Modelos Citroën Picasso: a trajetória de uma linha que marcou época
O monovolumes fabricados no Brasil apostaram em design, versatilidade e conforto, levando o nome do célebre artista espanhol
O monovolumes fabricados no Brasil apostaram em design, versatilidade e conforto, levando o nome do célebre artista espanhol
A trajetória da Citroën no Brasil inclui capítulos emblemáticos, protagonizados por modelos que adotaram um dos sobrenomes mais conhecidos do mundo:
Picasso. A escolha da marca francesa homenageia Pablo Picasso, símbolo máximo da criatividade e inovação, qualidades que também definiram os veículos da linha.
O primeiro exemplar com esse nome foi o
Citroën Xsara Picasso, que começou a ser produzido em dezembro de 2000 no Polo Automotivo de Porto Real (RJ), hoje integrado ao grupo Stellantis. A apresentação oficial ao público brasileiro ocorreu alguns meses depois, em março de 2001.
Disponível inicialmente nas versões GLX e Exclusive, o Xsara Picasso oferecia um pacote de equipamentos que se destacava no segmento de
monovolumes.
Entre os itens de série estavam ar-condicionado dianteiro e traseiro, quatro airbags, computador de bordo, painel de instrumentos com mostrador digital, retrovisores com comando elétrico e vidros elétricos nas quatro portas.
O modelo também contava com volante com regulagem de altura, para-brisa com proteção térmica e regulagem elétrica dos faróis, reforçando a proposta de conforto e segurança. O design era um dos pontos centrais, com linhas limpas e aerodinâmicas. A inclinação acentuada do capô, em perfeita simetria com o para-brisa, conferia ao veículo a sensação de cabine de comando de avião, um conceito valorizado pela marca.
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O Citroën Xsara Picasso destacava-se ainda pelo interior espaçoso e funcional. O porta-malas oferecia 550 litros de capacidade, um dos maiores volumes da categoria à época.
Os três assentos traseiros, de tamanho igual, podiam ser rebatidos, removidos ou reclinados em até seis posições, permitindo diversas configurações para transporte de passageiros ou carga.
O assoalho plano e os dez porta-objetos distribuídos pela cabine reforçavam a proposta de praticidade e conforto para toda a família. Esses atributos foram fundamentais para que o modelo conquistasse boa aceitação no mercado nacional, ampliando a presença da Citroën no país.
Em 2007, após ter superado a marca de 70 mil unidades comercializadas no Brasil, o Xsara Picasso passou por uma significativa reestilização. O modelo ganhou frente redesenhada, novo para-choque, acabamento interno renovado e painel modernizado, que ampliava a sensação de espaço, já favorecida pela ampla área envidraçada.
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Honda WR-V 2025: preço, versões e ficha técnicaAs melhorias não se limitaram ao design. O Citroën Xsara Picasso passou a oferecer novos itens de comodidade, como porta-objetos práticos, mesinhas retráteis nos encostos dos bancos dianteiros e DVD Player de teto, que reforçavam o apelo familiar.
Na parte mecânica, o modelo manteve sua versatilidade. Estava disponível com motor 1.6 Flex, capaz de gerar até 113 cavalos de potência, e motor 2.0, com até 138 cavalos. A transmissão podia ser manual de cinco marchas — o câmbio BE — ou automática, exclusivamente associada ao motor 2.0, a mesma utilizada no Citroën C5.
O perfil familiar e versátil dos modelos Picasso hoje é atendido por SUVs e crossovers no mercado brasileiro.
Em 2011, a Citroën ampliou sua oferta no segmento de monovolumes compactos com o lançamento do
Citroën C3 Picasso. O modelo manteve os valores essenciais da linha, espaço, conforto e versatilidade, mas adaptados a uma proposta mais urbana e compacta, ideal para o público brasileiro.
O C3 Picasso destacou-se pelo design marcante e pela funcionalidade, refletindo a filosofia “Créative Technologie” da marca. Com visual moderno e soluções inteligentes, o modelo conquistou famílias que buscavam um veículo prático, mas sem abrir mão do conforto.
O modelo estava disponível nas versões GL, GLX e Exclusive. Um dos destaques era o para-brisa panorâmico, que proporcionava maior luminosidade e ampliava a sensação de espaço interno. A carroceria verticalizada favorecia a habitabilidade e o conforto para os ocupantes.
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Renault Duster 2025: preço, versões e ficha técnicaO porta-malas do Citroën C3 Picasso oferecia até 1.500 litros de capacidade com os bancos traseiros rebatidos, um volume expressivo para um modelo compacto.
Além disso, o veículo contava com soluções práticas, como mesas tipo avião, instaladas na traseira dos bancos dianteiros, tomadas USB e 12V para dispositivos eletrônicos e espelho de vigilância infantil, que permitia observar os ocupantes do banco traseiro.
Sob o capô, o C3 Picasso vinha equipado com motor 1.6 Flex, capaz de entregar até 113 cavalos de potência. A transmissão podia ser manual ou automática, ambas com seis marchas e sistema auto-active, que ajustava as trocas de acordo com o estilo de condução do motorista e as condições da via.
Versões: GLX e Exclusive
Motorização:
1.6 Flex – 113 cv
2.0 a gasolina – 138 cv
Transmissão:
Manual de 5 marchas
Automática (apenas com motor 2.0)
Porta-malas: 550 litros
Itens de série: ar-condicionado dianteiro e traseiro, quatro airbags, computador de bordo, retrovisores e vidros elétricos, volante com regulagem de altura.
Versões: GL, GLX e Exclusive
Motorização: 1.6 Flex – 113 cv
Transmissão: manual ou automática de seis marchas com sistema auto-active
Porta-malas: até 1.500 litros com bancos rebatidos
Itens de série: para-brisa panorâmico, mesas tipo avião, espelho de vigilância infantil, tomadas USB/12V.
A linha Picasso consolidou a
Citroëncomo uma marca inovadora no segmento de monovolumes, oferecendo veículos que combinavam espaço interno, conforto e soluções práticas. Mesmo após a saída de linha do C3 Picasso, em 2017, esses modelos seguem sendo lembrados como referências em versatilidade e design.
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