Carros com rodas grandes: conheça 5 modelos no Brasil

No mercado brasileiro, há modelos com rodas de até 22 polegadas

rich-text-image

Os carros com “rodões” conquistam fãs por onde passam.

As rodas grandes são mais do que um detalhe visual, elas transformam o porte, a esportividade e até o comportamento dinâmico dos veículos. No mercado brasileiro, há modelos que se destacam pelas rodas de fábrica com até 22 polegadas, o que chama a atenção nas ruas e garante mais presença. 

Separamos cinco carros à venda no Brasil com rodas grandes que combinam visual marcante com desempenho, tecnologia e, em alguns casos, até esportividade. Confira os detalhes de cada um e veja por que esses veículos,

usados ou novos

, conquistam fãs por onde passam.

1. Land Rover Defender 130 X: rodas de até 22 polegadas

Um dos SUVs de luxo mais robustos do mercado, o Defender 130 X pode vir equipado com rodas de 22 polegadas, o maior tamanho de fábrica entre os modelos vendidos oficialmente no Brasil. 

Essa versão da

Land Rover

alia sofisticação e força bruta: são 400 cv vindos do motor 3.0 turbo híbrido-leve a gasolina, com tração integral e suspensão a ar ajustável.

Com capacidade para até oito ocupantes, o

Defender

também é equipado com o sistema de entretenimento Pivi Pro, câmeras 360°, piloto automático adaptativo e acabamento refinado com couro Windsor.

rich-text-image

O Defender tem capacidade para até oito ocupantes

Ficha técnica do Land Rover Defender 130 X (resumida)

  • Motor: 3.0 turbo a gasolina com sistema híbrido leve

  • Potência: 400 cv

  • Torque: 56,1 kgfm

  • Rodas: 22 polegadas

  • Preço médio: R$ 850 mil

2. BMW X6 xDrive40i M Sport: rodas de 21 polegadas

O SUV-cupê da

BMW

une esportividade e luxo, e na versão M Sport vem com rodas de 21 polegadas, que ajudam a compor seu visual arrojado. As rodas aro 21 são calçadas com pneus de alta performance, favorecendo a dirigibilidade em alta velocidade.

A versão xDrive40i do

BMW X6

traz motor 3.0 seis cilindros em linha com 381 cv e tração integral xDrive, além de itens como faróis a laser, som Harman Kardon, sistema multimídia com conectividade sem fio, HUD e assistente de direção em rodovias.

rich-text-image

O modelo tem até assistente de direção em rodovias

Ficha técnica do BMW X6 xDrive40i (resumida)

  • Motor: 3.0 turbo a gasolina

  • Potência: 381 cv

  • Torque: 53 kgfm

  • Rodas: 21 polegadas

  • Preço médio: R$ 650 mil

3. Chevrolet Trailblazer Premier: rodas de 20 polegadas

A versão topo de linha do

SUV

da Chevrolet já é imponente por natureza, mas ganha ainda mais destaque com rodas de liga leve de 20 polegadas, calçadas com pneus 265/50 R20. Além do apelo visual, o conjunto contribui para uma maior estabilidade em estrada, sem comprometer o conforto em pisos irregulares.

O

Trailblazer

é equipado com um motor 2.8 turbodiesel de 200 cv e 51 kgfm de torque, câmbio automático de seis marchas e tração 4x4 com reduzida. Sua vocação é mista: conforto urbano com capacidade off-road. O modelo entrega sete lugares, sistema de entretenimento com tela de 8", câmera de ré e alerta de colisão frontal.

rich-text-image

O Trailblazer é equipado com um motor 2.8 turbodiesel

Ficha técnica do Chevrolet Trailblazer (resumida)

  • Motor: 2.8 turbodiesel

  • Potência: 200 cv

  • Torque: 51 kgfm

  • Rodas: 20 polegadas

  • Preço médio: R$ 360 mil

4. Toyota SW4 GR-Sport: rodas de 18 polegadas com estilo off-road

O SW4 GR-Sport, versão esportiva do SUV derivado da

Hilux

, não tem as maiores rodas da lista em termos de polegadas, mas merece destaque pelo visual robusto das rodas aro 18 com pneus de uso misto, ideais para terrenos irregulares. O conjunto reforça o estilo off-road premium do modelo.

Sob o capô do

SW4

, está o mesmo motor 2.8 turbodiesel com 204 cv e 50,9 kgfm, mas com suspensão recalibrada para mais firmeza. O pacote GR-S traz visual exclusivo, bancos esportivos, central multimídia com 9", sistema JBL de som e assistente de descida.

rich-text-image

O pacote GR-S traz visual exclusivo

Ficha técnica do SW4 GR-Sport (resumida)

  • Motor: 2.8 turbodiesel

  • Potência: 204 cv

  • Torque: 50,9 kgfm

  • Rodas: 18 polegadas (com perfil alto)

  • Preço médio: R$ 420 mil

5. Fiat Toro Ultra: rodas de 18 polegadas

Mesmo entre as picapes médias compactas, a

Fiat Toro Ultra

se destaca com rodas de liga leve de 18 polegadas com acabamento escurecido. Apesar de não ser tão alta quanto os SUVs de luxo, seu design agressivo, com pneus de perfil mais baixo, garante personalidade e imponência.

A versão Ultra vem com o motor 2.0 turbodiesel de 170 cv, tração 4x4, câmbio automático de nove marchas, capota rígida na caçamba e visual exclusivo. O pacote também inclui central multimídia de 10,1", bancos em couro e sistema keyless.

rich-text-image

A versão Ultra tem motor 2.0 turbodiesel

Ficha técnica da Fiat Toro Ultra (resumida)

  • Motor: 2.0 turbodiesel

  • Potência: 170 cv

  • Torque: 35,7 kgfm

  • Rodas: 18 polegadas

  • Preço médio: R$ 190 mil

Carros com rodas grandes: estética ou funcionalidade?

Além do impacto visual, rodas maiores podem oferecer vantagens como:

  • Melhor estabilidade em curvas;

  • Maior capacidade de frenagem, já que muitas acompanham discos maiores;

  • Mais aderência, quando associadas a pneus de perfil mais largo.

No entanto, também trazem desvantagens, como maior custo de substituição e menor absorção de impactos, especialmente em pisos irregulares. Em alguns casos, o conforto pode ser prejudicado, o que torna importante equilibrar estilo e funcionalidade na hora da compra.

Onde comprar carros com rodas grandes?

Todos os modelos citados podem ser encontrados no Mercado Livre, tanto novos quanto seminovos. O marketplace permite buscar por versão, faixa de preço, estado de conservação e localização, além de oferecer filtros para modelos com rodas de tamanho específico — ideal para quem busca visual imponente sem abrir mão de desempenho.

Os compradores também podem consultar a

Tabela Fipe

atualizada para conhecer o valor médio de mercado do modelo escolhido e garantir que estão pagando um preço justo.

​​​​​​Autor: Paulo Ribeiro