Qual a diferença entre TV Led e LCD? Dicas e Comparação

Quer saber quais as principais diferenças entre uma TV LED e LCD? Confira aqui e escolha a melhor tecnologia para o seu entretenimento!

TV Led vs TV LCD: Diferenças, Tipos, Dicas e Qual é Melhor

Nos últimos tempos, as TVs passaram por várias transformações, com muitas

tecnologias diferentes

, o que deixa os consumidores confusos e indecisos na hora da escolha por um modelo. 

Mas veja, hoje em dia, as mais populares são as

TV

de LED e LCD, que se bem à primeira vista podem parecer iguais, na verdade foram desenvolvidas para diferentes necessidades e estilos de pessoas.

Se estiver pensando em comprar

uma TV nova

, mas está na dúvida sobre se uma TV LED ou

um LCD é melhor

, vamos comprar abaixo as características de ambos os modelos para que não erre na escolha!

rich-text-image

lcd

TV LCD

Tecnologia de tela LCD

LCD significa Liquid Crystal Display (Display de cristal líquido, em português). Isso porque a tela LCD usa um cristal líquido para reproduzir as imagens que a gente vê nela. Essas imagens são projetadas em um painel luminoso, chamado backlight, localizado atrás da tela.

Esse

tipo de tecnologia

, muito utilizada atualmente, também está presente em computadores e

smartphones

. O legal das telas LCD é que possuem ótimo desempenho em ambientes com muita luminosidade, reproduzindo as cores de forma precisa e vibrante.

Os dispositivos que utilizam telas LCD costumam ser mais acessíveis, e consomem menos energia. Mas claro que também possuem desvantagens: os ângulos de visão podem ser um pouco limitados, e as telas geralmente mais grossinhas.

Tipo de uso

As telas LCD são mais voltadas para uso comercial e industrial, pela sua capacidade de manter a boa qualidade de imagem, a um preço mais acessível. É por isso que às vezes é vantajoso comprar esses aparelhos em grande quantidade.

Vida útil

Uma

TV LCD

dura em média de 6 a 8 anos, se for usada as 24 horas do dia.

rich-text-image

led tv

TV LED

Tecnologia de tela LED

A tela de

TV LED

utiliza retroiluminação com lâmpadas LED, resultando em ótima qualidade de imagem e menor consumo de energia. Com isso, as imagens são mais realistas e o contraste bem definido.

Essa tecnologia torna às TVs mais leves e finas. Além disso, por não utilizarem mercúrio em sua fabricação, têm um impacto menor no meio ambiente. Todas essas vantagens se refletem no preço dos aparelhos, que costuma ser mais alto que o das TVs LCD.

Tipo de uso

Isso vai depender do uso que pretender dar à TV. Nesse sentido, a tela de LED é perfeita para uso doméstico: para

Smart

TVs, telas de computadores, smartphones e tablets, entre outros dispositivos. São mais econômicas e reproduzem imagens de alta intensidade de cor e contraste. 

Vida útil

Uma TV LED geralmente possui uma vida útil média de 4 a 5 anos, mesmo usando o aparelho as 24 horas do dia.

O que mais considerar antes de escolher entre uma TV LCD ou LED?

A

tecnologia de display LED

é a mais moderna e popular hoje em dia, porém as telas LCD ainda são bem comuns. Já os modelos de TV de plasma são bastante raros, porque essa tecnologia já ficou antiga. 

A qualidade da tela não é o único aspecto a ser considerado na hora de escolher entre uma TV LCD ou uma LED. Para uma decisão mais inteligente, também é preciso ficar de olho em outros detalhes, como:

  • A taxa de atualização (Hz)

  • A relação de contraste

  • O tempo de resposta do pixel

  • O tipo de processador 

  • A Resolução da tela

  • As tecnologias adicionais que oferece (por exemplo, IPS)

Atualmente existem muitas empresas e organizações que ainda preferem as telas LCD, já que para uso corporativo são perfeitas, devido ao preço e à longa vida útil dos aparelhos.

Modelos de TV LED mais recomendados

Veja abaixo algumas recomendações de aparelhos de TV com tecnologia LED.

