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imagem do BYD Shark
A BYD Shark é a nova aposta da montadora chinesa no mercado brasileiro, sendo a primeira
híbrida plug-in disponível no país. O modelo se destaca por seu design moderno, tecnologia e eficiência energética, visando atrair consumidores que buscam um veículo robusto e econômico.
Com a combinação de um motor a combustão e dois motores elétricos para entregar potência e economia, a BYD Shark tem preço a partir de R$ 379.800, e chega para competir com a também recém-lançada JAC Hunter HD 4x4, além das já conhecidas
e Volkswagen Amarok.
A seguir, trazemos um guia completo sobre a BYD Shark, com todos os aspectos, desde prós e contras até ficha técnica e principais rivais.
Prós:
Eficiência energética: o sistema híbrido plug-in permite até 840 km de autonomia no modo híbrido.
Tecnologia: equipamentos como câmeras 360°, assistente de faixa e head-up display garantem uma experiência de condução segura.
Capacidade de carga: com uma caçamba de 1.200 litros e capacidade de reboque de 2.500 kg, é uma picape bastante funcional.
Contras:
Capacidade de carga inferior em comparação aos concorrentes.
Rede de assistência: a BYD ainda está em expansão no Brasil, o que pode limitar a disponibilidade de assistência técnica.
Motorização e desempenho
A BYD Shark é equipada com um motor 1.5 turbo a gasolina combinado com dois motores elétricos.
Juntos, eles entregam uma potência combinada de 437 cv e torque de 65 kgfm, permitindo que a picape acelere de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Essa configuração híbrida oferece a flexibilidade de alternar entre o uso de gasolina e eletricidade, alcançando uma eficiência de até 24,6 km/l na cidade.

imagem do BYD Shark
Interior e conforto
O interior da BYD Shark é projetado para oferecer conforto e funcionalidade. Equipado com telas digitais, incluindo um painel de 10,25 polegadas e uma tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, o modelo proporciona uma experiência tecnológica avançada.
Há também compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, além de recursos como ar-condicionado dual-zone, sistema de som integrado com diversas funções exclusivas, além de aplicativo para smartphone.
Tecnologia e segurança
Em tecnologia e segurança, a picape da BYD vem equipada com o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), que inclui controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa, reconhecimento de placas de trânsito, câmeras 360° e monitor de ponto cego.
Esses recursos ajudam a garantir uma condução segura e prática, reforçando a proposta da BYD de oferecer veículos altamente tecnológicos.
Preço
A BYD Shark está disponível no Brasil por R$ 379.800. Esta versão única, chamada GS, é equipada com todas as funcionalidades descritas e é oferecida em cores como Atlantis Grey, Pallas White e Marmara Black.

imagem do BYD Shark
Ficha técnica
Motorização: 1.5 turbo a gasolina + dois motores elétricos
Potência total: 437 cv
Torque: 65 kgfm
Autonomia: até 57 km (modo 100% elétrico) e 840 km (modo híbrido)
Consumo híbrido: 24,6 km/l (cidade) e 19,9 km/l (estrada)
Dimensões: comprimento: 5.457 mm, Largura: 1.971 mm, Altura: 1.925 mm, Entre-eixos: 3.260 mm
Capacidade de carga: 1.200 litros
Capacidade de reboque: 2.500 kg
Peso: 2.710 kg
Comparação BYD Shark vs. rivais
Motorização e desempenho
A BYD Shark se diferencia por ser uma picape híbrida plug-in, combinando um motor 1.5 turbo a gasolina com dois motores elétricos. Juntos, eles produzem 437 cv e 65 kgfm de torque, permitindo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos.
O modo elétrico oferece até 57 km de autonomia, e o consumo híbrido chega a 24,6 km/l na cidade, com autonomia de até 840 km. Esse desempenho híbrido destaca-se pela potência e eficiência energética.
Já a
Hunter HD 4x4 é movida por um motor a diesel 2.0 turbo, que gera 191 cv e 46,9 kgfm de torque. Embora robusto e confiável, o desempenho fica abaixo da Shark, com foco em resistência e tração off-road. Sua aceleração não é o destaque, já que é projetada para força e economia em terrenos variados.
Equipado com um motor 2.8 turbo diesel, a
Hilux entrega 204 cv e 50,9 kgfm de torque, em sua versão mais potente. O desempenho é sólido, com tração 4x4, sendo uma escolha confiável para quem busca durabilidade e capacidade off-road. A Hilux é conhecida por sua robustez, mas não oferece a mesma eficiência energética que a Shark.
Por sua vez, a Volkswagen
possui diferentes opções de motorização, sendo a mais potente a versão V6 3.0 turbo diesel com 258 cv e 59,1 kgfm de torque. Com tração integral e desempenho vigoroso, ela é a mais potente das picapes a diesel deste grupo, competindo em potência com a Shark, mas sem os benefícios de um sistema híbrido.

