Qual é a melhor resolução de TV?

Saiba as diferenças entre HD, Full HD, 4K, 8K e descubra qual é a resolução ideal para você.

rich-text-image

Imagem mostra sala de estar com Smart TV na parede

As

TVs

tiveram uma evolução tecnológica muito rápida nos últimos anos. Em pouco tempo a alta resolução (HD) foi substituída pela

TV Full HD

e hoje no mercado é fácil encontrar aparelhos com as nomenclaturas

TV 4K

ou

TV 8K

. Se você está querendo entender melhor o que cada um desses termos significa, tanto em números quanto em qualidade de imagem, confira abaixo um pequeno guia sobre as resoluções de TV.

Quais são as tecnologias disponíveis hoje para as TVs?

Não faltam opções no mercado de tecnologias de TVs para todos os gostos, bolsos e necessidades. Para acabar com as dúvidas a respeito do tema, veja abaixo o que cada uma delas significa e oferece:

HD (High Definition)

A HD foi a primeira tecnologia de alta definição a surgir no mercado.

  • Ela possui uma resolução total de 1280 x 720 pixels, conhecida por 720p. 

  • Essa exibição ainda pode ser encontrada em modelos antigos de TV e telas de

    monitores pequenos

    , como em notebooks.

Full HD (FHD)

A tecnologia Full HD é considerada a evolução da anterior, a HD. 

  • Ela oferece uma resolução total de 1920 x 1080 pixels, sendo também conhecida como 1080p. 

  • Esse padrão vigorou por muito tempo e pode ser encontrado na maior parte dos

    monitores

    e TVs de entrada.

4K (Ultra HD)

A resolução 4K é a tecnologia mais avançada, quando comparada à HD e à Full HD. 

  • A principal característica é o maior nível de detalhes que oferece nas imagens. 

  • Ela possui uma resolução total de 3840 x 2160 pixels e, também pode ser descrita como 2160p. 

  • Ao contrário das outra duas, o número utilizado pelas equipes de marketing é o que representa as colunas verticais de pixels por conta da sua proximidade com o quarto milhar. 

  • As TVs 4K são bastante comuns nas linhas intermediárias e de alta gama dos fabricantes.

rich-text-image

Smart Tv 50'' 4k Uhd 50cu7700 2023 Preta Samsung

O que é melhor 4K ou Full HD?

A tecnologia 4K oferece uma imagem mais detalhadasendo ideal para entusiastas de alta qualidade visual. Por outro lado, a

TV Full HD

ainda é uma opção muito viável e econômica, oferecendo uma boa experiência visual. 

A melhor opção dependerá, claro, das suas necessidades e do seu orçamento. De maneira geral, veja algumas diferenças entre as duas tecnologias:

  • Tamanho da tela: o benefício do 4K é mais perceptível em telas grandes (geralmente acima de 55 polegadas.) Em telas menores, a diferença entre 4K e Full HD pode não ser tão notável.

  • Conteúdo disponível: embora a disponibilidade de conteúdo em 4K esteja aumentando rapidamente, ainda há mais conteúdo disponível em Full HD. A maioria dos filmes, programas de TV e vídeos online são oferecidos em Full HD, embora o catálogo de conteúdo em 4K esteja crescendo.

  • Orçamento: TVs e monitores 4K tendem a ser mais caros do que os equivalentes em Full HD. Se o preço é uma preocupação, as opções em Full HD podem ser mais acessíveis.

  • Necessidades pessoais: Considere como você cogita usar a tela. Se for principalmente para assistir a filmes e programas de TV, ambas as resoluções podem ser suficientes. No entanto, se você é um entusiasta de jogos, produz conteúdo de alta qualidade ou valoriza imagens ultra nítidas, o 4K pode ser mais adequado.

TV 8K vale a pena?

A tecnologia

8K

é a mais avançada no mercado de TVs atualmente. Ela oferece uma qualidade de imagem cheia de detalhes e muito nítida, possuindo uma resolução total 7680 x 4320 pixels. Isso garante uma maior imersão e mais realismo para o usuário.

Mesmo assim, apesar de haver alguns modelos de

TV

8K à venda no mercado, a maioria do conteúdo criado por estúdios e produtoras não é feito pensando nesta resolução. É possível realizar o chamado "upscalling", que é um aprimoramento computacional da qualidade de uma imagem inferior para que ela chegue a resolução 8K. 

No entanto, esse tipo de imagem não é tão detalhada quanto o conteúdo nativo em 8K. Isso faz com que, dependendo da sua preferência, não seja tão vantajoso adquirir um modelo 8K até que haja bastante conteúdo disponível que possa ser visto nesta resolução.

rich-text-image

Samsung Smart Tv 55 Neo Qled 8k Qn700b 2022

Qual a melhor resolução de TV para comprar?

A melhor resolução de TV dependerá das suas necessidades e preferências pessoais. A mais avançada disponível no mercado é a 8K. No entanto, a 4K apresenta vantagens, que devem ser consideradas:

  • Melhor custo-benefício por ter uma ótima qualidade de imagem.

  • É uma tecnologia recente que não dá sinais de ficar ultrapassada. 

  • Possui um catálogo extenso de títulos.

  • É a resolução mais indicada por especialistas na hora da compra.

Como você observou, cada resolução tem suas vantagens e desvantagens, e a escolha ideal dependerá de diversos fatores individuais. Seja como for, agora que você entende mais sobre as diferentes resoluções de TV e o que elas oferecem, ficará mais fácil escolher uma que caiba no seu bolso e atenda às suas exigências. Aí é só aproveitar ao máximo o que o aparelho escolhido poderá lhe oferecer.