Segunda geração do Fiat Uno faz 15 anos e hatch volta ao mercado
O compacto retornará com uma nova proposta baseada no C3 e será produzido em Betim
O compacto retornará com uma nova proposta baseada no C3 e será produzido em Betim
O nome
Fiat Unodeve retornar oficialmente ao mercado brasileiro em breve. Em meio à comemoração de 15 anos da segunda geração do hatch subcompacto, a Stellantis prepara o relançamento do modelo com uma nova proposta.
O Fiat Uno encerrou sua produção em 2021 após quase quatro décadas de presença no mercado brasileiro.
Agora com base no
Citroën C3, a nova geração do Fiat Uno será produzida na fábrica de Betim (MG) e marcará o início de uma nova estratégia de unificação de plataformas no Brasil. Além disso, vai substituir dois modelos da linha atual da marca:
Argoe
Mobi.
Com design quadrado inspirado no visual clássico do
Mille, o hatch utilizará a plataforma CMP, de origem PSA, a mesma usada no Citroën C3 nacional. Apesar disso, o projeto terá identidade visual própria e será um dos primeiros Fiat desenvolvidos sobre a base modular da Stellantis no país.
O relançamento do Fiat Uno deve acontecer no mesmo ano em que a segunda geração do modelo completa 15 anos. Introduzida no mercado em maio de 2010, essa versão marcou uma ruptura em relação ao Mille, que ainda era produzido em paralelo.
Com uma proposta mais moderna e jovial, o novo Uno chegou ao mercado nas versões Vivace 1.0, Attractive 1.4 e Way com motores flex 1.0 e 1.4.
Um dos diferenciais da linha era a ampla gama de cores, com até 14 opções disponíveis — algo inédito na
Fiatdesde então. Entre elas, destacou-se o tom Amarelo Citrus, apelidado pelo público de “Uno grifa-texto”, que se tornou um dos ícones daquela geração.
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Novo Kwid 2025: preço, versões e ficha técnicaO modelo recebeu uma reestilização em 2016 e adotou o motor 1.3 Firefly, tecnologia que permanece na gama atual da Fiat.
A produção do
hatchfoi encerrada em 2021 com a série especial Uno Ciao, limitada a 250 unidades. No total, somando as duas gerações, foram produzidas 4.379.356 unidades na fábrica mineira de Betim.
A nova geração do Fiat Uno nacional seguirá de perto o estilo do Fiat Grande Panda europeu, revelado recentemente. A proposta é resgatar elementos de estilo do Uno Mille, como a carroceria com linhas mais retas, faróis retangulares e proporções compactas, reforçando o apelo nostálgico junto ao público brasileiro.
Além do resgate visual, o uso do nome Uno está praticamente confirmado pela proximidade estética com o antigo modelo. A Stellantis aposta no poder da marca para impulsionar as vendas do novo produto, que ocupará um espaço estratégico na gama de entrada da Fiat, agora com nova arquitetura e tecnologias embarcadas.
Traseira do Fiat Grande Panda, modelo europeu que servirá de base para o novo Uno brasileiro.
A produção do novo Fiat Uno será feita em Betim, mesma unidade onde o modelo foi fabricado por mais de uma década. O hatch marcará a estreia da plataforma CMP em um produto Fiat de grande volume no país. Essa base já é usada nos Citroën C3,
C4 Cactuse no
Peugeot 208.
O novo Uno terá motor 1.0 Firefly aspirado nas versões de entrada e um conjunto turbo semi-híbrido nas versões superiores. Essa combinação busca atender às novas exigências de eficiência e consumo no segmento de compactos, sem abandonar a acessibilidade que sempre foi um dos pilares do modelo.
Além disso, o projeto do novo Uno servirá de base para outros futuros lançamentos da Fiat. Estão previstos modelos derivados com a mesma plataforma, como a terceira geração da picape
Strada, além das segundas gerações do SUV
Pulsee do cupê
Fastback.
Isso reforça o papel estratégico da nova geração do Uno no portfólio da Stellantis na América do Sul.
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Citroen C3 2025: preço, versões e ficha técnicaDesde seu lançamento original em 1984 até sua despedida em 2021, o Fiat Uno foi um dos modelos mais vendidos da história da marca no Brasil.
Suas diferentes gerações sempre se destacaram por eficiência, versatilidade e preço competitivo. A segunda geração, lançada em 2010, trouxe uma abordagem mais emocional e focada no público jovem.
Essa mudança de posicionamento aproximou o Uno de um novo perfil de consumidor, sem perder a simplicidade e o baixo custo de manutenção. Agora, com uma nova base técnica e visual atualizado, a expectativa é que o modelo mantenha essas qualidades e agregue tecnologias mais atuais.
O Fiat Uno marcou época com seu design funcional e sua mecânica simples.
Item Especificação prevista
Plataforma CMP (Stellantis / PSA)
Motorização 1.0 Firefly aspirado / 1.0 turbo Firefly híbrido
Câmbio Manual e automático (CVT ou AT6)
Tração Dianteira
Comprimento Aproximadamente 4,0 metros
Porta-malas Acima de 300 litros
Produção Betim (MG), Brasil
Conectividade Central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay
Segurança 4 airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampa
*Os dados exatos ainda não foram divulgados oficialmente pela Fiat.
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Consumo Hyundai HB20 2025: Mais Econômico e EficienteO retorno do nome Uno marca um momento simbólico para a Fiat, que alia tradição e modernidade em um só produto. Com visual inspirado no passado e base técnica atualizada, o novo hatch compacto busca conquistar outro público sem deixar de lado sua história no mercado nacional.
A produção local e o uso de uma plataforma global reforçam a aposta da Stellantis em um modelo acessível e tecnológico, com potencial para repetir o sucesso das gerações anteriores.
O Mercado Livre oferece uma ampla seleção de
veículos usados e novoscom filtros por versão, motorização, localização e preço. É possível encontrar dentro da plataforma diferentes gerações, modelos e versões do Fiat Uno.
Além disso, é possível consultar o valor atualizado de mercado na
Tabela Fipe, ideal para quem deseja acompanhar a valorização do carro ao longo do tempo.
Autor: Luciana Elldorf