Ficha técnica do Vectra GSi: relembre raridade do esportivo

O sedã esportivo rapidamente ganhou o status de sonho de consumo

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Lançado em 1994, o Vectra GSi chegou para ocupar o topo da linha da Chevrolet

Nos anos 1990, o mercado brasileiro de automóveis começou a se abrir para modelos mais modernos, com visual europeu, equipamentos sofisticados e motores com mais tecnologia. Foi nessa época que a Chevrolet trouxe ao Brasil um modelo que marcaria uma geração de entusiastas: o

Vectra GSi

Elegante, potente e bem equipado, o

sedã

esportivo rapidamente ganhou o status de sonho de consumo e, hoje, é considerado uma raridade entre os colecionadores.

Lançado em 1994, o Vectra GSi chegou para ocupar o topo da linha da Chevrolet, posicionado acima do

Monza

, que já dava sinais de envelhecimento. Baseado na geração europeia do Opel Vectra A, o modelo trouxe ao país um projeto moderno, com design aerodinâmico, carroceria bem resolvida e um conjunto mecânico que impressionava para a época.

Vectra GSi: visual europeu, espírito esportivo

O visual do Vectra GSi era inspirado diretamente na versão alemã vendida pela Opel. O sedã de quatro portas tinha linhas arredondadas, faróis retos e lanternas traseiras interligadas, o que lhe conferia um estilo sóbrio, mas moderno. 

A versão GSi se destacava por detalhes esportivos sutis, como rodas de liga leve aro 15", saias laterais, aerofólio discreto, faróis de neblina e uma grade dianteira diferenciada.

Por dentro, o Vectra GSi era um dos carros nacionais mais sofisticados do período. Trazia bancos em veludo ou couro com bom apoio lateral, ar-condicionado digital, painel com iluminação âmbar, volante de três raios com ajuste de altura e teto solar elétrico — um item ainda raro nos anos 1990. Os materiais tinham bom acabamento e o espaço interno era generoso para cinco ocupantes.

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O Vectra GSi acelera de 0 a 100 km/h em cerca de 9,5 segundos

Um sedã com alma de esportivo

O grande destaque do Vectra GSi era seu conjunto mecânico, inédito para um modelo nacional na época. Sob o capô, o sedã esportivo trazia o motor 2.0 litros 16 válvulas, da família GM II, com duplo comando no cabeçote (DOHC) e injeção multiponto. 

Ele entregava 150 cavalos de potência a 6.000 rpm e 19,6 kgfm de torque a 4.800 rpm, números expressivos para o padrão da época. O câmbio era manual de cinco marchas, com engates precisos e relações bem escalonadas, garantindo boas retomadas e acelerações. 

A tração dianteira e a suspensão independente na frente e eixo de torção atrás ofereciam um equilíbrio entre conforto e estabilidade. Os freios a disco nas quatro rodas com ABS garantiam segurança acima da média para os anos 90.

Com esse conjunto, o Vectra GSi acelerava de 0 a 100 km/h em cerca de 9,5 segundos, e podia atingir velocidade máxima próxima dos 210 km/h. Era desempenho suficiente para rivalizar com carros mais caros, importados e até modelos com motor V6. Ao mesmo tempo, mantinha a sobriedade e a usabilidade de um sedã médio para o dia a dia.

Ficha técnica do Chevrolet Vectra GSi (1994-1996)

  • Motor: 2.0 16V DOHC, 4 cilindros em linha

  • Potência: 150 cv a 6.000 rpm

  • Torque: 19,6 kgfm a 4.800 rpm

  • Câmbio: Manual de 5 marchas

  • Tração: Dianteira

  • Freios: Discos nas quatro rodas, com ABS

  • Suspensão dianteira: McPherson independente

  • Suspensão traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora

  • Rodas: Liga leve aro 15", pneus 195/60

  • Peso: 1.240 kg

  • Porta-malas: 530 litros

  • Consumo médio: 8 a 10 km/l

  • Velocidade máxima: 210 km/h (aproximadamente)

  • 0 a 100 km/h: Cerca de 9,5 segundos

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Produção curta, legado duradouro

O Vectra GSi teve vida curta no Brasil, sendo produzido de 1994 a 1996 em São Caetano do Sul (SP). Em 1997, com a chegada da nova geração do Vectra (baseada no Opel Vectra B), a

Chevrolet

optou por não oferecer uma versão esportiva 16V, encerrando a linhagem GSi.

Essa curta janela de produção, somada à proposta esportiva e ao alto custo quando novo, fez com que poucas unidades fossem vendidas. Por isso, o Vectra GSi é hoje uma das versões mais raras da história da linha

Vectra

no Brasil — especialmente os modelos bem conservados, com motor original e sem modificações.

Ele ainda é muito lembrado pelos fãs da marca como o último Vectra verdadeiramente esportivo. Os modelos posteriores focaram mais em conforto e equipamentos, mas deixaram de lado o desempenho visceral que marcou o GSi.

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O modelo é muito lembrado pelos fãs da marca como o último Vectra verdadeiramente esportivo

Vectra GSi: carro de colecionador

Quem tem um Vectra GSi em bom estado hoje possui uma peça valiosa da história da Chevrolet no Brasil. A combinação de potência, estilo e sofisticação fez do modelo um objeto de desejo nos anos 90 e um item de colecionador atualmente.

No mercado de usados, encontrar um GSi bem conservado não é tarefa fácil. Os preços variam bastante, podendo ir de R$25 mil a mais de R$50 mil, dependendo do estado de conservação, originalidade, quilometragem e itens funcionais. Modelos com pintura original, interior preservado e motor 2.0 16V íntegro são os mais valorizados.

É importante lembrar que, por se tratar de um modelo com mais de 25 anos, o GSi já é elegível para placa preta, desde que atenda aos critérios de originalidade exigidos pelas federações de carros antigos.

O Chevrolet Vectra GSi marcou uma época. Foi um carro à frente de seu tempo no Brasil: motor moderno, equipamentos de luxo e visual europeu num mercado ainda dominado por modelos ultrapassados. Hoje, é lembrado com carinho pelos fãs da marca e admirado por quem vivenciou os anos 1990 de perto.

Com sua produção limitada e apelo esportivo, o GSi tornou-se uma raridade nas ruas brasileiras. Para muitos, é um verdadeiro clássico nacional — e um dos últimos grandes sedãs esportivos da Chevrolet fabricados por aqui.

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Encontre o Vectra GSi no Mercado Livre

Se você encontrar um Vectra GSi bem conservado, saiba que está diante de um dos carros mais emblemáticos da história recente da GM no Brasil. Um ícone que merece ser celebrado, preservado e, claro, acelerado com respeito à sua linhagem esportiva.

O Mercado Livre pode ajudar os colecionadores interessados no modelo a achar um bom exemplar. Na plataforma, os compradores têm acesso a vendedores de todo o país, além de contar com ferramentas como a

Tabela Fipe

para conhecer o valor médio do veículo e fazer bons negócios. Aproveite!

​​​​​​Autor: Paulo Ribeiro