradas em consoles de última geração.

Tecnologias de áudio avançadas

Embora o áudio muitas vezes seja considerado em segundo plano em relação à qualidade da imagem, um bom sistema de áudio é fundamental. TVs com

som

surround, como os formatos 5.1 e 7.1, e tecnologias como Dolby Atmos ou DTS:X irão melhorar a imersão e a experiência geral de jogo.

rich-text-image

Smart Tv Oled C2 LG Evo Oled42c2psa Webos 4k 42 100v/240v

Melhores Smart TVs para games: 8 modelos para comprar

Agora que você conhece melhor alguns dos recursos mais tecnológicos que existem no mundo das TVs, especialmente quando falando de jogos, confira 8 modelos bastante populares entre os jogadores, segundo a página de Tendências do Mercado Livre Brasil.

LG OLED C2

A LG é uma das empresas mais conhecidas no mundo quando o assunto são TVs de qualidade. A marca foi a desenvolvedora da tecnologia

OLED

, tipo de painel com contraste infinito e pretos puros, o que garante imagens mais detalhadas e cores mais ricas. Logo, não é de se espantar que ela possua alguns modelos de TV gamer com esse tipo de painel, dentre eles a

OLED C2

.

  • Está disponível em vários tamanhos como 42", 48", 55", 65", 77" e 83". Todos contam com uma taxa de atualização de 120 Hz, garantindo boa fluidez de movimentos, resolução 4K e tempo de resposta de 1 ms.

  • Possui HDR e Dolby Vision IQ , que garante um nível de brilho superior na imagem, além das tecnologia Dolby Atmos, capaz de criar um som surround virtual de 7.1.2 canais. Ambos são capazes de elevar a sensação de imersão do usuário.

  • Suporta a tecnologia Dolby Vision Gaming 4K e é compatível com NVIDIA G-Sync, AMD FreeSync Premium e VRR, que garantem uma ação rápida e suave na tela.

  • Possui quatro entradas HDMI 2.1, uma saída digital óptica, três entradas USB, 1 entrada LAN, conexão WiFi, Bluetooth, além da entrada RF de antenas.

LG OLED C1

A

LG OLED C1

é um modelo da geração passada de TVs da LG. No entanto, justamente por apresentar um ótimo desempenho ela possui um ótimo custo-benefício. Além do painel OLED, garantindo um belo contraste e cores ricas, o modelo ainda tem:

  • Taxa de atualização de 120 Hz e resolução 4K. Pode ser encontrada nos tamanhos de 48", 55", 65" e 77".

  • Compatibilidade com Dolby Vision IQ e Dolby Atmos, proporcionando uma maior imersão para o usuário. O produto também oferece HDR 10, capaz de ajustar o brilho e as cores para realçar o mais ínfimo detalhe.

  • Suporte ao NVIDIA G-SYNC, AMD FreeSync Premium e VRR, garantindo fluidez de imagem e suavidade de transição até nas cenas mais intensas.

  • Baixa latência com a tecnologia ALLM (Auto Low Latency Mode), que garante tempos de respostas de 1 ms nas entradas HDMI 2.1.

  • Predefinições no modo jogo para diferentes gêneros, como FPS, RPG e RTS, simplificando os ajustes e definições de jogo que o usuário pode alterar.

  • Possui quatro entradas HDMI 2.1, saída de som óptica, entrada para fone de ouvido, entrada LAN, duas de antena RF e conexão WiFi e Bluetooth.

LG QNED80

Outro modelo com alta definição de imagem e recursos de jogos da LG é o QNED80, com painel de pontos quânticos e tecnologia NanoCell. Diferente da OLED, essas tecnologias prometem cores vívidas e brilho intenso no display.

  • Tem resolução 4k e está disponível nos tamanhos 55", 65", 75" e 86", além de taxa de atualização de 120 Hz.

  • Possui integração com Google Stadia e GeForce Now, permitindo ao usuário jogar jogos na nuvem.

  • Graças ao AMD FreeSync Premium, a TV garante suavidade de imagem ao equiparar os quadros produzidos pela placa gráfica com a frequência do painel.

  • Possui duas entradas HDMI 2.1 e duas entradas HDMI 2.0. Além disso, tem duas entradas USB, entrada LAN, saída digital óptica, conexão WiFi, Bluetooth e por antena RF.

Samsung Neo QLED QN90C

A Samsung é outra fabricante de TVs bastante renovada, sendo responsável pelo desenvolvimento da tecnologia

QLED

de pontos quânticos, que garante um brilho mais intenso e cores mais vívidas para as imagens. Seu modelo

Neo QLED 4K QN90C

é um dos mais tops de linha da empresa quando o assunto são jogos.

  • Está disponível nos tamanhos de 43", 50", 55" e 65". Seu painel ainda conta com a tecnologia de mini LED, garantindo um ótimo contraste.

  • Conta com suporte para o FreeSync Premium Pro e possui uma taxa de atualização de 144 Hz graças ao recurso Motion Xcelerator Turbo+. Isso garante uma imagem suave até nas cenas mais movimentadas.

  • Seu Menu de Jogos permite alterar o formato da cena para Ultra Wide (21:9 ou 32:9) e consultar a latência, FPS, HDR.

  • Tem acesso à tecnologia HDR, capaz de trazer maior nitidez para a imagem e som Dolby Atmos, que cria uma atmosfera de som surround em 4.2.2 canais de áudio.

  • Possui quatro portas HDMI 2.1, entrada LAN, conectividade Bluetooth e WiFi, duas entradas USB, eARC e antena RF.

