NanoCell e QLED: qual a melhor tecnologia de tela?

Confira as diferenças entre NanoCell e QLED, duas tecnologias que prometem melhorar a qualidade de imagem das TVs inteligentes.

A NanoCell é um recurso exclusivo das

TVs LG

, enquanto a QLED foi desenvolvida pela Sony e comercializada pela Samsung, que também fabrica esses painéis para outras marcas. Embora possuam algumas diferenças em termos de brilho, taxa de atualização e reprodução de cores, no sentido geral, as duas tecnologias são tecnicamente semelhantes.

Devido a essa semelhança, é normal se confundir entre NanoCell y QLED. Porém, não há nada do que se preocupar: se estiver na busca de uma

TV

nova, vamos explicar nesse artigo como essas tecnologias funcionam a fim de que possa fazer a melhor escolha

rich-text-image

tv

Evolução das TVs

Antes de começar a abordar o assunto principal desse artigo, vamos entender como funcionavam as TV com tecnologias mais antigas. 

A história da

televisão

remonta a várias décadas. Os primeiros aparelhos foram as TVs CRT, bem diferentes das telas atuais, que se destacam pela quantidade de recursos. A perfeição de algumas imagens parece até superar o que vemos no mundo real com nossos próprios olhos!

CRT

Os

monitores CRT

(tubo de raios catódicos), conhecidos como "TV de tubo”, dominaram a indústria durante grande parte do século XX. As TVs CRT funcionavam por meio de um tubo de raios catódicos, ou cinescópio, um tipo de válvula contendo um canhão de elétrons em uma extremidade e uma tela fluorescente na outra, para exibir imagens. 

Diferentemente das tecnologias mais modernas que utilizam retroiluminação, os

televisores

CRT geram luz diretamente na tela através do feixe de elétrons.

LCD

As primeiras

TVs de LCD

(tela de cristal líquido) chegaram ao mercado logo em seguida, caracterizadas pela tela fina composta de cristais líquidos. As TVs LCD são iluminadas por uma lâmpada fluorescente para garantir a reprodução de cores no painel.

LED

Ao longo dos anos, com o objetivo de substituir as lâmpadas fluorescentes nas TVs de LCD, surgiram as

TVs de LED

. Essa tecnologia utiliza fontes de luz de LED na parte traseira (retroiluminação), logo atrás da camada da tela de LCD. Com um design mais fino e sofisticado, as TVs LCD permitiram melhorar a qualidade da imagem das TVs com tecnologia de luz LED, além de ser mais eficientes em termos de energia.

No entanto, devido ao vazamento de luz para as laterais e à baixa qualidade de contraste e nitidez dessas TVs, foi desenvolvida uma subcategoria de TVs LED, que tira o máximo proveito do poder das partículas e é representada pelas TVs QLED e NanoCell.

Tecnología QLED: ¿Cómo funciona?

A tecnologia QLED produz cores por meio da utilização de uma camada de retroiluminação e pontos quânticos, tendo como resultado imagens com tons mais vibrantes e alto brilho.

Os pontos quânticos são materiais semicondutores ultrafinos e de tamanho nanométrico que emitem cores específicas quando expostos à luz de fundo. Esses pontos quânticos permitem a produção de mais de um bilhão de cores, dependendo do tamanho da partícula (entre 2 e 10 nanômetros). Quanto maior o tamanho, mais vermelha será a cor e, à medida que diminui, mais azul ela se tornará.

Basicamente, o tamanho da partícula define o comprimento de onda da luz que ela emite, e daí resultam as diferentes cores. 

Se estiver pensando em comprar uma QLED TV, um elemento importante a ser considerado na hora da escolha é o painel VA. Os painéis VA (alinhamento vertical) reduzem o ângulo de visão (podem criar a percepção de uma névoa cinza quando vistos de um ângulo mais extremo). Porém, eles possuem maior contraste e tornam a cor preta mais “profunda” ou “verdadeira”. Essas TVs são a melhor escolha se o lugar ou espaço onde o aparelho vai ser instalado não possui muita luminosidade.

Vantagens e desvantagens das TVs QLED

Confira abaixo algumas das principais vantagens de uma televisão QLED:

  • Alto brilho

  • Oferece maior contraste e pode exibir tons mais escuros com mais nitidez do que a NanoCell 

  • Menor probabilidade de sofrer burn-in, ou “imagem marcada”, se comparada a uma TV OLED

A principal desvantagem de uma

TV QLED

é a seguinte:

  • Possui um ângulo de visão mais estreito do que as TVs NanoCell.

Recomendações de compra de TVs inteligentes QLED

  • Samsung Smart TV 50’’ Qled The Frame 2022 50ls03b

  • Samsung Smart TV 65 Polegadas Qled 4k Q70C 2023

  • Smart TV Samsung Neo QLED 8K QN65QN700BGXZD QLED Tizen 65’’ 100V/240V

Tecnologia NanoCell: Como funciona?

A NanoCell é um tipo de tecnologia de tela desenvolvida pela LG que garante ângulos de visão amplos, processadores potentes e incrível precisão de cores através da utilização de partículas minúsculas, ainda menores do que os pontos quânticos QLED.

