Dicas para escolher o espelho ideal para cada ambiente

Descubra qual espelho é mais adequado para os ambientes do seu lar e aprimore a decoração de cada espaço com esse simples objeto.

rich-text-image

ESPELHO

Cada lar é um mundo, e é por isso que tentamos criar atmosferas diferentes para obter o melhor potencial e, assim, nos sentirmos à vontade em cada um dos espaços.

Nesse sentido, graças à decoração e a alguns objetos, como um

espelho

, cada ambiente da casa tem uma identidade diferente, mas, fundamentalmente, nos faz sentir confortáveis e à vontade.

Neste artigo, você encontrará algumas dicas para que, com a implementação de espelhos em áreas-chave e com diferentes formatos, você possa obter a melhor versão de sua casa.

Primeiros passos na decoração

Uma das primeiras coisas que são levadas em consideração quando se começa a pensar no interior de uma casa ou de um ambiente, além de ser funcional para o uso que se deseja dar, são os móveis e sua decoração.

Nesse sentido, em um primeiro momento, pensamos nos móveis necessários e, em seguida, nos objetos que podem complementar e fazer parte da decoração da casa.

Também é combinada uma paleta de cores e tons, na qual será baseada a decoração e os móveis. Mas raramente, nesse esquema, a incorporação de espelhos é levada em consideração. Neste artigo, daremos algumas dicas sobre como adicioná-los para aprimorar seu projeto.

Como decorar com espelhos?

Um

espelho colocado

no lugar certo pode fazer com que um ambiente pareça mais espaçoso, mais iluminado ou simplesmente decorar uma parede. 

É importante saber que existem centenas de formas e

modelos de espelho

 que podem ajudar você a atingir esses objetivos: há os circulares, os romboidais, os retangulares ou os de formato irregular, que são complementados pelas molduras dos mesmos, que podem ser de diferentes materiais e cores.

Nem sempre é necessário que eles sejam os protagonistas do espaço: podem ser pequenos, de diferentes tipos de

espelho

, que colaboram na projeção da luz natural, ou simplesmente funcionais para refletir algo, como, por exemplo, em um quarto de vestir.

Dicas para escolher o espelho ideal para cada ambiente

Nesta seção, você encontrará algumas ideias para

escolher o espelho ideal

para cada ambiente.

Espelhos para banheiros

Nessa parte do lar, geralmente há espelhos. Embora no passado fosse comum colocar armários de remédios com um espelho na tampa acima da

pia

, hoje em dia cada vez mais pessoas optam por colocar o espelho sem um móvel atrás dele.

Cada vez mais pessoas estão escolhendo

espelhos redondos

, com uma pequena moldura de borracha ou ferro, enquanto há quem opte por espelhos retangulares, semelhantes a um quadro.

Outra maneira de colocá-los, combinando decoração e funcionalidade, é cobrir toda a parede acima da pia, com o objetivo de fazer deles o protagonista desse setor.

rich-text-image

ESPELHOS

Espelhos para o closet

Nesse espaço da casa, geralmente há pelo menos um espelho que permite que a pessoa escolha a combinação de suas roupas. Eles costumam ficar atrás da porta do

guarda

-roupa, retangulares, de corpo inteiro ou em uma das paredes disponíveis, permitindo não apenas ver o visual completo da cabeça aos pés, mas também decorar o ambiente.

Outras formas de incorporar espelhos na

decoração de sala

podem ser com uma pequena escrivaninha, que permite criar um local especial para a maquiagem e no qual a iluminação predomina para obter melhores resultados.

Ou também pode ser um

estilo antigo

, circular, com um pé combinando, o que permite que seja inclinado de acordo com o gosto de cada usuário; também pode ser retangular, apoiado no chão, e um pequeno tapete pode ser adicionado embaixo para que se aproxime dele descalço.

Espelhos para quartos

Nesses espaços, a variedade de formatos de espelhos será, sem dúvida, a chave para o estilo de cada lar. Por exemplo, você pode colocar um retangular, do mesmo comprimento que a

cama

, na cabeceira da cama. Ou você pode adicionar alguns espelhos de formato irregular, fingindo ser uma série de pequenos quadrados. Isso pode ajudar a melhorar a iluminação do quarto se, por exemplo, eles forem colocados de frente para uma janela.

Outra maneira de incorporar espelhos à decoração de um quarto é colocar um de cada lado da cama, acima do criado-mudo, de tamanho médio ou pequeno. Ele também pode ser colocado em um canto, um

espelho de pé

, no qual a pessoa possa ser vista de corpo inteiro.

Finalmente, outra opção pode ser como parte de um móvel: por exemplo, um espelho inclinado com pés na parte de trás da moldura que pode ser usado como

cabide

ou como protagonista de um móvel antigo que contenha perfumes, cremes e joias de uso diário.

Espelhos para salas de estar

Outra parte da casa em que os espelhos podem ocupar um espaço de protagonismo é na sala de estar: seja em um espaço para receber as pessoas que chegam à casa (aqui os espelhos circulares são os mais comuns, com uma pequena mesa embaixo para apoiar as coisas), eles também podem servir para separar um espaço do outro, como se fossem uma janela com vários vidros, mas, em vez de serem transparentes, refletem o que está acontecendo em cada lado.

Outra forma é dedicar um lugar mais decorativo, como acima do sofá na sala de estar, com o objetivo de ampliar o espaço ou melhorar sua iluminação; enquanto algumas pessoas optam por tê-los como quadros, em diferentes formas (as mais reconhecidas costumam ser as fases da lua), e que sejam simplesmente

espelhos decorativos

.

Por último, um espelho de formato irregular também pode ser colocado em uma parede vazia, acompanhado de um cabide, por exemplo, para criar um espaço de hall de entrada, ou pode ficar sozinho, com o objetivo de decorar.

rich-text-image

LIMPAR ESPELHO

Dicas de limpeza

É sabido que manter vidros e espelhos limpos é uma ciência, e há diferentes maneiras de deixá-los impecáveis, brilhantes e sem que se perceba a marca do

pano

com o qual foram limpos.

Uma das maneiras é com o limpador de vidros líquido que pode ser comprado em qualquer supermercado, que é aplicado com o

borrifador

e, em seguida, você pode limpá-lo com um pano de microfibra para evitar fiapos; embora haja quem tenha uma escova de borracha eva, com a qual remove o restante do líquido borrifado e o seca com o pano de microfibra.

Para quem não tem líquido de limpeza de janelas, é possível fazer uma fórmula caseira misturando água e vinagre branco em um frasco de spray. Outra alternativa é usar jornal em vez de

rodo

e, para finalizar o processo, um pano limpo.

É importante observar que essa limpeza deve ser feita pelo menos uma vez por mês, dependendo da exposição de cada espelho, embora seja recomendável que o espelho do

banheiro

seja limpo diariamente para evitar a propagação de germes ou bactérias.

Conclusão

Em forma de círculo ou diamante, retangular ou quadrado, os espelhos podem ser incorporados a qualquer espaço de sua casa, acrescentando decoração e estilo a cada ambiente, dependendo de como você o complementa.

Nesse sentido, elas podem se tornar grandes aliadas para ampliar espaços, gerar mais luz ou simplesmente decorar e completar um ambiente. Basta deixar por conta da sua imaginação como combiná-los e seguir as dicas fornecidas no artigo, para que você possa pensar neles de acordo com o seu lar.

Cada vez mais pessoas estão incorporando espelhos na decoração de suas casas, de acordo com seu próprio estilo. Não fique de fora dessa tendência e escolha o que mais combina com sua casa no Mercado Livre.