imagem do BYD Shark
Interior e conforto
A Shark apresenta um interior sofisticado, com telas digitais modernas, incluindo uma central multimídia giratória de 12,8 polegadas e painel digital. O acabamento é premium, com materiais de alta qualidade e uma série de recursos como ar-condicionado dual-zone e bancos com ajuste elétrico. O espaço interno é confortável, focando na experiência do motorista e passageiros.
O interior da Hunter é mais funcional, com foco em praticidade e durabilidade. Ela oferece uma tela multimídia simples e materiais que privilegiam resistência, sendo adequada para o uso mais severo. Não possui o mesmo nível de sofisticação da Shark, mas é confortável e espaçosa.
A
combina conforto e funcionalidade. A central multimídia é eficiente e há bons materiais no acabamento, embora não atinja o nível de sofisticação da Shark. Os bancos são confortáveis e ajustáveis, oferecendo uma boa posição de condução, mas sem tantos toques luxuosos.
O interior da Amarok é espaçoso e bem-acabado, com uma central multimídia eficiente e materiais que combinam durabilidade com um toque de luxo. Assim como a Shark, a Amarok oferece um ambiente confortável, mas sem a mesma quantidade de tecnologia integrada e telas digitais modernas.
Tecnologia e segurança
Um dos pontos fortes da BYD Shark é a tecnologia, com recursos como assistentes de condução (ADAS), controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e câmeras 360°. Isso coloca a Shark no topo em termos de segurança e conveniência tecnológica.

imagem do BYD Shark
Já a JAC Hunter HD 4x4 oferece o básico em termos de tecnologia de segurança, com controle de tração, estabilidade e airbags. Não é tão avançada quanto a Shark, mas atende bem ao que se espera de uma picape funcional e segura.
Por sua vez, a Toyota Hilux vem com sistemas de segurança avançados, como controle de tração, estabilidade, airbags e assistência de subida e descida em ladeiras. Apesar de confiável e segura, não tem a mesma quantidade de tecnologias avançadas que a Shark.
A VW Amarok oferece sistemas avançados de segurança, como frenagem de emergência, controle de tração e estabilidade, mas também não chega ao nível de tecnologia integrada da Shark. A Amarok é uma das picapes mais seguras de seu segmento a diesel.
Custo-benefício
Com preço a partir de R$ 379.800, a Shark é a opção mais cara, mas oferece uma combinação de tecnologia, desempenho e eficiência híbrida que pode compensar o investimento inicial para quem busca inovação e economia de combustível a longo prazo.
A Hunter é a mais acessível do grupo, a partir de R$ 239.900, o que é um ótimo custo-benefício para quem busca uma picape robusta e confiável, sem necessidade de alta tecnologia. Seu preço competitivo a torna uma escolha interessante.
A Hilux é uma das opções mais tradicionais e é conhecida pela durabilidade e bom valor de revenda, o que a torna um bom investimento a longo prazo. Embora não seja a mais barata, oferece uma boa combinação de desempenho e robustez. Seu preço começa em R$ 251.390, para as versões automáticas de entrada.
Por fim, a Amarok oferece custo-benefício interessante para quem busca potência e conforto. Seu preço, a partir de R$ 309.990, é competitivo em relação ao desempenho oferecido, especialmente na versão V6, mas ainda assim fica atrás da Shark em termos de inovação.
Conclusão
A BYD Shark representa um avanço significativo na oferta de picapes no Brasil, trazendo inovação tecnológica e eficiência energética para o mercado.
Embora o preço elevado possa ser uma barreira para alguns consumidores, aqueles que buscam um veículo econômico e potente encontrarão na Shark uma excelente opção.
A combinação de conforto, tecnologia e desempenho coloca a BYD Shark como um dos modelos mais interessantes em sua categoria.

imagem do BYD Shark
Perguntas frequentes
Qual é a autonomia elétrica da BYD Shark?
A autonomia no modo 100% elétrico é de até 57 km. Já no modo híbrido, a BYD Shark promete até 840 km de autonomia.
Qual é o preço da BYD Shark no Brasil?
A picape é vendida por R$ 379.800.
Quais são os principais rivais da BYD Shark?
Toyota Hilux, Volkswagen Amarok e JAC Hunter HD 4x4 são alguns dos concorrentes diretos da BYD Shark.
A BYD Shark possui assistência de condução?
Sim, a picape inclui o Sistema Avançado de Assistência ao Motorista (ADAS), com diversos recursos de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma.
Como é o desempenho da BYD Shark?
Com uma potência total de 437 cv, a Shark acelera de 0 a 100 km/h em 5,7 segundos, proporcionando desempenho ágil para uma picape.