Os 5 carros PcD mais baratos em 2024
Descubra os 5 carros PcD mais baratos em 2024 no Brasil, com preços e especificações. Encontre a melhor opção para suas necessidades de mobilidade.
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A busca por
PcD (Pessoas com Deficiência) tem enfrentado um panorama desafiador no Brasil, especialmente nos últimos anos. A conjugação de fatores como a pandemia de COVID-19, a crise econômica subsequente, e uma crise de produção de semicondutores impactou de forma significativa o mercado automobilístico, alterando dramaticamente a disponibilidade e o preço dos veículos destinados a esse público. Este cenário teve um ponto de inflexão a partir de meados de 2020, culminando em um mercado em janeiro de 2021 onde as opções de carros voltados para o público PcD se tornaram escassas e notavelmente mais caras.
Historicamente, o segmento de
PcD no Brasil foi marcado por uma ampla gama de opções acessíveis, com incentivos fiscais que tornavam a aquisição desses veículos mais viável para as pessoas com deficiência. Um exemplo disso era a isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para carros zero-km até o valor-limite de R$ 70.000, um benefício que se manteve por 14 anos. Esta faixa de preço permitia que os interessados tivessem à disposição uma variedade de veículos automáticos adequados às suas necessidades e orçamentos. Em janeiro de 2020, por exemplo, havia cerca de 20 modelos que se enquadravam nessas condições, oferecendo não apenas acessibilidade financeira, mas também tecnologias adaptativas importantes para garantir a segurança e o conforto dos condutores e passageiros PcD.
No entanto, a estagnação do teto de isenção do ICMS em R$ 70.000 não acompanhou a inflação nem os aumentos de custos associados à fabricação e importação de veículos, resultando em uma gradual redução das opções disponíveis neste segmento. A situação foi exacerbada pela já mencionada pandemia e pelas dificuldades na cadeia de suprimentos de semicondutores, que afetaram a produção automotiva globalmente. Como consequência direta, o número de veículos novos disponíveis abaixo deste limite de preço diminuiu drasticamente.
A complexidade do mercado de carros PcD em 2024 demanda uma análise cuidadosa, tanto por parte dos consumidores quanto dos fabricantes e do governo, para assegurar que as necessidades de mobilidade deste segmento da população sejam atendidas. A evolução deste cenário, com a possibilidade de novas regulamentações e modelos adaptados, será fundamental para garantir que as pessoas com deficiência possam continuar a desfrutar da independência e liberdade que um veículo próprio oferece.
Em uma medida que reflete a constante evolução do mercado automotivo brasileiro, especialmente no segmento PcD (Pessoas com Deficiência), recentes mudanças na política tributária ofereceram um novo cenário para os consumidores. O Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz) e o governo federal promoveram ajustes significativos nos valores limites para a compra de carros com benefícios fiscais, um movimento que, por um lado, ampliou o leque de opções disponíveis para o público PcD, mas por outro, ajustou o espectro de descontos aplicáveis. Em dezembro de 2021, o Confaz elevou o teto de preço para aquisição de carros com isenção parcial do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de R$ 70.000 para R$ 100.000. Paralelamente, o limite para obtenção de desconto no IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), um imposto federal, foi aumentado de R$ 140.000 para R$ 200.000.
A partir de janeiro de 2024, uma nova modificação pelo Confaz estabeleceu que veículos com valor de até R$ 120.000 podem se beneficiar da isenção do ICMS. Contudo, é crucial entender que o desconto oferecido não incide sobre o valor total do veículo e permanece limitado a R$ 70.000. Essa particularidade significa que, embora o teto de isenção tenha sido elevado, o benefício real para o comprador PcD, em termos percentuais, diminuiu em comparação com períodos anteriores. Conforme explicado pelo especialista Alessandro Fernandes, do Blog do Cadeirante, enquanto em meados de 2009 o desconto combinado de ICMS e IPI poderia alcançar até 25% do valor do veículo, atualmente, essa margem não ultrapassa 15%. Tal redução se deve ao fato de que, sobre a diferença que excede o valor de isenção, o ICMS ainda é cobrado, diminuindo assim o desconto efetivo.