Essas partículas, chamadas nanocristais, são pequenas unidades de pixel que, em conjunto, exibem as imagens na tela. Funcionam como um filtro que absorve a luz e remove os tons indesejados, melhorando as cores e permitindo transições mais delicadas quando as cores são semelhantes. O resultado é uma aparência mais natural, com ângulos de visão mais amplos, mesmo para o espectador que assiste de lado

Diferentemente das TVs QLED, as TVs NanoCell utilizam painéis IPS, capazes de ampliar o ângulo de visão. Além disso, as TVs IPS ajudam a reduzir o brilho e o reflexo das janelas ou lâmpadas e, portanto, são a escolha ideal para salas com muita luminosidade.

rich-text-image

smart tv

Vantagens e desvantagens das TVs NanoCell

Confira abaixo algumas das principais vantagens de uma TV NanoCell:

  • Melhor tempo de resposta e um ângulo de visualização mais amplo.

  • Ideal para quartos ou espaços com muita luminosidade.

Quanto às desvantagens, podemos mencionar as seguintes:

  • Qualidade de contraste inferior à da QLED 

  • Oferece pouca profundidade de cor, principalmente no que respeita à cor preta. 

Recomendações de compra de TVs inteligentes NanoCell

  • Smart TV LG 55’’ 4k NANO80 4k com ThinQ AI

  • Smart TV 4k LG Nanocell 50” Bluetooth, Thinq Ai, Alexa

  • Smart TV 86 4k Nanocell 86nano75 Geforce Now Thinqai LG

Qual tecnologia é melhor? NanoCell ou QLED?

Ambas as tecnologias oferecem uma experiência de visualização de alta qualidade. Assim, a escolha entre uma televisão QLED e uma NanoCell dependerá das preferências e necessidades pessoais, além das características do espaço onde vai ser colocada.

Se o ambiente for bem iluminado ou se o propósito é utilizar o aparelho para atividades de gaming, a NanoCell é uma ótima opção. Por outro lado, se o espaço tende a ser mais escuro, a tecnologia QLED é mais vantajosa.

A tecnologia OLED: é melhor do que a QLED e a NanoCell?

Sim, a OLED é uma tecnologia de última geração no mercado, mas é importante destacar que o valor dos aparelhos é alto. As TVs OLED, posicionadas no topo da gama da marca LG, acrescentaram qualidade ao desempenho das TVs.

A principal diferença na disputa entre QLED e NanoCell vs OLED é que a OLED utiliza pixels/diodos orgânicos (menores ainda que os LEDs) que emitem sua própria luz de forma individual, sem a necessidade de colocar painéis de iluminação na parte traseira da camada de cristais. Por esse motivo, as TVs com essa tecnologia possuem um design ultrafino.

Vantagens e desvantagens das TVs OLED

As principais vantagens de uma

TV OLED

é o contraste mais nítido e a possibilidade dos espectadores de visualizarem a tela de diferentes ângulos. Elas também permitem a exibição de cores mais profundas e um “preto verdadeiro”, já que a luz não vaza para as bordas e cada pixel é iluminado separadamente.

Outro ponto a ser considerado é que a tecnologia OLED emite até 70% menos

luz azul

do que as TVs LCD, reduzindo o cansaço visual e as interrupções no sono

Quanto às principais desvantagens, as TVs com tecnologia OLED são muito mais caras, consomem mais energia e possuem uma vida útil bem mais curta do que as TVs QLED e NanoCell. As TVs OLED acabam sendo mais propensas a problemas como o burn-in, que ocorre quando uma imagem permanece estática por muito tempo em um ponto, ficando “gravada” na tela enquanto outras estão sendo exibidas. É algo muito comum nos videogames. Em relação a isso, os fabricantes têm investido no aumento da durabilidade do painel a cada geração, mas o problema ainda pode existir quando uma imagem fica fixada e é exibida por muito tempo.

rich-text-image

nanocell tv

Conclusão

Sendo as duas

tecnologias

tão semelhantes, é muito difícil decidir se uma é melhor ou pior que a outra. Na verdade, a escolha da TV vai depender do orçamento disponível, das características do espaço onde o aparelho pretende ser colocado e das preferências pessoais. Veja abaixo alguns dos fatores-chave a ser considerados antes da compra: 

  • TV NanoCell: uma das principais vantagens de uma TV NanoCell é a precisão das cores e a melhora no contraste. A tecnologia NanoCell exibe imagens mais vibrantes e realistas. Além disso, os aparelhos são conhecidos pelo bom desempenho em termos de brilho e ângulo de visão. Caso valorize a qualidade da imagem e as cores precisas, uma TV NanoCell pode ser uma excelente opção. 

  • TV QLED: uma TV QLED exibe tons mais escuros com mais definição, porém, o ângulo de visão é mais estreito. Se costuma assistir à TV em ambientes ou espaços escuros, com baixa luminosidade, essa é certamente a melhor escolha.

  • TV OLED: se o seu orçamento não for limitado e estiver na busca de uma opção de última geração, as

    TVs OLED

    oferecem cores “verdadeiras”, maior contraste e ângulos de visão mais amplos.

Conhecendo as vantagens e desvantagens de cada uma, está na hora de decidir qual tecnologia de tela se adequa melhor ao que precisa. Esperamos que essa comparação entre NanoCell e QLED tenha conseguido tirar todas suas dúvidas para entrar no Mercado Livre e escolher sua próxima

Smart TV

com confiança.