Veículos

Como comprar um carro usado

Para quem busca um veículo em bom estado e com um preço mais baixo, um seminovo pode ser a solução. Saiba como comprar

carro

usado e tenha um ótimo produto.

Muitas vezes um veículo novo custa muito mais do que está no seu orçamento para fazer esse investimento. Então, uma ótima opção é ir atrás de um

carro

seminovo, que costuma ter um preço mais acessível e continua em um ótimo estado. Para te ajudar na escolha, confira algumas dicas de como comprar carro usado para você.

Saiba como comprar um carro usado

Na hora de comprar

carros

usados com segurança, é importante ter bastante atenção. Como eles já possuem uma certa rodagem, você precisa se atentar para os mais diferentes detalhes como conservação do carro, tempo de uso, câmbio automático ou manual, quilometragem e, claro, o preço. Fazendo essas avaliações, você consegue chegar a um carro para o seu dia a dia.

Veja quanto você pode pagar

Se você está procurando um

carro

usado, possivelmente quer economizar ou a grana tá apertada mesmo. Então, nesse primeiro passo você tem que levar em conta é o valor que pode pagar, já que quanto mais barato o carro, mais antigo ele é, e vice-versa. Assim é possível encontrar o melhor preço para você.

Fazendo uma boa busca e pesquisa, você vai conseguir encontrar veículos em excelente estado, por um preço camarada. Se você quer um 

carro de até 15 mil reais

, a procura deve ser maior, já que são carros mais antigos e que já têm uma longa jornada.

Aumentando um pouco o seu orçamento, com 

veículos de até 30 mil reais

, você pode conseguir modelos mais recentes, de até uns 5 anos atrás, e que costumam ser os melhores carros usados para se comprar. Eles, possivelmente, estarão em um estado de conservação bom e você terá menos problemas. Mas claro, que isso sempre vai depender do quanto você tem para investir na compra. Mas claro, que isso sempre vai depender do quanto você tem para investir na compra. Além disso, sabendo os valores de carros seminovos, dá para se planejar melhor.

rich-text-image

Faça um test-drive e observe o carro

Na hora de escolher o seu 

carro seminovo

, é muito importante que você faça uma avaliação do estado do veículo. A melhor maneira é fazendo um test-drive, já que assim você consegue ver e sentir a situação do produto, e encontrar os carros usados que valem a pena comprar. Se possível, agende com o vendedor e verifique tudo.

Em um pouco tempo dirigindo o veículo, você conseguirá sentir os prós e os contras daquele carro, ver como está o desempenho dele após um bom tempo de uso. Isso já te dará algum norte para fazer a escolha.

O importante é avaliar se o estado de conservação está do seu agrado e ficar ciente das condições que o veículo está. Se você conseguir, passe com um mecânico de sua confiança e peça uma avaliação sobre o carro todo, antes de fechar a compra.

rich-text-image

Verifique a quilometragem

Outro ponto muito importante de verificar na hora comprar

carros

seminovos é a quilometragem do veículo. Assim como o estado de conservação, a quantidade de quilômetros que o carro rodou acaba representando o quanto ele está gasto e foi utilizado.

De certo modo, quanto mais quilômetros rodados, mais barato será o carro, porém ele estará mais gasto. O mercado costuma considerar uma quilometragem média de 10 a 15 mil quilômetro por ano. Então, fazendo uma conta rápida: um carro com dois anos de uso, deve ter um média 30 mil quilômetros para estar dentro desse padrão.

Veículos mais antigos tendem a ser mais gastos, mas é recomendável você prestar atenção, até em relação aos mais novos, quando esses

carros

já rodaram mais de 60 mil quilômetros. A partir dessa quilometragem, é preciso ter mais atenção com as peças do veículo e manutenção fica mais constante.

Fique atento ao câmbio

Os câmbio automático têm sido buscado cada vez mais por compradores de veículo, principalmente por causa da praticidade. E para escolher um carro automático seminovo, você precisa ficar atento a muitas coisa, para garantir uma boa compra.

O câmbio automático não é muito movimentado, já que o motorista tem somente o trabalho de colocar em uma posição ou outra, durante o percurso, que o veículo desenvolve automaticamente as marchas. Isso já garante um estado de conservação melhor do que um carro manual, onde as marchas são trocadas pelo motorista várias vezes.

Se possível verifique a parte de baixo do carro, veja se há manchas de fluido, que geralmente são vermelhas. Se houver, procure outro veículo, já que o vazamento de fluido prejudica muito o automóvel.

Quando for fazer o test-drive, observe se o carro tem dificuldade em trocar as marchas. O processo deve ocorrer de uma forma suave, sem engasgos ou ruídos. Se tudo isso estiver funcionando normalmente, pode ir às compras do seu carro automático usado.

Observe o estado dos pneus

Os seus sapatos podem dizer muito sobre o quanto você anda, ou se há um algum tipo de problema na sua coluna ou pisada. Um dos cuidados ao comprar carros usados é com os pneus. Já que, dependendo do estado deles, você consegue observar vários fatores para fazer a compra.

Caso os pneus estejam muito desgastados, isso já é um indício de que o motorista rodou bastante com o veículo. Outro ponto a ser observado é se o desgaste deles é muito irregular, já que isso pode apontar problemas no alinhamento do carro, entre outras questões.

Veja se a sua escolha é flex

Em tempos de conscientização ambiental, ter um carro flex é ótimo, já que eles podem ser usados com vários tipos de combustível e biocombustível, e alguns poluem bem menos que os tradicionais.

Outro ponto muito importante é que você vai, sim, economizar com um carro que consegue se adaptar aos mais diferentes tipos de combustível. Já que algumas vezes os valores de álcool, gasolina e diesel são muito diferentes, e refletem muito no seu bolso.

Vantagens do carro usado

O carro usado pode ser sim uma boa opção. Principalmente porque ele traz consigo muitas vantagens que serão desfrutadas por alguns anos ainda.

  • Valor do seguro pode sair mais barato

  • Documentação mais barata

  • Menor desvalorização, em relação à sua compra. Já que um carro novo costuma

  • desvalorizar muito mais do que um usado.

  • Taxas e impostos, como o IPVA, são bem mais baratos

São muitas as vantagens para ter o seu seminovo. Agora que você já sabe como comprar carro usado, é só adquirir o seu e começar a rodar pela cidade. Lembre sempre de usar o cinto de segurança. Ah, claro, se beber, não dirija.

Encontre toda a oferta de carros usados no Mercado Livre