A composição dos descontos varia conforme o peso de cada imposto sobre o valor total do
. O ICMS, com uma alíquota aproximada de 12%, exerce uma influência mais significativa nos preços finais dos veículos, em comparação ao IPI, que, em sua maior parte, tem um impacto menor, girando em torno de 5% para carros equipados com motor 1.0, por exemplo. Essa diferença na incidência dos impostos é um fator crucial na definição do desconto real aplicável aos carros PcD, moldando a maneira como consumidores e fabricantes se adaptam às regulamentações vigentes.
Diante de um cenário de descontos reduzidos por parte do governo, fabricantes de automóveis têm buscado alternativas para manter a atratividade de seus modelos para o público PcD. Uma dessas estratégias é a oferta de bônus adicionais, que podem chegar a 12% do valor do veículo, conforme aponta Alessandro Fernandes. Esses incentivos extras tornam a aquisição de veículos novos mais vantajosa, mesmo diante de um panorama fiscal menos favorável. A longo prazo, a esperança reside na potencial reforma tributária, que poderia simplificar a estrutura de impostos sobre veículos PcD, unificando ICMS e IPI. Tal medida poderia restaurar o patamar de desconto anterior, aproximando-se novamente de 25% do valor total do
, uma perspectiva animadora para o futuro do mercado PcD no Brasil.
No universo dos veículos destinados ao público PcD (Pessoas com Deficiência), a escolha do carro ideal vai além do preço; busca-se a combinação perfeita de conforto, tecnologia e acessibilidade. Com o novo teto de ICMS estabelecido em R$ 120.000, as opções se ampliaram, permitindo um leque mais variado de escolhas. Priorizando carros automáticos favoritos entre os consumidores PcD pela sua praticidade e conforto na condução , selecionamos os cinco modelos mais acessíveis de 2024, destacando suas características principais e preços, tudo para facilitar sua escolha.
Peugeot 208 Allure Turbo: R$ 77.690
Toyota Yaris hatch XL: R$ 81.000
Chevrolet Onix Turbo: R$ 83.299
Fiat Cronos Drive 1.3: R$ 85.798
Nissan Kicks Active CVT: R$ 88.490
O
Peugeot 208 AllureTurbo é uma opção acessível, oferecendo um conjunto de recursos de destaque por um preço competitivo. Com uma tela multimídia de 10,3 polegadas, sensor de estacionamento e câmera de ré, além de DRLs de LED e rodas de liga leve de 16 polegadas, proporciona uma experiência de condução moderna e confortável. Seu motor GSE 1.0 turbo entrega 130 cavalos de potência, tornando-o o mais potente entre os hatches nessa faixa de preço.
Motor: transversal, 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 130/125 cv a 5.750 rpm
Torque: 20,4/20,4 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: comprimento: 405,5 cm; largura: 173,8 cm; altura: 145,3 cm; entre-eixos: 253,8 cm
Peso: 1.169 kg
O
Toyota Yaris hatchXL é uma escolha sólida para quem busca um carro PcD com um preço acessível. Apesar do visual mais conservador, ele oferece segurança com sete airbags e assistente de partida em rampa. No entanto, fica devendo em termos de tecnologia, com ausência de central multimídia e rodas de liga leve. Seu motor aspirado de 1.496 cm³ proporciona uma condução confiável, ideal para o dia a dia na cidade.
Motor: transversal, 4 cilindros, 1.496 cm3, aspirado
Potência: 110/105 cv a 5.600 rpm
Torque: 14,9/14,3 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: CVT, 7 marchas simuladas, tração dianteira
Dimensões: comprimento: 414,5 cm; largura: 173 cm; altura: 149 cm; entre-eixos: 255 cm
Peso: 1.125 kg
Com uma redução significativa de preço para PcD, o
Chevrolet Onix Turbose destaca como uma opção atrativa no segmento de hatchbacks automáticos. Seu motor tricilíndrico 1.0 turbo oferece bom desempenho em aceleração e eficiência de combustível. No entanto, a falta de recursos como central multimídia e tecnologias de segurança semiautônomas pode ser uma desvantagem para alguns compradores.
