Novo Volkswagen Tera 2026 tem data marcada para estreia

O Volkswagen Tera 2026 será oferecido em quatro versões distintas

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Crédito: Volkswagen

A

Volkswagen

confirmou que o novo Tera 2026 será apresentado oficialmente no Brasil no dia 25 de maio. 

Após uma prévia no Sambódromo do Rio de Janeiro, onde a marca revelou a versão topo de linha High TSI com kit Outfit, o

SUV

de entrada da fabricante alemã está pronto para ser revelado por completo. O evento deve trazer detalhes finais sobre preços, equipamentos e início das vendas.

O Tera é um modelo totalmente novo dentro da gama nacional da Volkswagen. Posicionado abaixo do

T-Cross

, tem como missão competir diretamente com modelos como o

Fiat Pulse

e o Renault Kardian. A estratégia é reforçar a presença da marca no segmento de utilitários esportivos compactos, um dos mais relevantes do mercado brasileiro.

Quatro versões confirmadas para o mercado nacional

O Volkswagen Tera 2026 será oferecido em quatro versões distintas: MPI manual, TSI manual, Comfort TSI automático e High TSI automático. Essa informação  reforça a estratégia da marca de alcançar um público amplo, com opções que vão de versões mais acessíveis até configurações mais equipadas.

A versão de entrada, chamada de MPI manual, será equipada com motor aspirado e câmbio mecânico. Em seguida, a configuração TSI manual utiliza o mesmo motor turbo das demais versões superiores, mas com transmissão manual de 5 marchas. A Comfort TSI automática se posiciona como uma versão intermediária, com câmbio automático de 6 marchas. Por fim, a High TSI automática é a topo de linha e foi a escolhida para a apresentação ao vivo. 

Série especial The Town e kit visual Outfit

A partir da versão High TSI, o Volkswagen Tera poderá ser equipado com o kit visual Outfit, que adiciona elementos estéticos exclusivos ao SUV. 

Além disso, a Volkswagen já confirmou o lançamento de uma série especial chamada The Town, associada ao festival de música patrocinado pela marca, e que terá como base a configuração topo de linha.

Essa estratégia segue o padrão de outras ações da fabricante, que costuma explorar edições especiais em parcerias com grandes eventos culturais e musicais. 

Detalhes específicos sobre equipamentos adicionais, cores exclusivas ou diferenciais da série The Town ainda serão revelados, provavelmente junto ao lançamento oficial do modelo.

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O Tera representa um importante passo da marca para fortalecer sua presença no segmento de SUVs compactos

Dimensões e posicionamento entre os rivais

Embora os dados técnicos oficiais ainda não tenham sido divulgados pela Volkswagen, já se sabe que o Tera será construído sobre a mesma plataforma do

Polo

Isso indica que o SUV terá cerca de 2.566 mm de entre-eixos e 4.074 mm de comprimento, dimensões que o colocam em uma faixa intermediária entre o Fiat Pulse (2.532 mm de entre-eixos) e o Renault Kardian (2.604 mm).

Com essa base, o Tera deve oferecer um bom aproveitamento de espaço interno e manter um porte urbano adequado ao uso diário e às demandas dos consumidores que priorizam praticidade e economia.

O visual segue a nova identidade global da marca

O Volkswagen Tera adota uma linguagem visual alinhada com o que a marca vem aplicando em seus modelos globais, como o novo

Tiguan

e o

Taos

reestilizado. 

A dianteira apresenta luzes de circulação diurna com assinatura em dois segmentos acima dos faróis, enquanto um filete cromado substitui a tradicional grade iluminada que une os conjuntos ópticos.

Na traseira, as lanternas são interligadas por uma barra preta com filetes prateados, repetindo o padrão que já aparece no

Nivus

, no T-Cross e no novo Tiguan europeu. 

As lanternas utilizam elementos em LED, com acabamento interno refinado. Um vinco lateral destacado percorre da porta traseira até a lanterna, reforçando a sensação de robustez. 

As rodas da versão apresentada no Sambódromo são diamantadas, de 17 polegadas, com desenho esportivo, mas versões mais simples já foram flagradas com rodas de aço e calotas.

Um detalhe importante é que os retrovisores são exclusivos e não compartilham componentes com Polo ou Nivus, o que demonstra a atenção da marca ao projeto visual do novo SUV.

O interior aposta em tecnologia e estilo moderno

O interior do Volkswagen Tera é inspirado na família de elétricos ID. da marca, com elementos que remetem à modernidade e conectividade. O painel central tem desenho próprio, mas a central multimídia foi reposicionada de forma mais elevada, facilitando o uso pelo motorista. 

O sistema de entretenimento será o VW Play Connect, com integração via aplicativo e conectividade completa.

Entre os equipamentos já confirmados estão o carregador de celular por indução, painel de instrumentos 100% digital e iluminação ambiente no centro. São itens que reforçam a proposta do Tera de ser um SUV de entrada com bom conteúdo tecnológico.

Motorização: 1.0 aspirado e 1.0 turbo

O conjunto mecânico do Volkswagen Tera será composto por dois motores já conhecidos da gama nacional da marca. A versão de entrada MPI manual utilizará o motor 1.0 flex aspirado de 3 cilindros, que rende até 84 cv de potência, sempre associado a um câmbio manual de 5 marchas.

As demais versões contarão com o motor 1.0 TSI flex, também de 3 cilindros, que entrega até 116 cv de potência e 16,8 kgfm de torque. Esse propulsor será acoplado ao câmbio manual de 5 marchas na versão TSI manual e ao câmbio automático de 6 marchas nas configurações Comfort e High TSI.

Esse conjunto já é amplamente utilizado em modelos como o Polo e o Nivus, oferecendo desempenho adequado ao uso urbano e baixo consumo de combustível. A escolha por essa motorização demonstra uma estratégia conservadora, mas eficiente, ao utilizar componentes já consolidados no mercado brasileiro.

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O Tera adota uma linguagem visual alinhada com o que a marca vem aplicando em seus modelos globais

Expectativas para o lançamento

Com o lançamento oficial agendado, espera-se que a Volkswagen revele informações completas sobre o pacote de equipamentos de cada versão, preços sugeridos e a data de chegada às concessionárias. 

O Tera representa um importante passo da marca para fortalecer sua presença no segmento de SUVs compactos, especialmente entre os modelos de entrada.

A oferta de quatro versões com diferentes níveis de conteúdo e transmissão deve ampliar o alcance do modelo, enquanto o design atualizado e o interior tecnológico reforçam a proposta moderna do Tera. 

Resta saber como será posicionado em termos de preço frente aos seus principais concorrentes, como Pulse, Kardian e

C3 Aircross.

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Tabela Fipe.

Autor: Luciana Elldorf