Nobreak: para que serve e tudo que precisa saber sobre o tema

Descubra para o que serve e como funciona o nobreak, o equipamento que ajuda você a não perder seus dados e até mesmo o próprio dispositivo em caso de problemas com a rede elétrica. O Mercado Livre traz tudo que precisa saber sobre o tema!

rich-text-image

Mulher mexendo em um notebook em um data center

Se você não sabe o que é um

nobreak

, acredite, este conteúdo poderá mudar a sua experiência no uso de dispositivos eletrônicos. Isso vale, principalmente, se está em uma região com instabilidade no fornecimento de energia elétrica ou se trabalha home office.

Ele é utilizado, também, em empresas, indústrias e outros tipos de negócios que precisam priorizar o funcionamento dos dispositivos eletrônicos, mesmo em caso de interrupção total de energia. Para escolher a melhor opção para compra, é preciso entender para que serve o nobreak e como funciona.

Apresentaremos todos esses pontos a seguir. Aproveite e tire suas dúvidas e faça uma escolha segura e bem-embasada. 

Qual é a função de um nobreak?

O

nobreak

é um dispositivo de proteção, cujo objetivo é garantir e manter o funcionamento de aparelhos eletrônicos em caso de problemas com o fornecimento de energia elétrica, oscilações ou ausência de rede.

Outro nome para o nobreak é, também, UPS (Uninterruptible Power Supply) ou, ainda, em português, Fonte de Energia Ininterrupta. Seu funcionamento conta com um sistema de estabilização inteligente.

Você já deve ter passado por isso ou conhecido alguém que perdeu um aparelho eletrodoméstico durante uma tempestade, quando ocorreu uma descarga elétrica e a perda do fornecimento de energia. Um nobreak poderia ter evitado isso.

Um de seus objetivos é, justamente, evitar a queima e problemas no funcionamento do aparelho neste tipo de situação. Para isso, ele é formado por um conjunto de:

  • Protetor eletrônico

  • Estabilizador

  • Bateria para fornecimento de energia

Esse conjunto permite que, quando a energia termina, a bateria possa continuar alimentando o funcionamento do dispositivo. Evitar a queda abrupta de fornecimento e ajuda a manter a vida útil dos aparelhos.

Quais são os diferentes tipos de nobreak?

Há duas formas de classificar os tipos de nobreak: segundo a forma como ele interage com os aparelhos conectados e o tipo de onda produzido.

Tipos de nobreak segundo interação

Essa é a classificação que contempla como o nobreak interage com os dispositivos conectados a ele. Pode ser, portanto:

  • Nobreak interativo: quando há a queda do funcionamento de energia, o nobreak aciona a bateria interna. Ele muda seu modo da operação de rede (ou seja, conectado à rede elétrica) para fornecer energia por meio da sua bateria elétrica. Com isso, os dispositivos continuam funcionando normalmente após a paralisação do fornecimento.

  • Nobreak online: no caso de queda de energia, não há interrupção (mesmo que em microssegundos) do abastecimento, pois ele é feito direto com a bateria. Ela fornece energia contínua para os aparelhos conectados. É o modelo mais indicado para aqueles aparelhos críticos, que não podem sofrer riscos de problemas com intercorrências, como data centers, servidores críticos, máquinas de alto desempenho, entre outras possibilidades.

Tipos de nobreak segundo o tipo de onda produzido

Essa classificação está relacionada com o formato de onda produzido pelo equipamento. Pode ser, portanto:

  • Senoidal: com o formato de ondas em senoide, consegue fazer um processo de compensação nas oscilações de tensão e entrega. É um modelo que proporciona melhor funcionamento para aparelhos mais sensíveis ou de alto desempenho (como computadores gamers, servidores, estações de trabalho, entre outras possibilidades).

  • Semissenoidal: o formato da onda compensa as variações de tensão presentes no fornecimento de energia elétrica e fornece uma onda em um formato próximo ao retangular. Consegue fornecer energia de forma adequada, sem problemas, para dispositivos menos completos (como televisões, notebooks, câmeras, entre outras possibilidades).

Os melhores nobreaks do mercado

Separamos as principais opções de nobreak que poderão atender a diferentes tipos de demandas. Nossa escolha foi pensada considerando diferentes necessidades, custo-benefício, duração da bateria, potência, número de tomadas e design moderno. Confira a seguir.

Intelbras Senoidal 3000VA

Esse modelo conta com recursos avançados e que atendem tanto o público residencial quanto, também, o empresarial. Consegue suportar o funcionamento, por exemplo, de servidores, sistemas de armazenamento, entre outros. É do tipo senoidal.

Conta, também, com engate para bateria externa de 48V. Com isso, é possível aumentar o tempo de autonomia do dispositivo e estender o período no qual consegue fornecer energia aos aparelhos em caso de intercorrências.

Características do nobreak

Intelbras Senoidal 3000VA:
  • Potência: 3000VA.

  • Tempo de autonomia médio: para dispositivos de maior desempenho (como um PC Gamer), oferece 29 minutos de autonomia. Em dispositivos de consumo moderado (como servidores), proporciona 1h32min de autonomia.

  • Número de tomadas de saída: 6 de 10A e 1 de 20A.

  • Níveis de proteção: 8, proporcionando segurança para os dispositivos conectados contra sobrecarga, curto-circuito e variação de frequência.

rich-text-image

Intelbras

APC Schneider Electric Bz1500Xlbi-Br 1500VA

Opção robusta, que atende as demandas de escritórios e comércios. Composto por bateria de lítio de longa duração, possui também uma saída

USB

que permite acessar dados remotos, funcionando como um backup.

