Audi RS 6 Avant GT: esportivo raro terá apenas 10 unidades no Brasil

O modelo reforça a tradição da marca em unir desempenho esportivo, tecnologia e sofisticação

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Série limitada terá somente 10 exemplares no Brasil

A

Audi

do Brasil confirmou a chegada do RS 6 Avant GT ao país. A série limitada de apenas 660 unidades no mundo terá somente 10 exemplares destinados ao mercado brasileiro. Com produção especial e acabamento exclusivo, o modelo reforça a tradição da marca em unir desempenho esportivo, tecnologia e sofisticação.

A nova versão do

Audi RS 6 Avant

se diferencia das demais não apenas pelo visual, mas também por trazer aprimoramentos técnicos, elementos aerodinâmicos em fibra de carbono, suspensão esportiva ajustável e motor V8 biturbo de 630 cv. O conjunto posiciona o modelo como um dos mais potentes e exclusivos da linha Audi RS.

Ficha técnica — Audi RS 6 Avant GT

  • Motor: 4.0 TFSI V8 biturbo

  • Potência: 630 cv

  • Torque: 830 Nm (83,6 kgfm)

  • Câmbio: Tiptronic de 8 marchas

  • Tração: Integral permanente quattro

  • 0 a 100 km/h: 3,3 s

  • Velocidade máxima: 305 km/h

  • Pneus: Continental SportContact 7 (285/30 R22)

  • Freios: Cerâmica com pinças vermelhas

  • Suspensão: RS Plus com Dynamic Ride Control (DRC)

  • Produção global: 660 unidades (10 destinadas ao Brasil)

Série limitada inspirada no automobilismo

O RS 6 Avant GT é baseado no conceito RS 6 GTO, apresentado pela Audi em 2020. O protótipo foi criado por doze jovens talentos da empresa, com apoio do time de design e engenharia, inspirado no lendário Audi 90 quattro IMSA GTO de 1989. O resultado foi uma proposta que alia herança esportiva com soluções modernas de desempenho e design.

A versão GT traz elementos visuais próprios, como novos spoilers, difusores, rodas exclusivas de 22 polegadas e uma asa traseira dupla inspirada em carros de corrida. O uso extensivo de fibra de carbono em partes como capô, para-lamas e retrovisores não só reduz o peso total do veículo, como também contribui para um visual mais agressivo e aerodinâmico.

Outra novidade está na retirada dos trilhos do teto, o que acentua a silhueta esportiva da

perua

. Na traseira, as inserções em preto brilhante e o difusor com refletor central destacam o visual de competição. A carroceria em branco Arkona é combinada com detalhes nas cores tradicionais da Audi Sport (preto, cinza e vermelho) e rodas pintadas em branco brilhante.

Interior com foco na exclusividade

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O acabamento interno é majoritariamente preto e tem detalhes em vermelho

A cabine do RS 6 Avant GT foi projetada para entregar uma experiência de condução refinada e esportiva. O acabamento interno é majoritariamente preto, com detalhes em cobre e vermelho. Os bancos tipo concha trazem couro Dinâmica com costura em padrão colmeia, enquanto os cintos de segurança se destacam pela cor vermelho carmesim.

O pacote de design RS Plus é item de série, assim como o teto solar panorâmico. O console central exibe a numeração da edição limitada (de 1 a 660), reforçando a exclusividade do modelo. Tapetes e encostos também trazem a inscrição “RS 6 GT”.

Pela primeira vez, a Audi inclui no modelo o sistema de som Bang & Olufsen 3D Advanced, com 21 alto-falantes (incluindo dois motorizados no painel) e tecnologia de imãs Neodymium para melhor qualidade de áudio.

Mecânica de superesportivo

O RS 6 Avant GT mantém o motor 4.0 TFSI V8 biturbo já consagrado nas versões mais potentes da linha

RS

. Para essa série especial, o conjunto foi otimizado para entregar 630 cavalos de potência e 83,6 kgfm de torque máximo (830 Nm). A tração integral quattro permanente e o câmbio Tiptronic de oito marchas completam o conjunto.

