Móveis para Jardim: Como Montar um Espaço Aconchegante e Funcional

Se há um lugar na casa que se destaca dos demais, esse lugar é o jardim. Testemunha de diferentes momentos de lazer e relax, é muito simples equipá-lo.

rich-text-image

CHAISE

Quantas vezes durante o dia você pensa em um espaço verde. Em busca de paz de espírito ou como um desejo real de estar em algum lugar longe da rotina diária, a imagem de um cantinho ao ar livre, por menor que seja, é sempre um bom motivo para espairecer.

Não se trata apenas de uma fantasia! Assim como você a projeta em sua cabeça, você pode transformá-la em realidade no

jardim de sua casa

. Para cada momento que quiser compartilhar com seus amigos ou como um simples descanso para seus momentos de solidão, você pode contar com

móveis para jardim

que se adaptam ao que você procura.

Dessa forma, para que a paz que procura em sua mente se traduza em um lugar confortável e muito pessoal, basta consultar os catálogos e decidir a que tipo de atividade vai dedicar a maior parte do seu tempo. Dessa forma, você poderá escolher os elementos que melhor representam seu gosto, além de definir uma estética funcional para o local que você usa para passar o tempo relaxando. Essa não é uma decisão simples!

Como escolher seus móveis de jardim?

Assim como o conforto é um bem essencial para levar uma boa vida, em diferentes ordens a combinação é uma das características sutis que se destacam em qualquer personalidade. Não só pelo bom gosto, mas também pelo tempo investido em detalhes que podem parecer casuais.

Seja para receber amigos ou para apreciar a leitura do capítulo de um romance,

escolher móveis

confortáveis e funcionais é uma virtude que pode acompanhar você na criação dos ambientes que sempre imaginou. Seja em momentos de companhia ou de solidão, o equipamento necessário não apenas melhorará seu humor, mas também falará bem de seu bom gosto.

É claro que, assim como em outras áreas da casa, antes de escolher um determinado

tipo de mobília

, há alguns aspectos que você deve ter em mente. Você não deve ver isso como uma limitação, mas como uma ajuda para que sua escolha seja a mais eficaz possível.  

  • Tipos de materiais para móveis de exterior.

  • Móveis de acordo com os estilos de decoração 

  • Manutenção de móveis para áreas externas 

Quais são os diferentes materiais dos móveis?

Cada móvel tem uma composição que lhe confere uma identidade própria. Sejam eles feitos de madeira, aço inoxidável, alumínio, polipropileno ou PVC, o material de que são feitos determinará sua resistência e versatilidade.

Assim, a

durabilidade de cada móvel

desempenhará um papel muito importante em sua localização em cada canto da casa. Quer se trate de

móveis dobráveis

que podem ser guardados quando não estão em uso e que permitem otimizar a totalidade do espaço ou de móveis inteiros que precisam ser empilhados para ocupar um espaço maior, cada um pode se adaptar ao que você está procurando transmitir.

Além disso, há materiais que são frequentes e os mais procurados quando se trata de escolher móveis.

rich-text-image

JARDIM

Alumínio

Seja em estilo moderno com linhas retas ou clássico com linhas mais arredondadas, é um material que nunca sai de moda. Produzidos tanto por fundição quanto por perfilagem, gozam de grande versatilidade para a fabricação de cadeiras, mesas, espreguiçadeiras e outros móveis necessários para seu melhor descanso. 

Resina plástica

Nos jogos de plástico, o tipo de resina sintética é o que melhor resiste ao desgaste do uso intensivo ao ar livre. Com mesas que podem ser desmontadas, bem como modelos dobráveis ou extensíveis, esse tipo de móvel pode ser adaptado a diferentes posições, seja para tomar sol ou para iniciar um jogo de cartas ou um jogo com vários jogadores.

Madeira

Feitos de madeira de paraíso, eles são uma escolha popular para unidades comerciais devido à elegância que transmitem. Isso não impede que precisem de

mais cuidados do que outros móveis

, principalmente se ficarem expostos ao sol por muito tempo. Para evitar que a madeira rache, é necessário usar produtos de proteção, como o CETOL.

Nesse sentido, a teca, resistente e leve, é uma das madeiras mais duradouras, com vida útil de até vinte e cinco anos. 

