Mustang manual chega ao Brasil em série especial: confira!
O Ford Mustang com três pedais presta homenagem à herança de desempenho do muscle car
O Ford Mustang com três pedais presta homenagem à herança de desempenho do muscle car
O conjunto é formado pela transmissão MT82, com as duas últimas marchas em overdrive
Com apelo emocional e foco na direção esportiva, a
Fordlança no Brasil uma edição limitada do Mustang equipada com câmbio manual e motor V8 de 492 cv. Exclusivo para entusiastas, o novo Mustang GT Performance Manual 2025 custa R$ 600.000 e terá apenas 200 unidades disponíveis.
O
Ford Mustangcom três pedais presta homenagem à herança de desempenho do muscle car mais famoso do mundo e reforça o movimento global #savethemanuals, que valoriza a conexão entre carro e motorista por meio da transmissão manual.
A grande estrela desta edição especial é o câmbio manual de seis marchas, um diferencial cada vez mais raro entre os esportivos modernos. Segundo a Ford, o equipamento cria uma relação mais direta e visceral com o motor, oferecendo uma experiência de condução voltada aos puristas.
O conjunto é formado pela transmissão MT82, com as duas últimas marchas em overdrive, e o motor Coyote V8 5.0, que agora entrega 492 cv e 58 kgfm de torque.
Com nova calibração, o
motor V8naturalmente aspirado é o mais potente da história do Mustang no Brasil. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 4,3 segundos, e a velocidade máxima chega a 250 km/h, limitada eletronicamente. A relação peso-potência do cupê é de 3,67 kg/cv.
Além do câmbio manual, o modelo traz tecnologias que otimizam a performance. Entre elas estão o Flat Shift, que permite trocar de marcha sem tirar o pé do acelerador em altos giros; o Rev Match, que simula a técnica de "punta-taco" para reduzir marchas com suavidade; e o Launch Control, que otimiza as arrancadas ao controlar a rotação do motor e o torque nas saídas rápidas.
Também pode te interessar:
Carro automático ou manual?Produzido exclusivamente para o mercado brasileiro, o Mustang GT Performance Manual 2025 aposta em elementos visuais que o diferenciam das demais versões. O modelo está disponível em três cores — Preto Astúrias, Cinza Torres e Branco Oxford —, sempre com faixas esportivas pretas com frisos vermelhos que percorrem capô, teto e traseira.
A personalidade do carro também é destacada por rodas de liga leve com acabamento bronze, mesma tonalidade aplicada ao emblema do cavalo na grade frontal, aos logos 5.0 nas laterais e ao badge GT na traseira. A cor foi inspirada na tendência da Pantone para 2025, o tom “Mocha Mousse”, associado a elegância e sofisticação. As pinças de freio pintadas de vermelho adicionam contraste ao conjunto.
O interior reforça o estilo esportivo. Os bancos Recaro tipo concha garantem ergonomia e apoio lateral em curvas. Há ainda uma plaqueta gravada a laser com o número de série de cada exemplar junto à alavanca de câmbio, reforçando o caráter colecionável do modelo.
O painel digital de 12,4 polegadas se integra à central multimídia SYNC 4 de 13,2 polegadas
Para quem busca uma unidade do V8 Coyote, o site do Mercado Livre é o local ideal para aquisição.
Apesar do foco no purismo da direção esportiva, o Mustang GT Performance Manual 2025 não abre mão da tecnologia. O painel digital de 12,4 polegadas se integra à central multimídia SYNC 4 de 13,2 polegadas, formando um conjunto único com visual de cockpit.
A central oferece GPS nativo, conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, comandos de voz, entradas USB tipo A e C e carregador de celular por indução.
Entre os itens de conforto, destacam-se o volante com aquecimento, partida por botão, retrovisores com rebatimento elétrico e sistema de som premium da B&O com 900W de potência, 12 alto-falantes e subwoofer.
O Mustang GT Performance Manual é equipado com a suspensão adaptativa MagneRide, que utiliza sensores e fluido magnético para ajustar a rigidez dos amortecedores em tempo real.
O sistema inclui detecção de buracos para preservar pneus e rodas em pisos irregulares. A suspensão usa as mesmas barras estabilizadoras da versão Mach 1, reforçando a precisão dinâmica.
As rodas de 19 polegadas são calçadas com pneus Pirelli PZero (255/40 na dianteira e 275/40 na traseira), enquanto os freios Brembo de alta performance contam com discos ventilados de 15,3” na frente (com seis pistões) e 14” atrás (quatro pistões).
A dirigibilidade pode ser personalizada por meio de cinco modos de condução: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag. Cada um ajusta parâmetros como direção elétrica, rigidez da suspensão, som do motor, resposta do acelerador e controle de tração e estabilidade.
Independentemente do modo selecionado, o motorista também pode configurar separadamente a direção (Normal, Esportivo, Conforto), o escapamento com válvula ativa (Silencioso, Normal, Esportivo) e a suspensão (Normal, Esportivo, Pista e Pista Drag).
O modelo ainda conta com o sistema Track Apps, com funções como Drift Brake, cronômetros de aceleração, força G, Line Lock (para burnouts) e medidores de temperatura e pressão de óleo, temperatura do motor e do diferencial.
O Mustang GT Performance Manual é destinado a um público bastante específico: apaixonados por direção esportiva que buscam não apenas potência, mas uma experiência de condução pura e envolvente.
A dirigibilidade pode ser personalizada por meio de cinco modos de condução
O esportivo da Ford também vem com um pacote completo de tecnologias de assistência ao motorista. São sete airbags e sistemas como:
Alerta de colisão com frenagem autônoma (frontal e traseira)
Detecção de pedestres
Assistente de manutenção em faixa
Piloto automático adaptativo com stop & go
Reconhecimento de placas de velocidade
Monitoramento de ponto cego com alerta de tráfego cruzado
Farol alto automático
Câmera de ré e sensores de estacionamento
Também pode te interessar:
BYD Yangwang U9: preço, versões e ficha técnicaAs vendas do Mustang GT Performance Manual 2025 começaram no dia 7 de maio exclusivamente nas 55 concessionárias Ford especializadas em Mustang espalhadas pelo país.
Como se trata de uma edição especial, a Ford definiu um processo de comercialização com prioridade para donos atuais de Mustang, independentemente do ano ou da versão. Depois, se ainda houver unidades, serão atendidos proprietários de outros veículos da marca e, por fim, o público geral.
“O câmbio manual representa hoje um elo emocional com o carro. É um tributo à tradição do Mustang e aos motoristas que realmente gostam de dirigir”, explica Marcel Bueno, diretor de Marketing da Ford. “É também uma forma de homenagear os clientes mais fiéis do modelo e da marca.”
Também pode te interessar:
Quais foram os principais lançamentos da Tesla em 2024?Com preço que pode ser consultado na
Tabela Fipe, o Mustang GT Performance Manual 2025 chega ao mercado nacional como uma edição especial de alto valor agregado.
No entanto, modelos anteriores do
Mustang GT, com motor V8 e câmbio automático, podem ser encontrados no Mercado Livre.
Autor: Paulo Ribeiro