SUVs da Volkswagen: preços, versões e posicionamento de mercado
Com a chegada do Tera, a Volkswagen reposiciona sua linha de utilitários esportivos e amplia a competição interna e externa
Com a chegada do Tera, a Volkswagen reposiciona sua linha de utilitários esportivos e amplia a competição interna e externa
O Tera é o SUV mais acessível da Volkswagen no Brasil atualmente
A gama de SUVs da
Volkswagennunca esteve tão variada no Brasil. Com a introdução do Volkswagen Tera, a marca passa a contar com cinco modelos que ocupam diferentes faixas de preço e segmentos. Mas, apesar da ampliação da oferta, muitos consumidores ainda têm dúvidas sobre o posicionamento de cada um deles.
Enquanto modelos como Taos,
Tiguan, T-Cross e Nivus já são conhecidos do público, o novo SUV da Volkswagen trouxe questionamentos sobre preços, tamanhos e rivais diretos. Afinal, onde exatamente o Volkswagen Tera se encaixa entre os carros da marca?
Vamos detalhar os preços, versões e principais concorrentes dos
SUVsda Volkswagen disponíveis atualmente no Brasil, além de apresentar uma ficha técnica de cada modelo.
O Volkswagen Tera foi lançado em 2025 e ocupa a base da linha de carros da Volkswagen SUV. Compacto, o modelo chega para disputar mercado com rivais como o
Fiat Pulsee o Renault Kardian, além de influenciar os números de vendas de modelos maiores da própria marca.
A linha do Tera é composta por cinco versões, começando em R$99.990 na versão com motor MPI 1.0 e câmbio manual. Já as opções TSI com motor turbo partem de R$116.990, chegando a R$142.290 na configuração topo de linha com o pacote especial Outfit The Town Edition.
Essa precificação torna o Tera um modelo competitivo, mas levanta dúvidas quanto à sua proximidade com outras opções da gama da Volkswagen, como o
Nivuse o T-Cross.
Também pode te interessar:
Fiat Pulse 2025: preço, versões e ficha técnicaMPI 1.0 MT: R$ 99.990
TSI MT: R$ 116.990
Comfort AT: R$ 126.990
High AT: R$ 139.990
High AT + Pacote Outfit The Town Edition: R$ 142.290
O Nivus é um dos SUVs mais vendidos da Volkswagen no país
O Volkswagen Nivus é hoje um dos modelos mais populares da marca. Com visual esportivo e perfil aerodinâmico, ele já enfrentava concorrentes como o
Fiat Fastback,
Jeep Renegadee Nissan Kicks, mas agora precisa lidar também com a chegada do Tera.
Um ponto de destaque está nos preços. O Nivus Sense, versão de entrada com motor 200 TSI e câmbio automático, custa R$119.990 — apenas R$3 mil a mais que o Tera TSI manual e R$7 mil a menos que o Tera Comfort AT.
Essa proximidade de valores pode criar sobreposição entre os modelos, principalmente nas versões intermediárias do Tera. A Volkswagen, portanto, pode ajustar a estratégia de preços para evitar uma disputa interna que afete o desempenho comercial do recém-lançado SUV.
Sense 200 TSI AT: R$ 119.990
Comfortline: R$ 143.490
Highline: R$ 160.790 (R$ 139.790 até 31/05)
GTS: R$ 174.990
O
Volkswagen T-Crosstambém começa em R$119.990, o mesmo valor do Nivus de entrada. Mas ao contrário do que pode parecer, a marca definiu os preços dos dois modelos para que eles não entrem em conflito direto. O T-Cross tem dimensões maiores e aposta em uma versatilidade familiar, enquanto o Nivus busca o público jovem e urbano.
Apesar disso, o preço semelhante ao do Tera Comfort AT, que custa R$126.990, levanta um alerta para a estratégia da marca. Com um valor próximo e proposta distinta, a preferência do consumidor pode oscilar entre os modelos, especialmente se os diferenciais técnicos forem sutis.
O desafio está em manter a diferenciação clara entre os SUVs da Volkswagen, mesmo que ocupem faixas de preço semelhantes. Nesse cenário, o Volkswagen T-Cross continua como opção racional para quem busca mais espaço sem migrar para os modelos médios da marca.
Também pode te interessar:
Renault Kardian 2025: preço, versões e ficha técnicaA linha de SUVs da Volkswagen atende desde o segmento de entrada até os modelos médios
Atualmente, os SUVs da Volkswagen abrangem desde os compactos até os médios. O Tera inaugura a base da linha, seguido por Nivus e T-Cross, com o
Taose o Tiguan ocupando as categorias superiores.
Todos os modelos foram pensados para atender diferentes perfis de consumidores, mas o posicionamento entre versões precisa ser constantemente ajustado conforme o comportamento do mercado.
Vale lembrar que o SUV Volkswagen Taos atua acima de Nivus e T-Cross, com preços mais elevados e motorização 1.4 TSI. Já o SUV Volkswagen Tiguan é voltado para famílias que precisam de mais espaço, incluindo opção com sete lugares.
A chegada do Tera, portanto, é estratégica: torna a Volkswagen mais competitiva na base do mercado, onde rivais como Pulse, Kardian e
Kicksse destacam. Mas também exige atenção aos ajustes internos para que a gama de carros da Volkswagen SUV continue coesa.
Motor: 1.0 TSI Flex
Potência: 116 cv
Câmbio: automático de 6 marchas
Comprimento: 4,10 m
Porta-malas: 415 litros
Motor: 1.0 TSI Flex
Potência: 128 cv
Câmbio: automático de 6 marchas
Comprimento: 4,27 m
Porta-malas: 415 litros
Motor: 1.0 TSI Flex
Potência: 128 cv
Câmbio: automático de 6 marchas
Comprimento: 4,20 m
Porta-malas: 373 litros
Também pode te interessar:
VW Tera 2025: revelado por inteiro, preço, versões e ficha técnicaOs SUVs da Volkswagen estão disponíveis para compra em diversas lojas físicas e também em plataformas digitais. Uma das alternativas é o Mercado Livre, que permite consultar anúncios, comparar preços e entrar em contato direto com lojistas.
Para quem deseja acompanhar a valorização e a média de mercado dos veículos, é possível consultar a
Tabela Fipe da Volkswagen, referência para avaliação de carros novos e usados da marca.
Autor: Luciana Elldorf