Smart TV LED LG 32"

Este modelo de Smart TV de tela LED vem com

conversor digital

embutido. Sua tela tem 32 polegadas, resolução de 1366x768p e 60 Hz. Possui conexão Wi-Fi, Bluetooth, 3 portas HDMI, 2 portas USB, uma entrada RF para TV a cabo e uma para TV digital, 1 LAN e uma saída óptica digital.

O

processador

é de 4 núcleos e bivolt! Além disso, é compatível com tecnologias como Google Assistant, ThinQ AI e OCF, entre outras.

Panasonic 32" LED Smart TV

Também com tamanho de 32 polegadas,

essa TV

possui resolução de 1366x768p e 60 Hz. Vem com conexão Wi-Fi, como todas as SmartTVs, 2 alto-falantes, um processador dual-core e conexão USB 2.0.  

Smart TV Android LED TCL 32"

Esse

modelo de Smart TV com tela de LED

possui resolução HD e 60 Hz. É equipada com um conversor digital embutido, e oferece diferentes modos de imagem: dinâmico, padrão, HDR inteligente, modo cinema, modo de esportes e modo de jogos de PC.

A TV roda o sistema operacional Android e possui um processador quad-core. Entre as opções de conectividade encontramos: conexão Wi-Fi,

Bluetooth

, uma porta USB, 2 portas HDMI, uma porta LAN, entrada de vídeo e entrada de áudio.

Ah, e o mais legal é que dá pra curtir diretamente aplicativos populares como YouTube e Netflix!

Smart TV UHD LED Samsung 50"

Essa

smart TV

é incrível. A tela é de 50 polegadas com resolução UHD 4K e possui um conversor digital embutido, ideal para aproveitar o melhor conteúdo em 4K direto na TV.

A TV possui várias

facilidades de conectividade

, como 3 portas HDMI, 2 portas USB, uma entrada AV composta, saída Ethernet, entrada RF, saída de áudio digital, Wi-Fi e Bluetooth 4.2.

O sistema operacional é o Tizen da Samsung e o processador é o UHD Crystal, com taxa de atualização de 120hz, garantindo imagens fluidas.

Embora todos esses modelos sejam telas de LED, ainda existem no mercado várias versões de TVs LCD. A nossa recomendação é que se for comprar uma tela com tecnologia LCD, opte por modelos com menos polegadas.

Isso para que a resolução alcançada por essas telas, que geralmente é FullHD, não fique comprometida, evitando o risco de pixelização do conteúdo.

Além de LCD e LED: quais outros tipos existem?

Plasma

As telas de plasma funcionam através de pequenas lâmpadas fluorescentes no interior dos aparelhos. Hoje em dia, elas não são muito comuns no mercado. 

LEDs e derivados

O LED é o tipo de tela mais utilizado atualmente, com variações importantes:

Mini LED

O Mini LED é uma versão que utiliza maior quantidade de LED para iluminar a tela, melhorando o contraste e o brilho.

OLED

A sigla significa Organic Light Emitting Diode, e é a versão orgânica do LED. Com cada ponto LED emitindo sua própria luz, essa tecnologia oferece cores muito mais vivas e contrastantes. 

Micro LED

É uma versão melhorada do OLED, que acaba de surgir no mercado. A tecnologia é a mesma, porém com menos falhas, como a retenção de imagens. 

QLED

Esse tipo de tecnologia que surge do LED funciona através de cristais semicondutores e pontos quânticos para produzir imagens mais vivas, com alto contraste e saturação. 

AMOLED

Essa tecnologia é amplamente utilizada nas telas dos smartphones ou tablets, mas também nas TVs. É um OLED com uma matriz ativa, onde cada pixel funciona de forma individual. 

Super AMOLED

É uma tecnologia utilizada em telas de celulares, igual a AMOLED, porém sem uma camada adicional para os sensores capacitivos de toque, porque já estão incorporados diretamente na tela. 

rich-text-image

smart tv

Conclusão

Neste guia, comparamos os dois modelos de tela mais populares no mercado, LCD e LED, e concluímos que ambas ainda são muito usadas e escolhidas pelos consumidores.

As telas de LED são mais comuns em TVs, notebooks e smartphones, enquanto a tecnologia LCD é mais utilizada em dispositivos simples, como relógios, calculadoras e painéis de carros. 

Agora que conhece as vantagens e desvantagens e as diferenças entre essas duas tecnologias de telas de TV, é só ir no Mercado Livre e escolher a que mais combina com seu estilo e suas necessidades!