Novo Aston Martin DBX S é apresentado e ganha potência

O modelo promete combinar conforto e sofisticação

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Cortesia: Aston Martin

A

Aston Martin

revelou o DBX S, uma nova versão do seu SUV de luxo que chega com visual mais agressivo, motor mais potente e tecnologia inspirada nos superesportivos da marca. O modelo promete combinar conforto e sofisticação com um desempenho digno de pista, reforçando o posicionamento da marca britânica no segmento de SUVs premium de alto desempenho.

A sigla “S” já é conhecida na linha da Aston Martin como um indicativo de versões ainda mais esportivas. No caso do DBX S, a proposta foi ir além do já impressionante DBX707, com melhorias mecânicas, aerodinâmicas e visuais que colocam o

SUV

entre os mais potentes e refinados do mercado.

O DBX S tem potência de sobra e inspiração no Valhalla

O destaque técnico do novo DBX S é o

motor V8

4.0 biturbo, fornecido pela Mercedes-AMG, mas com ajustes internos específicos feitos pela Aston Martin. O conjunto agora entrega 727 cv de potência (20 cv a mais que o DBX707) e 91,7 kgfm de torque. 

A aceleração de 0 a 100 km/h leva apenas 3,3 segundos, e a velocidade máxima chega a 310 km/h, marcas de superesportivo em um carro com mais de duas toneladas.

Essa performance foi possível graças ao uso de turbocompressores maiores e melhorias herdadas do desenvolvimento do Aston Martin Valhalla, um

supercarro híbrido

que deve chegar ao mercado em breve. 

A transmissão é automática de nove marchas com embreagem banhada a óleo, substituindo o conversor de torque, o que permite trocas mais rápidas e respostas mais diretas ao pisar no acelerador.

A tração é integral com distribuição variável de torque, permitindo que até 100% da força vá para o eixo traseiro, dependendo do modo de condução. Nos modos Sport e Sport+, o DBX S fica ainda mais arisco, com respostas afiadas e comportamento de carro de pista.

Mais leve, mais ágil

Para lidar com o desempenho elevado, o DBX S passou por uma verdadeira dieta. O novo teto de fibra de carbono - o maior já usado pela marca - reduz 18 kg do peso total e ajuda a baixar o centro de gravidade. Outra novidade é o uso de rodas de magnésio de 23 polegadas, que economizam mais 19 kg em relação às rodas forjadas de alumínio.

O conjunto aerodinâmico também foi redesenhado. A grade frontal, feita de policarbonato em padrão colmeia, reduz peso e melhora a ventilação. Elementos como difusor traseiro, saias laterais e defletores ganharam acabamento em fibra de carbono. A presença do emblema “S” nos para-lamas e dos escapamentos quádruplos verticais na traseira reforçam o visual mais radical do SUV.

A carroceria foi ajustada para reduzir a rolagem nas curvas. Segundo a marca, o SUV mantém a inclinação lateral em apenas 1,5 grau mesmo em curvas rápidas, índice semelhante ao de cupês esportivos. A direção também foi recalibrada e está 4% mais rápida, além de ter um raio de giro menor, facilitando manobras em espaços apertados.

Conectividade e acabamento de alto nível

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Sistema multimídia é novo e foi desenvolvido pela própria Aston Martin

Por dentro, o Aston Martin DBX S mantém o padrão de luxo conhecido da marca. O acabamento mistura couro semi-anilina com Alcantara, material leve e sofisticado. Os bancos trazem costuras exclusivas em formato espinha de peixe e o logotipo “S” bordado nos encostos.

O sistema multimídia é novo e foi desenvolvido pela própria Aston Martin, com tela sensível ao toque de alta resolução e uma interface mais fluida e moderna. O modelo vem com sistema de som premium de 14 alto-falantes com 800 watts, mas há também a opção de som Bowers & Wilkins com ajuste acústico específico para a cabine do DBX.

Entre os itens de conforto e segurança, estão controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, câmeras 360°, assistente de permanência em faixa e sensores de estacionamento dianteiros e traseiros. 

A personalização é outro ponto forte: o cliente pode escolher entre novas cores como Rosso Corsa Red, Podium Green e Trophy Silver, além de diversos acabamentos internos e externos.

Freios e suspensão no nível dos superesportivos

A performance exige um sistema de frenagem à altura. O DBX S vem equipado com discos de carbono-cerâmica de 420 mm na dianteira e 390 mm na traseira. Além de suportarem altas temperaturas com menos fadiga, esses freios ajudam a reduzir o peso não suspenso e melhoram o comportamento dinâmico.

A suspensão a ar com ajuste eletrônico recebeu calibração específica para essa versão, entregando equilíbrio entre conforto e esportividade. Segundo a Aston Martin, é possível rodar com suavidade no uso urbano e, ao mesmo tempo, explorar o limite de aderência em pistas ou estradas sinuosas com total controle.

Concorrentes do DBX S

  • Lamborghini Urus – Um dos SUVs mais rápidos do mundo, com motor V8 biturbo e foco no desempenho agressivo e design marcante.

  • Porsche Cayenne

    Turbo GT – Combina esportividade refinada, dirigibilidade afiada e desempenho impressionante em pista.

Posicionamento e expectativa de preço

O Aston Martin DBX S já está disponível para encomenda em mercados internacionais, com entregas previstas ainda para este ano. A marca ainda não divulgou o preço oficial no Brasil, mas a expectativa é que fique acima do atual DBX707, vendido por cerca de R$ 2,5 milhões.

O lançamento reforça o papel do DBX como pilar financeiro da Aston Martin. Desde a chegada da primeira versão, o SUV se tornou o modelo mais vendido da marca no mundo, ajudando a aumentar a receita e a atrair novos públicos para a marca tradicionalmente conhecida por seus cupês e conversíveis.

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O Aston Martin DBX S já está disponível para encomenda em mercados internacionais

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​​​​Autor: Paulo Ribeiro