Ficha técnica do Jeep Commander Overland 2025: versão 2.2

O SUV de 7 lugares da marca recebe motor mais potente e eficiente

Depois da estreia da Ram Rampage, o novo motor 2.2 turbodiesel da Stellantis agora equipa também o

Jeep Commander 2025

Com isso, o SUV de 7 lugares passa a ser o único modelo nacional da Jeep a contar com motorização diesel, já que o

Compass

com esse tipo de propulsão saiu de linha. 

A nova versão do

Commander

chega mantendo o visual elegante, pacote completo de equipamentos e melhorias importantes na dirigibilidade e desempenho.

Jeep Commander 2025: versão Overland a diesel

A única configuração disponível com o novo motor é a

Overland

, topo de linha da gama. Ela traz uma lista de equipamentos bastante completa, com itens de tecnologia, conforto, segurança e conveniência. 

O preço do Jeep Commander Overland 2.2 turbodiesel 2025/2025 parte de R$309.990, o que representa um acréscimo de R$4 mil em relação ao valor anterior com motor 2.0.

Entre as mudanças visuais, as únicas novidades são as novas rodas de 19 polegadas e a ausência do emblema que indicava o torque do propulsor, presente nas versões anteriores. 

Por dentro, nada foi alterado — o

SUV

continua oferecendo bom acabamento, sete lugares e espaço interno adequado para famílias.

Novo motor 2.2 turbodiesel: mais força, menos consumo

O destaque da linha 2025 é mesmo o novo motor. Trata-se do 2.2 Multijet turbodiesel, o mesmo usado na

Ram Rampage

, com 200 cv de potência e 45,9 kgfm de torque a 1.500 rpm. Isso representa um salto expressivo em relação ao antigo 2.0, que entregava 170 cv e 38,7 kgfm.

Com isso, o desempenho do Commander melhorou consideravelmente. A aceleração de 0 a 100 km/h caiu de 11,6 segundos para 9,7 segundos, enquanto a retomada de 60 a 120 km/h agora é feita em 6,2 segundos, contra 7,5 segundos da versão anterior.

O consumo também teve uma leve melhora. Segundo dados oficiais, o

carro da Jeep

faz 10,3 km/l na cidade e 13,4 km/l na estrada, contra 10,2 km/l e 13,2 km/l da versão 2.0. Com o tanque de 61 litros, a autonomia na rodovia supera 800 km, o que reforça o apelo do modelo para quem viaja bastante.

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O novo motor 2.2 é mais potente e melhora o desempenho sem sacrificar o consumo.

Ajustes técnicos para acompanhar o novo motor

Para receber o novo propulsor, o Commander precisou de algumas mudanças técnicas. Além de um novo sistema de escape e do uso do Arla 32 — necessário para controle de emissões —, o SUV passou a usar os discos de freio dianteiros da Rampage, com maior diâmetro. 

O câmbio automático de nove marchas teve sua relação alongada em 14%, para lidar melhor com o novo torque e otimizar o consumo.

Apesar disso, a estrutura geral do modelo segue a mesma: plataforma monobloco, suspensão independente nas quatro rodas, tração integral sob demanda (AWD) e foco maior no conforto do que em uso extremo fora de estrada.

Diesel ainda faz sentido?

A permanência do motor diesel no Commander tem uma justificativa estratégica: cerca de 20% das vendas do modelo são nessa motorização. No Compass, o índice era bem menor — apenas 2% —, o que motivou a Stellantis a tirar a opção do catálogo. A preferência por diesel entre os clientes do Commander está ligada ao uso frequente em estrada, viagens longas e transporte com carga ou passageiros.

Nesse sentido, o novo 2.2 atende melhor a esse público, com mais força e eficiência. Mesmo com o custo adicional, o modelo mantém boa relação custo-benefício frente aos rivais e pode agradar tanto famílias quanto empresas.

Equipamentos do Commander Overland 2025: lista completa

A versão Overland 2.2 diesel continua com o mesmo pacote de equipamentos. Entre os principais itens estão:

  • Faróis full LED com comutação automática

  • Controle de cruzeiro adaptativo com frenagem autônoma

  • Detector de fadiga

  • Assistente de permanência em faixa

  • Sete airbags

  • Sistema multimídia com tela de 10,1"

  • Painel digital de 10,25"

  • Teto solar panorâmico

  • Som premium Harman Kardon

  • Bancos dianteiros elétricos (o do motorista com memória)

  • Rodas de liga leve de 19"

  • Porta-malas com abertura e fechamento elétrico

O modelo também oferece monitoramento de ponto cego, sensores dianteiros e traseiros, câmera de ré e seletor de modos de condução, incluindo opções para terreno escorregadio e areia. O Commander conta ainda com garantia de fábrica de 5 anos.

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O modelo mantém o visual robusto e aposta no novo motor para reforçar sua vocação para longas viagens. 

Overland 2025 x concorrentes: comparativo

A Jeep posiciona o Commander como rival de modelos como o

Toyota SW4

e o

Chevrolet Trailblazer

, mas as propostas são distintas. 

Ambos os concorrentes usam chassi por longarinas, tração 4x4 com reduzida e perfil mais voltado ao uso fora de estrada. Já o Commander é um SUV urbano, voltado ao conforto, tecnologia e eficiência — com alguma aptidão para aventuras leves.

Na prática, o Commander se destaca como opção para quem precisa de um

carro de 7 lugares

, boa autonomia e conforto, sem abrir mão de desempenho. O novo motor turbodiesel reforça esse pacote, tornando o modelo ainda mais competitivo na categoria.

Onde comprar o Commander Overland 2025?

O Jeep Commander Overland 2.2 diesel 2025 já está disponível nas concessionárias da marca. A Jeep também permite a compra do modelo on-line, inclusive com opção de simular o financiamento no site. No Mercado Livre, algumas revendas já anunciam o SUV com condições especiais.

Antes de comprar, vale consultar a

Tabela Fipe

para ter noção do valor de revenda e do custo-benefício. O Overland ainda conta com boa reputação entre os proprietários e manutenção compatível com o segmento.

Autor: Luciana Elldorf