BMW Z3 completa 30 anos de comercialização

Lançado em 1995, o roadster esportivo se tornou um ícone da marca bávara.

Em 2025, o

BMW Z3

celebra 30 anos de história desde o início de sua produção na fábrica de Spartanburg, nos Estados Unidos. Lançado em 1995, o roadster esportivo se tornou um ícone da marca bávara e até hoje conquista fãs ao redor do mundo, tanto por seu design atemporal quanto pelo prazer de dirigir, típico da BMW.

O Z3 foi o primeiro modelo da marca a ser produzido fora da Alemanha. Com quase 300 mil unidades produzidas entre 1995 e 2002, já é considerado um clássico moderno e vem ganhando espaço no mercado de colecionáveis. Mas o que torna esse modelo tão especial? 

Abaixo, relembramos os principais marcos da trajetória, seus motores, versões e curiosidades que ajudam a entender por que ele continua tão valorizado mesmo após três décadas.

BMW Z3: Estreia cinematográfica de peso

Poucos carros tiveram um começo tão estrelado quanto o BMW Z3. Sua apresentação oficial ao grande público aconteceu nas telas de cinema, como o veículo que acompanhou James Bond, o agente secreto vivido por Pierce Brosnan no filme 007 contra GoldenEye, lançado em novembro de 1995. 

Na época, o modelo nem havia chegado às concessionárias, mas o marketing em torno do longa foi tão eficaz que esgotou toda a produção de 15 mil unidades prevista para o primeiro ano, ainda no início de 1996.

A

BMW

ainda lançou uma edição limitada comemorativa chamada Z3 James Bond Edition, inicialmente com 20 exemplares. A demanda foi tão alta que a produção subiu para 100 unidades.

Design de roadster puro-sangue

Desenhado por Joji Nagashima, o mesmo responsável por modelos como o Série 5 E39 e o Série 3 E90, o Z3 seguia fielmente a cartilha dos roadsters da marca. Isso significa capô longo, traseira curta, posição de dirigir recuada e tração traseira, com motor na dianteira. O modelo também prestava uma sutil homenagem ao lendário BMW 507 dos anos 1950.

As "brânquias" laterais próximas aos para-lamas dianteiros eram um charme à parte, e o design geral combinava proporções musculosas com detalhes clássicos. Mesmo décadas depois, o visual do Z3 ainda atrai olhares nas ruas, e muitos consideram o modelo um clássico atempo.

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O visual do Z3 ainda atrai olhares nas ruas

Variedade de motores e versões

O BMW Z3 estreou com motorização de quatro cilindros, com opções de 1.8 litro (115 cv) e 1.9 litro (143 cv). Mas logo em 1997 chegaram os famosos seis cilindros em linha, marca registrada da BMW. O primeiro deles foi o 2.8 (193 cv), que deu ao roadster um desempenho esportivo de verdade.

Ainda mais extrema foi a chegada do Z3 M Roadster, com motor S50B32 de 3.2 litros e 321 cv, o mesmo usado no M3 E36 europeu. Com esse propulsor, o Z3 passava dos 250 km/h e acelerava de 0 a 100 km/h em menos de 5,5 segundos.

Em 1999, o modelo passou por um leve facelift, com mudanças na traseira (mais larga e robusta), novas lanternas e farois com bordas cromadas. A gama de motores também cresceu:

  • 1.9 litro (117 cv)

  • 2.0 litros (150 cv)

  • 2.2 litros (170 cv)

  • 3.0 litros (231 cv)

  • Z3 M com motor S54B32 (325 cv)

Z3 Coupé: ousado e cultuado

Se o Z3 Roadster era sensual e divertido, o Z3 Coupé, lançado em 1998, foi a ousadia em forma de carro. A carroceria fechada, com traseira alongada e linhas quase "shooting brake", dividiu opiniões na época, mas hoje é objeto de culto entre os entusiastas. Ao todo, cerca de 18 mil unidades foram produzidas.

Com motores de seis cilindros, incluindo as versões M de até 325 cv, o cupê ficou famoso pela rigidez estrutural superior e desempenho ainda mais esportivo. Inclusive, foi usado como carro de segurança na MotoGP em 2000.

Curiosidades e versões especiais

Entre as versões mais raras e curiosas do Z3 está uma unidade única com motor V12 de 326 cv, chamada Z3 M V12. Ela foi construída apenas como protótipo para testar o espaço disponível no cofre do motor.

A BMW também criou edições especiais "Individual", com combinações de cores e acabamentos exclusivos, como as versões “British Traditional”, “Dakkar” e “Kyalami”. Já a Sport Edition, mais comum, trazia rodas de 17", suspensão rebaixada, diferencial traseiro autoblocante e bancos esportivos com detalhes M.

A última unidade do Z3 deixou a linha de montagem em 28 de junho de 2002 e hoje está em exposição no museu da fábrica em Spartanburg.

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 As versões com motores seis cilindros e unidades da versão M são mais valorizadas

BMW Z3 no mercado de usados

Com 30 anos de história, o Z3 se tornou uma opção muito procurada por colecionadores e entusiastas de carros esportivos. Seu valor varia conforme a motorização, estado de conservação e quilometragem, mas já é possível encontrar boas opções entre R$140 mil e R$200 mil no mercado brasileiro, especialmente em plataformas como o Mercado Livre.

Versões com motores seis cilindros e unidades da versão M são mais valorizadas, assim como os raros Z3 Coupé. Edições especiais, quando aparecem à venda, também costumam ter preços elevados.

Além disso, o Z3 tem manutenção relativamente acessível (considerando o segmento de esportivos europeus), com boa disponibilidade de peças no mercado paralelo e entre entusiastas que se organizam em clubes e fóruns.

No Mercado Livre você também encontra a

Tabela Fipe da BMW

, caso tenha interesse em outros modelos da marca. Com a ferramenta, é possível conhecer o valor médio de mercado e tomar decisões mais embasadas. 

​​​​Autor: Paulo Ribeiro