Ferro

Seja em ferro ou aço combinado com outros materiais, é muito comum ver esse tipo de mobília em qualquer jardim que você visite. Até mesmo os balanços que as crianças tanto gostam ou os bancos da praça têm pés de ferro fundido e tábuas de madeira de lei. Entre esses últimos, de acordo com o número de tábuas, você pode reconhecer alguns modelos:

  • Plaza 14T e Plaza 15T: Embora tenham o mesmo design, eles diferem no número de tábuas. Enquanto uma é plana, a outra é em 45 graus.

  • Colonial 4T: Com tábuas largas, duas no assento e duas no encosto, em alguns casos com apoio para os braços.

  • Colonial 10T: Com tábuas finas, cinco no assento e cinco no encosto. Os apoios de braço ficam a dez centímetros da parte externa para reduzir sua capacidade.

  • Brussels 6T: Em um formato moderno, as madeiras são embutidas no pé do banco, o que as torna discretas e muito atraentes.

Quais são os principais designs de móveis para seu jardim?

Em qualquer posição que você queira estar ou para todos os tipos de atividades, seja em poltronas, bancos, redes ou nas clássicas espreguiçadeiras e cadeiras, você poderá encontrar os móveis que procura. Além de estilos que se adaptam à sua personalidade.

Em sintonia com o bom tempo e o desejo de aproveitar ao máximo cada hora de ar fresco, um jardim, um terraço ou um pátio são lugares onde você pode dar asas à sua imaginação. Seja de forma tradicional ou mais vanguardista, transformar seu cantinho em um destaque requer algumas boas decisões e uma firme compreensão do que você deseja comunicar com seu design. 

Assim, cada estilo falará por você sem que você precise explicar ou falar sobre suas decisões menores. Busque o melhor equilíbrio! 

Estilo tradicional

Se você prefere discrição em vez de exuberância e pequenos detalhes em vez de peças grandes, os

móveis

com cores suaves e trançados discretos se destacam nesse estilo. Ao mesmo tempo, você perceberá que, em cada móvel escolhido, as linhas são bem despojadas e não há grandes padrões, talvez uma flor perdida ou um animal bordado para dar a ideia de mais natureza.

Estilo exótico

É possível recriar a selvageria de uma selva se você escolher móveis feitos de madeiras como a teca combinada com fibras naturais como

vime

ou sisal, bem como cânhamo ou bambu. Isso dará um certo toque de casualidade e frescor que o fará se sentir em um ambiente transbordante, mas não menos elegante com toques de cor e a permissão para adicionar diferentes estampas ou motivos variados de flora e fauna.

Estilo rústico

Com a madeira em primeiro plano e cores fortes marcando sua presença, a suavidade da natureza é um trunfo para esse tipo de estilo. Com linhas suaves e uma certa desordem controlada, é possível incorporar algodão,

linho

e outros tipos de tecidos que encontram no tom amarelo seu melhor complemento para se destacar em qualquer casa.

Estilo nórdico

Para conseguir o melhor dos cartões postais escandinavos em sua casa, você pode escolher móveis com linhas arredondadas e até um

tapete

externo que sirva de contraste. Com a simplicidade como ponto de partida, todos os acessórios devem ser pensados em termos das cores brancas e dos tons pastéis que predominam entre os postulados do estilo.

rich-text-image

MOVEIS

O que você deve considerar antes de comprar seus móveis?

É importante que, para obter a harmonia necessária, você combine os móveis do seu jardim com os móveis da sua casa. Por exemplo: embora a madeira seja o material mais nobre, é também o que requer mais cuidados e está exposto a maior deterioração devido à chuva e à umidade.

Por isso, ao escolher uma opção para espaços como terraços ou varandas cobertas, o vime se impõe como um material ao mesmo tempo descontraído e sólido para permanecer por um longo período de tempo. 

É claro que a decisão final terá a ver com os tamanhos e designs que melhor se adaptam a cada um dos espaços.

O que está esperando para montar seu espaço de relax?

Um espaço funcional para passar seu tempo livre merece que você compre os móveis e acessórios que melhor combinem entre si. Assim, você estará mais perto de ter a paz que precisa a qualquer hora do dia.

No Mercado Livre, você pode encontrar móveis para o seu jardim para criar um espaço confortável e funcional. Assim, você não precisará mais sonhar com o papel de parede do computador do seu escritório. O espaço verde que você sempre quis está muito mais perto do que você imagina.