Motor: transversal, 3 cilindros, 999 cm3, turbo
Potência: 116/116 cv a 5.500 rpm
Torque: 16,8/16,3 kgfm a 2.000 rpm
Câmbio: automático, 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento: 416,3 cm; largura: 173 cm; altura: 147,6 cm; entre-eixos: 255,1 cm
Peso: 1.085 kg
O
Fiat Cronos Drive1.3 é uma opção interessante para quem procura um sedan compacto com um pacote de equipamentos abrangente. Com um motor de 1.3 litros e transmissão CVT, oferece uma condução suave e eficiente. Além disso, os extras disponíveis na versão automática, como ar-condicionado digital e câmera de ré, adicionam um toque de conforto e conveniência.
Motor: transversal, 4 cilindros, 1.332 cm3
Potência: 107/98 cv a 6.250 rpm
Torque: 13,7/13,2 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT de 7 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento: 436 cm; largura: 172 cm; altura: 150 cm; entre-eixos: 252 cm
Peso: 1.196 kg
O
Nissan Kicks ActiveCVT se destaca como um dos SUVs mais acessíveis para PcD, oferecendo um desconto significativo em relação ao preço de tabela. Com seis airbags, piloto automático e retrovisores elétricos, proporciona uma experiência segura e confortável. Apesar da ausência de uma central multimídia, sua relação custo-benefício é excelente, especialmente considerando o desconto oferecido.
Motor: transversal, 4 cilindros, 1.598 cm3
Potência: 114 cv a 5.600 rpm
Torque: 15,5 kgfm a 4.000 rpm
Câmbio: automático CVT de 6 marchas, tração dianteira
Dimensões: comprimento: 431 cm; largura: 176 cm; altura: 161 cm; entre-eixos: 262 cm
Peso: 1.122 kg
Os descontos para carros PcD são oferecidos por meio de isenções fiscais, como a isenção parcial do ICMS e descontos no IPI, concedidos pelo governo brasileiro. Esses descontos são aplicados sobre o valor do veículo até um determinado limite, tornando a aquisição de carros mais acessível para pessoas com deficiência.
O mercado de carros PcD enfrenta desafios como a escassez de opções acessíveis, aumento dos preços devido à inflação e custos de produção, além de dificuldades na cadeia de suprimentos, como a crise de semicondutores. Esses desafios impactam diretamente a disponibilidade e o preço dos veículos destinados a esse público.
As perspectivas futuras para o mercado de carros PcD incluem a possibilidade de uma reforma tributária que simplifique os impostos sobre veículos, o que poderia restaurar os descontos anteriores e tornar a aquisição de carros PcD mais acessível. Além disso, espera-se que os fabricantes continuem a desenvolver estratégias para manter a atratividade de seus modelos para o público PcD, mesmo diante de desafios no cenário fiscal e econômico.
O mercado de carros PcD (Pessoas com Deficiência) tem passado por mudanças significativas nos últimos anos, especialmente em relação aos incentivos fiscais e à disponibilidade de modelos acessíveis. Com os recentes ajustes nos limites de preço para obtenção de descontos, mais opções estão disponíveis para os consumidores PcD, embora o benefício real possa ter diminuído em termos percentuais.
Apesar das restrições fiscais, os fabricantes têm buscado estratégias para manter a atratividade de seus modelos, como a oferta de bônus adicionais. Além disso, a perspectiva de uma reforma tributária no futuro oferece esperança para uma simplificação dos impostos sobre veículos PcD.
No que diz respeito aos modelos mais acessíveis em 2024, destacam-se o
Turbo, Toyota Yaris hatch XL, Chevrolet Onix Turbo, Fiat Cronos Drive 1.3 e Nissan Kicks Active CVT. Cada um desses veículos oferece uma combinação única de características, como tecnologia, conforto e desempenho, atendendo às diversas necessidades e preferências dos consumidores PcD.