O desempenho reflete os números de um supercarro: aceleração de 0 a 100 km/h em 3,3 segundos e de 0 a 200 km/h em 11,5 segundos. A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 305 km/h.

O diferencial central de bloqueio, mais leve e compacto, distribui o torque entre os eixos com base na aderência. Em condições normais, a divisão é de 40% na dianteira e 60% na traseira, mas pode chegar a até 85% do torque traseiro quando necessário. O diferencial traseiro esportivo recebeu ajustes específicos para esta versão, priorizando uma dirigibilidade mais ágil no modo de condução dinâmica.

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A velocidade máxima é limitada eletronicamente a 305 km/h.

Suspensão ajustável e pneus de alta performance

O modelo conta com a suspensão esportiva RS Plus com Dynamic Ride Control (DRC), que proporciona melhor controle da carroceria durante curvas em alta velocidade e frenagens intensas. Esse sistema hidráulico substitui os tradicionais amortecedores eletrônicos por um sistema de tubos interligados, que reduz o rolamento lateral e melhora a estabilidade.

Os pneus de fábrica são Continental SportContact 7, com medida 285/30 R22. Eles oferecem maior aderência tanto em curvas quanto em frenagens. Segundo a Audi, a distância de frenagem de 100 a 0 km/h é até dois metros menor em comparação com pneus convencionais.

Freios de cerâmica com pinças vermelhas completam o pacote, garantindo maior resistência térmica e desempenho em situações extremas.

Se você é apaixonado por peruas esportivas e sonha em ter um modelo como o

Audi RS 6

na garagem, vale a pena conferir as ofertas disponíveis no Mercado Livre. A plataforma reúne diversas versões do RS 6, desde os mais antigos até edições mais recentes, com diferentes níveis de personalização e quilometragem. 

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Produção artesanal e neutra em carbono

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A montagem do RS 6 Avant GT é feita manualmente por sete técnicos experientes

Um dos diferenciais do RS 6 Avant GT está no seu processo de produção. Diferente das demais versões do modelo, a série especial não é inteiramente montada na linha principal de produção em Neckarsulm, na Alemanha. Após a pintura da carroceria, os veículos são enviados à unidade de Böllinger Höfe, também na Alemanha, onde passam por uma montagem mais artesanal.

Essa planta é a mesma onde são fabricados os

modelos elétricos

e-tron GT e RS e-tron GT. A montagem do RS 6 Avant GT é feita manualmente por sete técnicos experientes, em três estações específicas. Cada unidade leva cerca de um dia para ser finalizada, com atenção especial aos componentes exclusivos da edição, como capô, para-lamas e a suspensão ajustável.

Além do caráter quase artesanal, a planta de Böllinger Höfe é neutra em emissões de carbono. Isso é possível graças ao uso de energia elétrica renovável e aquecimento sustentável. As emissões residuais são compensadas por meio de créditos de carbono certificados, em linha com a meta global da Audi de alcançar neutralidade de carbono até 2050.

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O RS 6 Avant GT é exclusividade no Brasil

Das 660 unidades produzidas globalmente, apenas 10 virão ao Brasil, o que reforça ainda mais o caráter exclusivo do modelo. O número restrito atende a um público altamente seletivo, formado por colecionadores e entusiastas da marca que buscam um veículo de alto desempenho, com tecnologia de ponta e produção diferenciada.

O Mercado Livre também disponibiliza a

Tabela Fipe da Audi

integrada à plataforma, facilitando a comparação de preços médios praticados no mercado para cada versão do Audi RS 6.

O lançamento do RS 6 Avant GT no Brasil também simboliza o posicionamento da Audi em manter um portfólio voltado à esportividade, mesmo com a transição gradual da indústria para veículos elétricos. Com forte herança no automobilismo e tradição nas peruas esportivas, a marca reforça sua identidade com essa edição especial.

​​Autor: Paulo Ribeiro