Samsung Neo QLED QN85C

Outro modelo da Samsung com ótima experiência para jogos é a

Samsung Neo QLED QN85C

. Esse modelo apresenta um ótimo custo-benefício, entregando um painel QLED com tecnologia Mini LED a preço competitivo.

  • Pode ser encontrada nos tamanhos 55", 65", 75" e 85", possuindo resolução 4K e taxa de atualização de até 120 Hz com o Motion Xcelerator Turbo+.

  • Possui tecnologia de som Dolby Atmos, que garante maior percepção de movimento dos sons da cena, além da tecnologia Sincronia Sonora, em que o som de uma soundbar pode ser somado aos dos alto-falantes da TV.

  • Tem suporte a HDR e FreeSync Premium Pro, garantindo uma imagem mais fluida, nítida e com cores e brilhos mais intensos.

  • Possui acesso ao Menu de Jogos, que pode alterar o formato da tela para Ultra Wide, além de permitir acessar opções de latência e FPS.

  • Possui quatro entradas HDMI 2.1, uma ethernet, conectividade WiFi e Bluetooth, além de saída de áudio digital, entrada de antena RF e duas entradas USB.

Samsung QLED Q70A

A Samsung

QLED Q70A

é outro modelo com ótimo custo-benefício da fabricante e com ótimos recursos para gamers. Com painel QLED e resolução 4K, esse modelo garante uma ótima qualidade de imagem.

  • Disponível nos modelos 55", 65", 75" e 85" com 120 Hz nativo, isto é, em todos os modos de exibição.

  • Possui um Menu de Jogo capaz de mudar o aspecto da tela para Ultra Wide (21:9 ou 32:9) e que permite ao usuário consultar e modificar aspectos do jogo, como FPS e latência.

  • Tem suporte a tecnologia Motion Xcelerator Turbo+ e FreeSync Premium Pro, garantindo ultraperformance nos jogos na entrada HDMI 2.1.

  • Possui suporte para conteúdos HDR, garantindo a exibição de cores mais vívidas e brilhos mais intensos.

  • Tem acesso às tecnologias de som Sincronia Sonora, que soma a capacidade da soundbar aos alto-falantes da TV, além do Som em Movimento, que cria uma experiência 3D de som.

  • Possui quatro entradas HDMI 2.1, entrada LAN, duas entradas USB e conexão por antena RF, WiFi e Bluetooth.

rich-text-image

Smart TV Samsung Gaming QN43QN90CAGXZD Neo QLED Tizen 4K 43" 100V/240V

Samsung OLED S90C

A Samsung também possui sua linha de painéis OLED, sendo capaz de aliar a tecnologia de LEDs orgânicos com recursos gamers. Um exemplo disso é a

Samsung OLED S90C

.

  • Com resolução em 4K, o modelo está disponível nos tamanhos 55" e 65".

  • Com a tecnologia Motion Xcelerator Turbo Pro: Ultra Performance essa TV chega a taxas de atualização de 144 Hz.

  • Possui suporte para HDR, que garante maior brilho e cores mais vívidas em conteúdos compatíveis.

  • Tem uma experiência de som imersiva com as tecnologias Dolby Atmos, Som em Movimento Virtual e Sincronia Sonora.

  • Recurso FreeSync Premium Pro garante imagens suaves, sem quebras, e modo de jogo permite ao usuário mudar o formato da tela para Ultra Wide, além de modificar detalhes como latência FPS.

  • Dá acesso ao Samsung Gaming Hub que suporte plataformas de jogos em nuvem como Xbox Game Pass e Nvidia GeForce Now.

  • Tem quatro entradas HDMI 2.1, duas USB, uma de cabo LAN, saída de áudio digital e conectividade WiFi e Bluetooth.

Philips The One PU8807/78 Ambilight

A

Philips The One

é um dos modelos mais diferenciados do mercado graças a sua tecnologia Ambilight, uma luz traseira capaz de se adaptar ao que está sendo exibido na TV, aumentando a imersão do conteúdo com o ambiente. A TV ainda possui ótimos recursos para gamers.

  • Modelo está disponível nos tamanhos 55", 65" e 75", possui resolução 4K e taxa de atualização de 120 Hz.

  • Tem tecnologia Dolby Vision, HDR10+ de aprimoramento de imagem, garantindo um maior brilho e cores mais ricas.

  • Possui tecnologia de Micro Dimming Pro, capaz de exercer maior controle de brilho sobre diferentes áreas da TV.

  • Permite jogar na nuvem através do Google Stadia e GeForce Now.

  • Seus recursos de áudio incluem Dolby Atmos e melhorias de som via inteligência artificial, garantindo claridade e imersão para o usuário.

  • Possui quatro conexões HDMI 2.1, duas USB, conectividade WiFi e Bluetooth, saída de som digital, entrada de cabo ethernet, saída para fone de ouvido e entrada para antena IEC75.

  • Modo jogo dá acesso a tecnologias como ALLM, AMD FreeSync Premium, Dolby Vision e VRR, garantindo uma experiência responsiva para os gamers.

  • Permite integração com lâmpadas Philips HUE, que se alteram também de acordo com o que está sendo passado na tela.

Agora que você conhece melhor sobre as TVs voltadas para o público gamer, com certeza conseguirá tomar uma boa decisão na hora de escolher uma para se aventurar nas partidas. Seja você um jogador casual em busca de diversão e entretenimento ou um competidor ávido em busca de excelência, a combinação de uma

TV

gamer de qualidade com a paixão pelos jogos abrirá as portas para uma experiência de jogo verdadeiramente inesquecível.