  • Potência: 1500VA (825W).

  • Tempo de autonomia médio: 160 minutos para dispositivos que não são de alto consumo (como modem, roteador, notebooks com configurações leves, entre outros).

  • Número de tomadas de saída: 8.

  • Rendimento: maior que 90% em modo de rede e maior que 80% em modo bateria.

Intelbras XNB 600 VA 120v

Opção voltada a quem prioriza custo-benefício para um nobreak de uso cotidiano. Conta com seis níveis de proteção diferentes.

  • Bateria: 12V 7Ah.

  • Tempo de autonomia médio: 1h25min para itens de segurança ou 30 minutos para dispositivos como notebooks e desktops.

  • Número de tomadas de saída: 4.

  • Número de proteções: 6, proteção contra sobrecarga e curto-circuito nas tomadas de saída, sobreaquecimento no inversor, sobrecarga na entrada de rede, sub/sobretensão da rede elétrica e descarga total da bateria.

Ragtech 2000VA

Modelo senoidal, possui custo-benefício que atende tanto o público empresarial quanto, também, o usuário doméstico. Possui a tecnologia True RMS, que realiza um mapeamento da onda de energia e oferece uma maior eficácia no fornecimento de energia.

Características do

Ragtech 2000VA

:

  • Bateria: 2000VA.

  • Número de baterias: 2.

  • Tempo de autonomia médio: uso de dois dispositivos de baixa potência (uma impressora e um monitor): 1h15min. Uso de 4 microdesktops e uma impressora: 9 min.

  • Número de tomadas de saída: 10.

  • Número de proteções: 6 (filtro de linha, contra subtensão e sobretensão, contra sobrecarga, curto-circuito e sobretemperatura, contra descarga total das baterias, fusíveis de ação rápida e disjuntor na parte de entrada).

  • Rendimento: maior que 95% no modo rede e maior que 85% no modo bateria.

  • Tempo de carga da bateria: alcança 80% em até 8 horas.

Nobreak APC Back-UPS BZ1200-BR

Esse modelo é intuitivo, de fácil instalação e conta com autoteste periódico da bateria. Além disso, também emite alarmes sonoros quando há mudanças de condições na rede elétrica.

  • Bateria: 1200VA.

  • Número de baterias: 2.

  • Tempo de autonomia médio: 13 minutos (meia carga para o dispositivo), 3,7 minutos (carga plena para o dispositivo).

  • Número de tomadas de saída: 8.

  • Tempo de carga da bateria: aproximadamente 12 horas.

Quais são as diferenças entre um nobreak e um estabilizador?

Uma confusão comum, principalmente para quem utilizava o

estabilizador

no uso doméstico no final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, é entender a diferença entre estabilizador e nobreak.

O engano, principalmente, é porque os formatos deles são semelhantes. Mas eles possuem diferenças importantes de serem conhecidas na sua aplicação.

Nobreak

O nobreak tem por objetivo garantir a alimentação contínua de energia ao longo do tempo. Ou seja, se acontecer uma interrupção da rede, o

computador

, videogame, servidor da empresa, entre outros, continuará funcionando.

Estabilizador

Já o

estabilizador

é aplicado para garantir que oscilações de tensão não prejudiquem o funcionamento do dispositivo e evitar riscos elétricos. Em outras palavras, sabe quando um aparelho queima após uma descarga elétrica, ou quando a luz começa a oscilar? O estabilizador evita exatamente que isso aconteça.

Quanto tempo o nobreak fica ligado?

O tempo no qual um nobreak fica ligado e consegue segurar a energia de um dispositivo depende de alguns fatores. Entre eles:

  • Modelo

  • Amperagem do nobreak

  • Capacidade da bateria

O tempo no qual um nobreak fica ligado pode variar, portanto, entre 15 minutos a 30 horas. A avaliação da descrição do modelo pode ajudar na compreensão se ele é, de fato, a melhor opção segundo o objetivo definido.

Por isso, a escolha precisa ser feita considerando o tipo de dispositivo que deverá ficar em uso e a necessidade de segurá-lo funcionando. Por exemplo, no uso doméstico, algumas horas são o suficiente.

Para situações nas quais a queda do funcionamento do dispositivo pode representar prejuízos graves e risco de perda de informações (como servidores e data centers), é preciso assegurar-se que o nobreak funcionará o maior tempo possível, evitando indisponibilidade.

Qual a vida útil de um nobreak?

Já a vida útil de um nobreak dependerá da forma como você o utiliza e o nível de estabilidade do uso da rede elétrica na sua região. Em condições ideais, o aparelho dura, em média, entre 3 a 5 anos.

rich-text-image

Intelbras

Conclusão

Seja no uso doméstico (por exemplo, ajudando a manter o notebook ligado durante o home office ou em partidas de games), ou empresarial (mantendo os serviços de uma empresa ou indústria funcionando em caso de indisponibilidade da rede elétrica), o nobreak oferece estabilidade e segurança para o funcionamento dos dispositivos.

Com as informações deste artigo sobre para o que serve o nobreak, é possível tomar uma decisão consciente sobre qual modelo está mais alinhado com os objetivos e necessidades. 

Se você deseja saber

como aumentar a memória ram

do seu laptop, descubra em nosso blog. 

E no Mercado Livre, você encontra todas as opções que ajudarão a proporcionar a experiência desejada com seu uso. Conheça as opções de

nobreak

no site e adquira o seu.